GERAÇÃO PRÉ-ADÂMICA

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

ELIZEU NÃO ERA CALVO, A URSA NÃO MATOU "MENINOS INOCENTES" E O MOTIVO ERA BEM MAIS SÉRIO QUE UMA SIMPLES AFRONTA!



Teria sido injusto ou foi um juízo de Deus?

"Então subiu dali a Betel; e, subindo ele pelo caminho, uns meninos saíram da cidade, e zombavam dele, e diziam-lhe: Sobe, calvo; sobe, calvo! E, virando-se ele para trás, os viu, e os amaldiçoou no nome do SENHOR; então duas ursas saíram do bosque, e despedaçaram quarenta e dois daqueles meninos."II Reis 2:23-24

www.oucaapalavradosenhor.com
Quando Eliseu se dirigia a Betel, foi confrontado por uns jovens que zombaram dele, dizendo: "Sobe, calvo!". Quando Eliseu ouviu isso, virou-se para eles e os amaldiçoou, e duas ursas saíram do bosque e despedaçaram os jovens. Como poderia ele fazer isso, amaldiçoando-os, por uma ofensa tão pequena?

Esta passagem bíblica é apenas mais uma entre tantas outras que tem sido mal interpretadas graças a tradução que ocorre em nossas Bíblias dos termos "rapazes pequenos" ou simplesmente rapazes (Trad. SBB; VC); ou meninos (Trad. ACeRF; ARIB; NVI). Analisando o texto levando apenas em consideração que eram crianças pequenas como alguns o julgam parece ter sido um juízo muito severo, pois se fossem realmente crianças, não poderiam imaginar qual seria a consequência de seus atos. A tradução das palavras hebraicas ne'arim qetannim termo correspondente a "rapazes novos" ou "jovens", leva-nos a entender que eram jovens crescidos, neste caso pessoas já integradas à sociedade, não crianças (Heb. na'ar).

Betel, lugar para onde o profeta Eliseu estava a caminho (v.23) era o lugar ou pátria do "bezerro de ouro" de Jeroboão e também de um grupo dos filhos dos profetas que haviam considerado Elias seu mestre. Neste caso, poderia haver uma forte tensão religiosa. Outro detalhe importante é que Eliseu teria sua cabeça coberta, como era costume do Oriente, como foi no caso de Elias (I Reis 19:13), de forma que "Sobe, calvo; sobe, calvo!" (II Reis 2:23) não representava uma falta de respeito infantil, mas um profundo e deliberado insulto. Naquela ocasião estavam insultando o novo líder dos filhos dos profetas de Betel, um escolhido de Deus para o ministério profético, sendo assim, afrontavam um enviado do Deus vivo e verdadeiro, em contraste com a abominação dos seguidores do bezerro de ouro.

Ao contrário do que parece, essa não foi uma ofensa assim tão pequena, porque os jovens trataram Eliseu com desprezo. Como o profeta era a boca com a qual Deus falava ao seu povo, o próprio Deus estava sendo maldosamente insultado na pessoa do seu profeta. Como ficou provado, eles não eram crianças pequenas e inocentes. Eram jovens maldosos, comparáveis às gangues de rua dos dias de hoje. Daí, a vida do profeta foi exposta ao perigo pelo grupo, que era numeroso, pela natureza do seu pecado e pelo óbvio desrespeito que eles demonstraram à autoridade de Eliseu. Por certo que representavam algum tipo de ameaça, caso contrário não haveria a necessidade da proferida maldição.

Ainda, a ação de Eliseu teve o propósito de amedrontar os participantes de quaisquer outros grupos que afrontassem ou que representassem algum tipo de ameaça aos profetas do Deus de Israel . Se eles não temessem zombar de um honrado homem de Deus como Eliseu, poderiam ter sido uma ameaça à vida de todo o povo de Deus. Há alguns comentaristas que acreditam que o "sobe calvo" poderia ser uma referência ao arrebatamento de Elias, por isso zombavam de Eliseu dizendo para que fizesse o mesmo. O profeta agiu por impulso divino, caso contrário o próprio Deus não teria realizado o juízo, pois não se deixa escarnecer (Gál. 6:7).

Por fim, alguns comentaristas observam que o que eles clamaram tinha o propósito de desafiar a condição de Eliseu como profeta. No fundo, eles estavam dizendo: "Se você é um homem de Deus, por que você não sobe ao céu como Elias?" O termo "calvo" pode ter tido uma conotação decorrente do fato de que os leprosos raspavam a cabeça. Tal comentário dava a impressão de que os jovens consideravam Eliseu como um detestável rejeitado. Não foi Eliseu que tomou a vida deles, mas Deus, pois somente ele poderia ter
dirigido as ursas naquela hora, para atacá-los. É evidente que, por terem zombado desse homem de Deus, aqueles jovens revelaram sua verdadeira atitude para com o próprio Deus. Um desprezo assim para com o Senhor é punível com a morte. Outra coisa importante é observarmos que as Escrituras não dizem que Eliseu orou para que tal tipo de castigo acontecesse. Foi claramente um ato de Deus em juízo sobre aquela ímpia atitude daqueles jovens.

Bibliografia consultada:
GEISLER, Norman; HOWE, Thomas. Manual Popular de Dúvidas, Enigmas e "Contradições" da Bíblia. 1ª Ed. São Paulo: Mundo Cristão, 1999.
DAVIDSON, F. O Novo Comentário da Bíblia. 3ª Ed. São Paulo: Ed. Vida Nova, 1990.
HENRY, Mattew. Comentário Bíblico de Mattew Henry: 4ª Ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2004.

64 comentários:

  1. Texto forçado, reflexo da lamentável base do cristianismo atual. O pessoal "pega papel na ventania" prá tentar justificar o que acredita (que é o que um dia alguém, normalmente o "estudado" pastor, disse para acreditar), de modo a manter a Bíblia um "livro perfeito", sendo que não é. Foi manipulado, modificado, traduzido, etc., mas pensar que pode ter coisa errada ali é uma heresia... lamentável. Não entendo por que os "cristãos" não podem crer em um Deus acima de tudo e de todos, ou qualquer ideologia, mesmo da Bíblia. Isso é medo do inferno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É melhor temer o inferno que não ter coragem de se identificar em um comentário que começa falando uma coisa e termina desdizendo o que começou! Coisas de Anônimos!

      Excluir
    2. Ótima observação anônimo, eles tem justificativa pra tudo e sempre e em nome de deus...

      Excluir
    3. E as suas justificativas é em nome de quem, anônimo?!

      Excluir
    4. Isso nao justifica porque se Deus é amor ele deveria perdoar e nao levar em consideracao a ignorancia dos rapazes ou seja ele diz que temos que amar o proximo como a nos mesmo e permite que uma ursa devore pessoas ou que mande assassinar pessoas como segunda a biblia a varios relatos de exterminio causado por servos de Deus Porem com hitler que extermi ou 6 milhoes de judeus nao aconteceu absolutamente nada po contrario as mais de 20 tentativas de assassinar hitler foram todas fracassadas parece ate que havia uma intervencao divina que o protegia Areligiao e um cancer que corroi a humanidade

      Excluir
    5. As pessoas só conhecem um lado de Deus, bondade, e Ele realmente é, mas Ele também é justiça. A Palavra de Deus fala que a justiça do homem é como trapo de imundícia, então o homem só vai entender as atitudes de Deus, se conhecer Deus, se o Espírito santo estiver dentro do homem.

      Excluir
    6. Olha vc sk falou beateira
      Deus é amor sim mais ELE é justiça tambem e se esses jovens foi castigados inocentes eles nao era pois betel era terra dos filhos dos profetas com certeza era jovens que ouvia a palavra dos profetas mais nao obedecia e.DEUS so é responsavel por aqueles que o obdecem e vc falou de hitler se existe DEUS claro que existe o diabo e se Deus.faz sua parte que é bem o diabo faz a.sua tambem que é mal ok vc ate ja leu a biblia mais procurou por pedaços pra tentar explicar coisas que vc nao entende ou ta tentando se enganar

      Excluir
    7. Povo de Deus não vamos dar ouvidos para os impios. Não percamos tempo com estas pessoas porque toda língua irá clamar o nome do Senhor no dia do juizo final.

      Excluir
    8. Zombar de um profeta de Deus,naquela situação era zombar do próprio DEUS. Deus é soberano e o que Ele fizer está feito.

      Excluir
    9. Se Deus quiser Ele não permite que 42 sejam mortos não. Ele acaba é com o mundo todo. Ah se não fosse a sua mísericordia! Esse mundo já teria sido destruído. Cuidado boquinha com o que fala...

      Excluir
    10. Se Deus quiser Ele não permite que 42 sejam mortos não. Ele acaba é com o mundo todo. Ah se não fosse a sua mísericordia! Esse mundo já teria sido destruído. Cuidado boquinha com o que fala...

      Excluir
    11. O Anônimo não gosta de mostrar a cara e quer sempre se esconder. Mas,um dia terá que prestar contas dos seus atos diante do Criador.

      Excluir
  2. O Espírito do Senhor pode nos ajudar a interpretar e elucidar.É prudente tentar.Nosso Criador nos fez investigativos e isso é importante para crescermos com Sua Santa Escritura.Boa leitura...






    ResponderExcluir
  3. E mesmo assim é imoral matar 42 "jovens" por que esses faltaram com respeito a um "profeta".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai ler a bíblia imoral e vc fala coisas sem saber de nada

      Excluir
    2. Vai ler a bíblia imoral e vc fala coisas sem saber de nada

      Excluir
    3. "vc é imoral" "vc n sabe de nada"
      DEUS BENEVOLENTE MANDOU MATAR 42 JOVENS PQ ELES ZOARAM UM PROFETA, JA QUE SUA ONIPOTENCIA E ONISCIENCIA NÃO FORAM SUFICIENTE PRA ELE PENSAR NUMA MANEIRA MENOS CRUEL E MALIGNA DE MOSTRAR-SE PODEROSO

      Excluir
    4. "vc é imoral" "vc n sabe de nada"
      DEUS BENEVOLENTE MANDOU MATAR 42 JOVENS PQ ELES ZOARAM UM PROFETA, JA QUE SUA ONIPOTENCIA E ONISCIENCIA NÃO FORAM SUFICIENTE PRA ELE PENSAR NUMA MANEIRA MENOS CRUEL E MALIGNA DE MOSTRAR-SE PODEROSO

      Excluir
    5. A acão ali não foi zombaria.

      Excluir
  4. A palavra de Deus tem que ser analisada. Mas que parte tem o crente com o incrédulo? Ele tem todo o direito de não acreditar, não aceitar, e nós de lamentar. A escritura é loucura para os que perecem mas para nós que cremos é a palavra de Deus. Percam tempo com os que querem ouvir e só para lembrar que procura erros na bíblia para destorcer o que está escrito nela são os satanistas. Olha aí quem o cara serve sem saner. Deus não precisa de juiz. No final cada um leva a sua paga. Se não querem acreditar. ..eu acredito.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Deus age do geito que quer e aonde quer e na hora que deseijar eu acredito na bíblia

      Excluir
    2. Verdade Deus age do geito que quer e aonde quer e na hora que deseijar eu acredito na bíblia

      Excluir
    3. Ele nunca reage comigo. Acho que é um frango.

      Excluir
  5. Como é a mente do ser humano!!! Quer dizer que se fossem 42 "Rapazes Adolescentes" e não crianças, seria uma coisa justa? Esta passagem é uma das muitas que podem ter sido deturpada.

    ResponderExcluir
  6. Ainda bem que nunca existiram ursos na Palestina.

    ResponderExcluir
  7. BOA EXPLICAÇÃO!... OBRIGADO POR POSTAR!

    " A PALAVRA OPERA NA VIDA DOS QUE CREEM" 1 TESSALONICENSES 2:13

    " EXAMINAI AS ESCRITURAS, PORQUE JULGAIS TER NELA A VIDA ETERNA E SÃO ELAS QUE DÃO TESTEMUNHO DE MIM " JOÃO 5:39

    ResponderExcluir
  8. tem um ditado que diz " Explica mais não justifica."

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso e ditado militar;porem a palavra é>Aquele que testifica estas coisa diz:Certamente,cedo venho.Amém!Ora,vem,Senhor Jesus!

      Excluir
    2. Isso e ditado militar;porem a palavra é>Aquele que testifica estas coisa diz:Certamente,cedo venho.Amém!Ora,vem,Senhor Jesus!

      Excluir
    3. Isso e ditado militar(a palavra é;Aquele que testifica estas coisas diz:Certamente,cedo venho.Amém!Ora,vem,Senhor Jesus!

      Excluir
    4. Isso e ditado militar(a palavra é;Aquele que testifica estas coisas diz:Certamente,cedo venho.Amém!Ora,vem,Senhor Jesus!

      Excluir
    5. Pq tanta gente se levanta contra o q está escrito na bíblia? Deus age em favor de um enviado da forma q ele quer e pronto. Outra a natureza e sua criação...ele usou uma baleia para levar u. Missionário a Nínive ele usou uma jumenta pra falar com Balaão enfim Deus é poder supremo pq? Questionar? Mas ao pecador é limitado o entendimento vc q discorda das coisas de Deus tu crês em q? Deus ama o pecador porém aborrece o pecado.

      Excluir
  9. Era uma vez um Profeta chamado Elias que escolheu Eliseu como seu sucessor,pois sabia que seu translado seria em breve.Ambos tinham a Missão Divina de confrontar Comportamentos inadequados à Santidade de DEUS,e ambos(cada Um a seu tempo)sofreram afrontas.Após o Arrebatamento de Elias,Eliseu caminhou por um atalho ao seu destino.Alguns Rapazes Libertinos saíram de seu caminho para acuar o recém empossado Ministro com a sugestão de que ele provasse ser Ungido ascendendo como Elias;e também impunham sobre ele o estigma de pária por ter sua cabeça raspada como Leproso.Ora,DEUS não havia erguido um Confrontador de Imoralidades para terminar seu Ministério logo de início!Ao amaldiçoar o alvitre indecoroso e a irreverência social dos Ameaçadores Adolescentes,DEUS veio em socorro do seu Escolhido aplicando punição aos Desrespeitadores de Seus Mandamentos,enviando Ursas que mataram Uns,feriram Alguns e espantaram Outros dos possíveis Agressores,deixando uma Lição vívida de que aquele Homem tinha Autoridade e Capacitação para o Cargo recebido.

    ResponderExcluir
  10. Ta de brinks né? Eliseu era profeta era a boca de Deus e blablabla. Então me explique pq o cara que era Deus na Terra pediu para que aqueles que o estavam MATANDO - veja bem, MATANDO - pediu para que quem o assassinava fosse perdoado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo, Deus é bom pra deixar cada um plantar o que quer, mas é justo pra fazer com que cada um colha o que plantou.

      Excluir
    2. Deus é BOM pra deixar que cada um plante o que quiser, mas é JUSTO pra fazer que cada um colha aquilo que outrora plantou.

      Excluir
  11. Mentir é feeeeeeeio. Ó que deus castiga!

    "ketannim ("minors") before 13 and gedolim ("adults") after their 13th birthday."

    http://www.jewishvirtuallibrary.org/puberty

    ResponderExcluir
  12. Zombar do porção dobrada de Elias deu nisso... Tocar em quem se diz profeta mas na verdade é um falso,Não ha punição alguma. Mas tocar em profeta DE VERDADE... É Chamar Deus pra briga!

    ResponderExcluir
  13. Zombar do porção dobrada de Elias deu nisso... Tocar em quem se diz profeta mas na verdade é um falso,Não ha punição alguma. Mas tocar em profeta DE VERDADE... É Chamar Deus pra briga!

    ResponderExcluir
  14. Betel = casa de Deus / toda essa caminhada de Eliseu , ele estava fazendo de volta ( já que ele a fez com Elias , e por exemplo as águas de jericó não tinha sido purificadas , então veja o conserto que Deus estava fazendo após Eliseu purificar as águas / foi para Betel=casa de Deus , e ali o que estava prevalecendo era uma chacota da palavra de Deus ( outrora marcada em gênesis ) e Deus estava trazendo concerto / mas a frente Elizeu chega a Gilgal .
    Hoje a chacota rola solta , em vista de escândalos nas congregações ..... Mas Deus tem sim , homens que perseveram na sua presença .
    E outra , o concerto começa na casa de Deus , e o que ele não fará ou o que o mundo não sofrerá ?

    ResponderExcluir
  15. muitos questionam o ALTÍSSIMO: porque as ursas mataram esses jovens,Deus não é amor? pessoas querem assumirem o lugar de DEUS.
    ESQUECEM QUE:
    Deuteronômio 32:39 Vede, agora, que Eu Sou o único, Eu somente, e mais nenhum deus além de mim. Faço morrer e faço viver, faço adoecer e faço sarar, e ninguém há que seja capaz de livrar-se da minha mão.
    Roamnos 8:32
    Aquele que não poupou seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos concederá juntamente com Ele, gratuitamente, todas as demais coisas?

    ResponderExcluir
  16. Deus é amor, mas é também fogo consumidor,não toqueis nós meus ungidos nem maltrateis os meus profetas, quando afrontamos servos do Deus do altissimo estamos afrntando o proprio Deus. Deus é justo, e zela por cada um dos seus profetas.

    ResponderExcluir
  17. Deus é amor, mas é também fogo consumidor,não toqueis nós meus ungidos nem maltrateis os meus profetas, quando afrontamos servos do Deus do altissimo estamos afrntando o proprio Deus. Deus é justo, e zela por cada um dos seus profetas.

    ResponderExcluir
  18. Deus não é apenas amor, é justiça. O perdão não está acima de alguns pecados, existem atitudes imperdoáveis por Deus, e so Deus para julgar o que deve ou não ser perdoado por Ele. Acreditem, não somos merecedores de nada, muito menos de perdão!
    Quando fizermos tudo o que Deus nos ordenou, tudo mesmo, ainda assim no dia do julgamento final, seremos chamados de servo inútil!
    E imagina quem nada faz?
    Lembrando que Eliseu pediu a unção dobrada do Espírito que ungiu Elias.
    Se não brinca com um profeta ungido, imagins ungido 2x mais.

    ResponderExcluir
  19. Qual a lição proveitosa que podemos tirar dessa passagem bíblica?...

    ResponderExcluir
  20. Sou cristão, mas acho forçado demais essa explicação.

    Acho que não será possível interpretar corretamente essa passagem, pois ela está repleta de aspectos culturais e sociais que se perderam totalmente.
    No fim é apenas mas uma especulação.
    Existe uma motivação na igreja em provar que Deus é justo mesmo que seja bem difícil de ver isso em tudo o que aconteceu na Palavra, mas Deus não precisa de advogado.
    Se ele é justo ou injusto, e daí?
    É ridículo achar que eu, homem posso julgar a Deus ou ofende-lo, ou priva-lo de ter a mim como fiel, como se ele se importasse ou se machucasse com a minha indiferença.
    Ridículo, Deus é Deus, justos ou injusto aos olhos humanos, não precisa de advogado nem da fé do ateu nem do preciosismo do crente.

    ResponderExcluir
  21. O texto é uma profecia.
    Como Elizeu herdou a capa de Elias que foi arrebatado ao céu, e essa capa significa o mesmo ministério de Elias, Elizeu não era calvo.. esse subir significa ser arrebatado, e esses pequeninos significa os discípulos de Jesus que não serão arrebatados e ficaram para serem despedaçados pelas ursas que significa a besta.. esses números 42 também é profético que significa metade do Reino do anti Cristo, 3 anos e meio.

    ResponderExcluir
  22. Talvez toda essa discussão se resolva com a seguinte expressão: Faça o que eu mando, e não o que eu faço. Nós devemos fazer o bem, perdoar, amar o próximo como a nós mesmos, mas Deus e seus profetas podem fazer o que quiser, pois estão acima da Bíblia e seus princípios. Sou cristã, e creio que nem é saudável pensar muito sobre certas coisas da Bíblia, ou questões filosóficas como o mal no mundo, crianças inocentes agonizando de câncer, etc... Se pensarmos muito nessas coisas, corremos o risco de surtarmos ou perdermos a nossa fé.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na realidade irmã, precisamos entender que todo esse mal que esta acontecendo no mundo não é culpa de Deus, e sim do ser humano que preferiu deixar Deus e seguir a satanás. E muitos não sabem que estão seguindo satanás quando rejeitam a Deus. A bíblia diz que o Deus desse século cegou eles para que não enxerguem e nao creiam na vdd...

      Excluir
  23. Se você procura justificar um ato destes você é tão imoral quanto teu deus, lamentável

    ResponderExcluir
  24. quando Deus escolhe alguém para fazer a sua vontade nada pode. o enpedir porque os planos dele não pode ser frustrados. o profeta Elizeu foi chamado para cumprir a sua vontade e ninguém poderia detelo Deus é assim ele dá a vida e também tira a vida. tudo porque ele é Deus! e tem todo poder!!! amém

    ResponderExcluir
  25. O cara q não entende é igual ao que não conhece. Não adianta discutir com incrédulos. Um dia isso vai passar.

    ResponderExcluir
  26. O finito ser humano não consegue entender as ações de um Deus tão infinito e fica zombando de Deus aqui nos comentários, assim como como fizeram os jovens com Eliseu. Deus em seu infinito amor ainda assim age com misericórdia com essas pessoas que zombam dEle. Se cada incrédulo aqui fosse Deus, com certeza fariam coisas abominantes.. falar de Deus é fácil, mas fazer melhor do que ele nenhum de vcs incredulos fazem.

    ResponderExcluir
  27. O finito ser humano não consegue entender as ações de um Deus tão infinito e fica zombando de Deus aqui nos comentários, assim como como fizeram os jovens com Eliseu. Deus em seu infinito amor ainda assim age com misericórdia com essas pessoas que zombam dEle. Se cada incrédulo aqui fosse Deus, com certeza fariam coisas abominantes.. falar de Deus é fácil, mas fazer melhor do que ele nenhum de vcs incredulos fazem.

    ResponderExcluir
  28. Agente ver adescentes cometendo crimes ediondos matam com covardia absurda, roubam,sequestram,enfim.E a opiniao sobre a maioridade penal causa debates controversos entre as autoridades por ser anticonstitucional.Mas isto os deixa muito claro que tem muleke que não presta,adolescentes,não vale nada,e naquele momento o profeta Eliseu percebeu isto e amaldiçoou os pilantrinhas. Tem gente que não procura ler a biblia e temer a Deus e fala besteiras hoje tem mulekes da mesma idade daqueles 42 meninos que te aponta o revolver e se voce não der o que ele quer te roubar ele atira;pq eles não presta. Deus fez valer a maldiçao de Elizeu e quem somos nós pra questionar o Todo Poderoso? Deus disse em jó cap38 vrs3-5:Cinge,pois,os lombos como homem,pois eu te perguntarei,e tu me farás saber.Onde estavas tu,quando eu lançava os fundamentos da terra? Dize-mo,se tens entendimento.Quem lhe pôs as medidas,se é que sabes?Ou quem estendeu sobre ela o cordel? A biblia também nos ensina que Deus mediu os ceus a palmos,e juntou todas as aguas na concha de Sua mão,e pergunta:Com quem tomou Ele conselho? Deus sabe o que faz

    ResponderExcluir
  29. Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.

    15 Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.

    16 Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.

    ResponderExcluir
  30. Tem pessoas que não acredita em Deus muito menos em sua palavra.
    por causa disso fala muitas besteira.
    são vazios, sem conhecimento.
    pois Deus não se deixa escarnecer, Ele e fogo consumidor.

    ResponderExcluir
  31. E porque deus não enviou anjos de bondade pra convencer esses 42 ?
    Acho que ainda não entenderam oque Cristo explica.
    Esse já já ( quis dizer jave). é o próprio diabo

    ResponderExcluir
  32. Seguir deus algum pois não existe. Pior ainda seguir um que segundo a Bíblia fez tanta crueldade. Exista o que existir como fonte de criação do universo com certeza não pactua com profetas sanguinários de um povo que copiou e adaptou mitos, relatos, culturas e escrituras de outros povos. Façamos o bem de coração para atrair o bem em nossa jornada livre de divindades cruéis criadas por homens.

    ResponderExcluir