GERAÇÃO PRÉ-ADÂMICA

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

ELIZEU NÃO ERA CALVO, A URSA NÃO MATOU "MENINOS INOCENTES" E O MOTIVO ERA BEM MAIS SÉRIO QUE UMA SIMPLES AFRONTA!



Teria sido injusto ou foi um juízo de Deus?

"Então subiu dali a Betel; e, subindo ele pelo caminho, uns meninos saíram da cidade, e zombavam dele, e diziam-lhe: Sobe, calvo; sobe, calvo! E, virando-se ele para trás, os viu, e os amaldiçoou no nome do SENHOR; então duas ursas saíram do bosque, e despedaçaram quarenta e dois daqueles meninos."II Reis 2:23-24

www.oucaapalavradosenhor.com
Quando Eliseu se dirigia a Betel, foi confrontado por uns jovens que zombaram dele, dizendo: "Sobe, calvo!". Quando Eliseu ouviu isso, virou-se para eles e os amaldiçoou, e duas ursas saíram do bosque e despedaçaram os jovens. Como poderia ele fazer isso, amaldiçoando-os, por uma ofensa tão pequena?

Esta passagem bíblica é apenas mais uma entre tantas outras que tem sido mal interpretadas graças a tradução que ocorre em nossas Bíblias dos termos "rapazes pequenos" ou simplesmente rapazes (Trad. SBB; VC); ou meninos (Trad. ACeRF; ARIB; NVI). Analisando o texto levando apenas em consideração que eram crianças pequenas como alguns o julgam parece ter sido um juízo muito severo, pois se fossem realmente crianças, não poderiam imaginar qual seria a consequência de seus atos. A tradução das palavras hebraicas ne'arim qetannim termo correspondente a "rapazes novos" ou "jovens", leva-nos a entender que eram jovens crescidos, neste caso pessoas já integradas à sociedade, não crianças (Heb. na'ar).

Betel, lugar para onde o profeta Eliseu estava a caminho (v.23) era o lugar ou pátria do "bezerro de ouro" de Jeroboão e também de um grupo dos filhos dos profetas que haviam considerado Elias seu mestre. Neste caso, poderia haver uma forte tensão religiosa. Outro detalhe importante é que Eliseu teria sua cabeça coberta, como era costume do Oriente, como foi no caso de Elias (I Reis 19:13), de forma que "Sobe, calvo; sobe, calvo!" (II Reis 2:23) não representava uma falta de respeito infantil, mas um profundo e deliberado insulto. Naquela ocasião estavam insultando o novo líder dos filhos dos profetas de Betel, um escolhido de Deus para o ministério profético, sendo assim, afrontavam um enviado do Deus vivo e verdadeiro, em contraste com a abominação dos seguidores do bezerro de ouro.

Ao contrário do que parece, essa não foi uma ofensa assim tão pequena, porque os jovens trataram Eliseu com desprezo. Como o profeta era a boca com a qual Deus falava ao seu povo, o próprio Deus estava sendo maldosamente insultado na pessoa do seu profeta. Como ficou provado, eles não eram crianças pequenas e inocentes. Eram jovens maldosos, comparáveis às gangues de rua dos dias de hoje. Daí, a vida do profeta foi exposta ao perigo pelo grupo, que era numeroso, pela natureza do seu pecado e pelo óbvio desrespeito que eles demonstraram à autoridade de Eliseu. Por certo que representavam algum tipo de ameaça, caso contrário não haveria a necessidade da proferida maldição.

Ainda, a ação de Eliseu teve o propósito de amedrontar os participantes de quaisquer outros grupos que afrontassem ou que representassem algum tipo de ameaça aos profetas do Deus de Israel . Se eles não temessem zombar de um honrado homem de Deus como Eliseu, poderiam ter sido uma ameaça à vida de todo o povo de Deus. Há alguns comentaristas que acreditam que o "sobe calvo" poderia ser uma referência ao arrebatamento de Elias, por isso zombavam de Eliseu dizendo para que fizesse o mesmo. O profeta agiu por impulso divino, caso contrário o próprio Deus não teria realizado o juízo, pois não se deixa escarnecer (Gál. 6:7).

Por fim, alguns comentaristas observam que o que eles clamaram tinha o propósito de desafiar a condição de Eliseu como profeta. No fundo, eles estavam dizendo: "Se você é um homem de Deus, por que você não sobe ao céu como Elias?" O termo "calvo" pode ter tido uma conotação decorrente do fato de que os leprosos raspavam a cabeça. Tal comentário dava a impressão de que os jovens consideravam Eliseu como um detestável rejeitado. Não foi Eliseu que tomou a vida deles, mas Deus, pois somente ele poderia ter
dirigido as ursas naquela hora, para atacá-los. É evidente que, por terem zombado desse homem de Deus, aqueles jovens revelaram sua verdadeira atitude para com o próprio Deus. Um desprezo assim para com o Senhor é punível com a morte. Outra coisa importante é observarmos que as Escrituras não dizem que Eliseu orou para que tal tipo de castigo acontecesse. Foi claramente um ato de Deus em juízo sobre aquela ímpia atitude daqueles jovens.

Bibliografia consultada:
GEISLER, Norman; HOWE, Thomas. Manual Popular de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia. 1ª Ed. São Paulo: Mundo Cristão, 1999.
DAVIDSON, F. O Novo Comentário da Bíblia. 3ª Ed. São Paulo: Ed. Vida Nova, 1990.
HENRY, Mattew. Comentário Bíblico de Mattew Henry: 4ª Ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2004.

23 comentários:

  1. Texto forçado, reflexo da lamentável base do cristianismo atual. O pessoal "pega papel na ventania" prá tentar justificar o que acredita (que é o que um dia alguém, normalmente o "estudado" pastor, disse para acreditar), de modo a manter a Bíblia um "livro perfeito", sendo que não é. Foi manipulado, modificado, traduzido, etc., mas pensar que pode ter coisa errada ali é uma heresia... lamentável. Não entendo por que os "cristãos" não podem crer em um Deus acima de tudo e de todos, ou qualquer ideologia, mesmo da Bíblia. Isso é medo do inferno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É melhor temer o inferno que não ter coragem de se identificar em um comentário que começa falando uma coisa e termina desdizendo o que começou! Coisas de Anônimos!

      Excluir
    2. Ótima observação anônimo, eles tem justificativa pra tudo e sempre e em nome de deus...

      Excluir
    3. E as suas justificativas é em nome de quem, anônimo?!

      Excluir
    4. Isso nao justifica porque se Deus é amor ele deveria perdoar e nao levar em consideracao a ignorancia dos rapazes ou seja ele diz que temos que amar o proximo como a nos mesmo e permite que uma ursa devore pessoas ou que mande assassinar pessoas como segunda a biblia a varios relatos de exterminio causado por servos de Deus Porem com hitler que extermi ou 6 milhoes de judeus nao aconteceu absolutamente nada po contrario as mais de 20 tentativas de assassinar hitler foram todas fracassadas parece ate que havia uma intervencao divina que o protegia Areligiao e um cancer que corroi a humanidade

      Excluir
  2. O Espírito do Senhor pode nos ajudar a interpretar e elucidar.É prudente tentar.Nosso Criador nos fez investigativos e isso é importante para crescermos com Sua Santa Escritura.Boa leitura...






    ResponderExcluir
  3. E mesmo assim é imoral matar 42 "jovens" por que esses faltaram com respeito a um "profeta".

    ResponderExcluir
  4. A palavra de Deus tem que ser analisada. Mas que parte tem o crente com o incrédulo? Ele tem todo o direito de não acreditar, não aceitar, e nós de lamentar. A escritura é loucura para os que perecem mas para nós que cremos é a palavra de Deus. Percam tempo com os que querem ouvir e só para lembrar que procura erros na bíblia para destorcer o que está escrito nela são os satanistas. Olha aí quem o cara serve sem saner. Deus não precisa de juiz. No final cada um leva a sua paga. Se não querem acreditar. ..eu acredito.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Deus age do geito que quer e aonde quer e na hora que deseijar eu acredito na bíblia

      Excluir
    2. Verdade Deus age do geito que quer e aonde quer e na hora que deseijar eu acredito na bíblia

      Excluir
    3. Ele nunca reage comigo. Acho que é um frango.

      Excluir
  5. Como é a mente do ser humano!!! Quer dizer que se fossem 42 "Rapazes Adolescentes" e não crianças, seria uma coisa justa? Esta passagem é uma das muitas que podem ter sido deturpada.

    ResponderExcluir
  6. Ainda bem que nunca existiram ursos na Palestina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://pt.wikipedia.org/wiki/Urso-sir%C3%ADaco

      Excluir
    2. Mas o frango altíssimo pode fazer aparecer .

      Excluir
  7. FERNANDO I. OLIVEIRA25 de fevereiro de 2016 10:54

    BOA EXPLICAÇÃO!... OBRIGADO POR POSTAR!

    " A PALAVRA OPERA NA VIDA DOS QUE CREEM" 1 TESSALONICENSES 2:13

    " EXAMINAI AS ESCRITURAS, PORQUE JULGAIS TER NELA A VIDA ETERNA E SÃO ELAS QUE DÃO TESTEMUNHO DE MIM " JOÃO 5:39

    ResponderExcluir
  8. tem um ditado que diz " Explica mais não justifica."

    ResponderExcluir
  9. Era uma vez um Profeta chamado Elias que escolheu Eliseu como seu sucessor,pois sabia que seu translado seria em breve.Ambos tinham a Missão Divina de confrontar Comportamentos inadequados à Santidade de DEUS,e ambos(cada Um a seu tempo)sofreram afrontas.Após o Arrebatamento de Elias,Eliseu caminhou por um atalho ao seu destino.Alguns Rapazes Libertinos saíram de seu caminho para acuar o recém empossado Ministro com a sugestão de que ele provasse ser Ungido ascendendo como Elias;e também impunham sobre ele o estigma de pária por ter sua cabeça raspada como Leproso.Ora,DEUS não havia erguido um Confrontador de Imoralidades para terminar seu Ministério logo de início!Ao amaldiçoar o alvitre indecoroso e a irreverência social dos Ameaçadores Adolescentes,DEUS veio em socorro do seu Escolhido aplicando punição aos Desrespeitadores de Seus Mandamentos,enviando Ursas que mataram Uns,feriram Alguns e espantaram Outros dos possíveis Agressores,deixando uma Lição vívida de que aquele Homem tinha Autoridade e Capacitação para o Cargo recebido.

    ResponderExcluir
  10. Ta de brinks né? Eliseu era profeta era a boca de Deus e blablabla. Então me explique pq o cara que era Deus na Terra pediu para que aqueles que o estavam MATANDO - veja bem, MATANDO - pediu para que quem o assassinava fosse perdoado?

    ResponderExcluir
  11. Mentir é feeeeeeeio. Ó que deus castiga!

    "ketannim ("minors") before 13 and gedolim ("adults") after their 13th birthday."

    http://www.jewishvirtuallibrary.org/puberty

    ResponderExcluir
  12. Zombar do porção dobrada de Elias deu nisso... Tocar em quem se diz profeta mas na verdade é um falso,Não ha punição alguma. Mas tocar em profeta DE VERDADE... É Chamar Deus pra briga!

    ResponderExcluir
  13. Zombar do porção dobrada de Elias deu nisso... Tocar em quem se diz profeta mas na verdade é um falso,Não ha punição alguma. Mas tocar em profeta DE VERDADE... É Chamar Deus pra briga!

    ResponderExcluir
  14. Betel = casa de Deus / toda essa caminhada de Eliseu , ele estava fazendo de volta ( já que ele a fez com Elias , e por exemplo as águas de jericó não tinha sido purificadas , então veja o conserto que Deus estava fazendo após Eliseu purificar as águas / foi para Betel=casa de Deus , e ali o que estava prevalecendo era uma chacota da palavra de Deus ( outrora marcada em gênesis ) e Deus estava trazendo concerto / mas a frente Elizeu chega a Gilgal .
    Hoje a chacota rola solta , em vista de escândalos nas congregações ..... Mas Deus tem sim , homens que perseveram na sua presença .
    E outra , o concerto começa na casa de Deus , e o que ele não fará ou o que o mundo não sofrerá ?

    ResponderExcluir