GERAÇÃO PRÉ-ADÂMICA

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

JESUS NÃO TINHA ONDE RECLINAR A CABEÇA POR QUE ERA UM SEM-TETO? R:NÃO!



Em Mateus 8.12-22, quando Jesus disse que não tinha onde reclinar a cabeça, percebemos que Ele usa uma linguagem figurada para enfatizar sua prioridade ministerial. Queria deixar claro a sua missão de pregador itinerante, de um alguém que não tinha residência fixa. Os discípulos que O seguiam deveriam viajar com Ele sabendo disso, portanto, esquecendo-se das suas casas e seus familiares. 

São muitas as pessoas que interpretam de maneira errada a expressão “não ter onde reclinar a cabeça”. Há quem pense que Jesus disse que era alguém que vivia, miseravelmente, como um sem-teto que dormia ao relento, feito os mendigos sujos que dormem nas calçadas e debaixo das pontes dos grandes centros das cidades. Tal interpretação é equivocada. O ministério de Jesus era organizado. Ele tinha arrecadação de dinheiro para sustentar-se, Judas Iscariotes era o tesoureiro (confira lendo Lucas 8.2-3; João 12.6). 

Literalmente, Jesus tinha onde reclinar sua cabeça. Encontramos em Lucas 9.51-52 os discípulos seguindo adiante dEle, com sua permissão para providenciar uma pousada onde pudesse descansar e pernoitar, ou seja, com o conforto de um teto sobre sua cabeça. 

Enfim, quando Jesus disse que não tinha onde reclinar a cabeça, não quis dizer que era um homem que vivia na miserabilidade, entendo que, era algo muito mais profundo,  que beira, inclusive, a raia de não ter alguém, por falta de um mesmo nível de espiritualidade e entendimento, que pudesse compartilhar alguns sentimentos, se é que podemos pensar assim!

3 comentários:

  1. Jesus disse isso, porque o reino dele não era deste mundo!

    ResponderExcluir
  2. Acredito que Jesus responde dessa forma, porque Ele não tinha um lugar fixo, Ele estava em vários lugares pregando e ensinando. Ele não ficava parado em um lugar só, mas ia ao encontro do próximo. Ou seja Jesus não parava de trabalhar em prol do reino de Deus.

    ResponderExcluir
  3. Eu imagino que Jesus falou isso querendo dizer olha eu não vou te dar de carro nem dinheiro, porque muito hoje em dia pregam a palavra através do retorno financeiro.

    ResponderExcluir