GERAÇÃO PRÉ-ADÂMICA

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

ALEX SUPERAÇÃO ZANARDI: MEDALHA DE OURO!



Ex-piloto da F-1, Zanardi conquista o ouro na categoria H4 do contra-relógio


Italiano é o mais rápido da prova e consagra volta por cima após quase morrer em grave acidente de carro em 2001. Alemão é prata, e americano leva bronze

Por Cahê Mota

Direto de Kent, Inglaterra



Não era a primeira vez que Alessandro Zanardi entrava no autódromo de Brands Hatch para disputar uma corrida. Mas quis o destino que sua primeira vitória não viesse a bordo de um carro, e sim de uma bicicleta adaptada. Quando piloto, competiu no circuito inglês pela primeira vez em 1990, e ainda voltaria a acelerar naquele asfalto outras mais até 2009, quando se despediu das competições motorizadas. Em 2007, viu no ciclismo um rumo alternativo, e foi no esporte que ele, enfim, se consagrou na pista. Nesta quarta-feira, o italiano levou o ouro na prova contra-relógio, na categoria H4, com o tempo de 24m50s22, pelos Jogos Paralímpicos. O alemão Norbert Mosandl ficou com a prata, com 25m17s40, enquanto Oscar Sanchez, dos EUA, conquistou o bronze (25m35s26).



Zanardi, que correu pela Jordan, Williams, Lotus e Minardi na Fórmula 1, já ficara próximo da vitória em Brands Hatch por duas vezes. Pela Fórmula 3000, pouco antes de estrear na principal categoria do automobilismo, marcou uma pole e terminou a prova em segundo lugar. Em 2008, no Mundial de Turismo, conquistou mais um pódio, com a terceira posição em uma das corridas no circuito, localizado em Kent, cidade próxima a Londres. Mas o triunfo veio apenas nesta quarta-feira.


Em 2001, então com 34 anos, Zanardi pilotava na CART, antigo campeonato de monopostos dos Estados Unidos, quando sofreu um grave acidente que o deixou entre a vida e a morte. O impacto em seu corpo foi tamanho que os médicos do italiano perderam as esperanças.

Alessandro Zanardi quase perdeu a vida em acidente em 2001 (Foto: AP)


 
-É um sentimento incrível. Estou muito, muito feliz pelo resultado e um pouco triste. Eu já sabia que esse resultado me traria um pouco de tristeza. Gostaria de dizer que a minha felicidade é a mesma de dois anos atrás, quando decidi me dedicar ao ciclismo, buscar a vaga nos Jogos e chegar competitivo. Quando temos o que buscar, impulsionados por nossa paixão, todo dia é uma grande oportunidade de encontrar a felicidade. E esse é quase o último dia dessa grande aventura. A partir de segunda, eu não tenho dúvidas que vou descobrir uma outra coisa para fazer. Quando se tem um talento, sempre acontece. Mas vou ter que buscar algo diferente para vida não se tornar chata. Vou dar a minha esposa algumas semanas para relaxar, descansar, fazer compras... (risos) Essas coisas que mulher gosta. Mas depois eu vou voltar a trabalhar. - disse o ex-piloto, de 45 anos, logo após a vitória.



Menos de dois anos após o acidente, já estava de volta ao volante no Campeonato Mundial de Turismo. Em um carro adaptado às suas necessidades, conseguiu ganhar corridas. A volta por cima valeu a ele o Prêmio Laureus, considerado o Oscar do esporte. Em 2007, adotou o ciclismo como novo esporte. A primeira diferença é que as próteses deixaram de ser item indispensável, uma vez que a modalidade é impulsionada por manetes e não por pedais. Com quatro semanas de treinos veio o primeiro resultado, quarto lugar na maratona de Nova York entre os ciclistas "de mão".



Até 2009, Zanardi dividiu seus treinos entre o automobilismo e o paraciclismo. A situação mudou quando veio a decisão de abandonar os carros e se dedicar exclusivamente às bicicletas adaptadas. Em Londres, o ex-piloto ainda vai disputar duas provas: H4 de estrada e revezamento misto H1-4.





Nenhum comentário:

Postar um comentário