GERAÇÃO PRÉ-ADÂMICA

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

TEXTO BÍBLICO. INDISPENSÁVEL EM UMA PREGAÇÃO!



“Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus”.



Estas palavras de Cristo, em Mateus 4:4, revelam que o alimento do homem deve ser a palavra de Deus, por isso, devemos pregar a palavra inspirada e revelada, a própria Bíblia.


O texto bíblico é a passagem bíblica que serve de base para o sermão.


Esse texto deverá fornecer a idéia ou verdade central do sermão. Não esqueça do texto. Ele é a palavra a ser pregada. Nunca se deve tomar um texto por pretexto.


Alguns pregadores usam sempre as mesmas passagens em suas pregações. Outros até escolhem textos diferentes mas não se utilizam do mesmo no decorrer da mensagem. A escolha do texto deve ser bem distribuída por todos os livros da bíblia.


A oração é indispensável, também, o conhecimento básico de exegese. O texto bíblico está originalmente escrito numa língua estrangeira (hebraico, aramaico ou grego) e inserido numa cultura, histórica e contexto social, totalmente diferentes da realidade brasileira.


Para estudo do texto procure quietude e silêncio. Isso proporciona uma ajuda na meditação. Um ambiente em ordem e confortável ajuda a concentração. Tenha tempo e paciência para reflexão e acima de tudo esteja ligado com Deus em Espírito.


Existem algumas vantagens no uso de um texto bíblico:


1 - O texto dá ao sermão a autoridade da palavra de Deus;


2 - O texto constitui a base e alma do sermão;


3 - Através da pregação por texto o pregador ensina a palavra de Deus;


4 - O uso do texto ajuda os ouvintes a reter a idéia principal do sermão;


5 - O texto limita e unifica o sermão;


6 - Permite uma maior variedade nas mensagens;


7 - O texto é um meio para a atuação do Espírito Santo.

Pregações que desprezam o texto bíblico no seu  decorrer viram mensagens de auto-ajuda e isto tem muito no mercado, muitas oriundas de seitas orientais, outras, na sua origem, feitas por pessoas que até mesmo nem acreditam em Deus.

Vai pregar? Pregue a Bíblia!

É isso aí!



17 comentários:

  1. Sim, quanto mais verdadeira a pregação mais dinheiro é possível arrancar dos tementes a Deus, podendo assim alcançar de forma antecipada a tão almejada independencia financeira, podendo assim ter sempre os melhores carros e casas, e as mulheres mais puras e belas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deveria ser preso por fazer estas coisas, juntamente com outros que também as fazem.

      Excluir
    2. Amado, Deus é amor. Veja: o sol nasce para todos, ate para os mais perversos. Deus espera um dia o seu arrependimento para, assim como Saulo que perseguia a igreja e veio a tornar-se o grande ganhador de almas apóstolo Paulo, voce junte-se a igreja e também seja transformado em vaso de honra. Jesus é o Rei.

      Excluir
    3. logo se ver que o rapazinho ai o Antonio,tem uma mente que maquina coisas ruins, vejo que ele não conhece o verdadeiro caminho de CRISTO JESUS. pq será que só o impio tem que ter carro, casa e dinheiro no bolço?? eu creio que um dia vc irá conhecer o verdadeiro sentido da vida

      Excluir
  2. Irmão o evangelho não é negócio,mas sim o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê.(Romanos 1:16)

    ResponderExcluir
  3. Gostaria que fosse apresentado algum versiculo para pregadores iniciante
    Deus os abençoe
    Walter
    carambola66@bol.com.br

    ResponderExcluir
  4. cara espero que VC SE ARREPENDA DO QUE FALOU, QUE DEUS te perdoe, por que sou obreiro da obra de DEUS E não ganho nem um real para pregar a palavra de DEUS!

    ResponderExcluir
  5. VC DEVIA FICAR CALANDO POR QUE DA SUA BOCA SÓ SAI MALDIÇÃO!
    SE ARREPENDA DO QUE FALOU SE NÃO VAI PAGAR CARO, A JUSTIÇA DE DEUS E RETA E JUSTA!

    ResponderExcluir
  6. DEUS CONCEDE BENÇÃOS PARA AQUELES QUE SÃO FIEIS A ELE,E NAO SO BENÇAOS ESPERITUAIS,MAS MATERIAIS TBM.POREM ISSO É O DE MENOS,O QUE NOS SERVOS DE DEUS QUEREMOS É A GLORIA ETERNA.

    ResponderExcluir
  7. A paz irmãos, eu sempre tive dinheiro, casas alugada etc...mas ñ tinha em mim o espirito santo, tinha um espirito imundo que me levava as drogas e a vida torta, eu era perseguido por vultos, barulhos espirituais q eu não conseguia dormir, e então aceitei Jesus como meu único salvador e agora tenho um sono tranquilo, ñ precisei de dinheiro de igreja para ser liberto, já entrei na igreja prospero mas agora ajudo a obra de Deus, pq ela precisa da nossa ajuda, Deus me da saúde e abre portas em grandes empresas p que eu trabalhe e ganhe bem, eu ajudo a igreja feliz, antes eu gastava tudo nas drogas, agora q sou servo de Deus meu dinheiro rende de um jeito, q só Deus sabe, mas o meu salário do meu emprego, nunca da igreja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ser pastor tb e profissão , se nao ,nao haveria faculdades de teologia mas levar a palavra de deus e muito mais que uma profissão qd vc fala de deus e toca seu coração seu espírito e com vc sua consciência e Deus se vc acha que pode ou quer dar o dizimo e com vc mas acredite o santuário de deus levar a palavra de Deus requer dinheiro uma igreja nao se edifica sozinha tem paredes cadeiras luz etc... e isto custa dinheiro e se vc estudar a bíblia ira ver que dizimo ofertas sacrifícios era oferecido a deus deste o inicio e isto era agradável aos olhos de Deus mas ninguém e obrigado a isto aonde estiver u ou dois pregando em meu nome ali estarei imagina vc pregar para cem ou mais vc tem que sentar beber agua ter luz e isto e custo o pastor tem que ver tem que estudar a palavra e além disto tem que alimentar seus filhos sua esposa claro que ha aproveitadores mas deus de deu discernimento para diferenciar o falso do verdadeiro e mal comparando ate em outras religiões se paga tb seja candomblé espírita catolicismo maçônicos illuminati seja qual for sua crença entao por que julgar o cristianismo? sua crença e com vc a minha e comigo

      Excluir
    2. Pastor nao é uma profissão,existe faculdades de teologias para aprimoramento na palavra de Deus,sóque muitos se aproveitam para explorar os irmaos.

      Excluir
    3. nao concordo que pastor é uma profissao

      Excluir
  8. Esse anônimo ai deve ser um daqueles pastores que roubam os fiéis, mas como você viu na palavra acima : nem só de pão viverá o homem!!!! Se vc não entendeu meu querido é uma pena. Pois quem junta tesouros na terra não entra no céu. E aqueles enganadores que fazem coisas de má fé irão se queimar com fogo e enxofre! Espero que vc se arrependas de tal coisas que não agradam ao Senhor.

    ResponderExcluir
  9. Esse anônimo ai deve ser um daqueles pastores que roubam os fiéis, mas como você viu na palavra acima : nem só de pão viverá o homem!!!! Se vc não entendeu meu querido é uma pena. Pois quem junta tesouros na terra não entra no céu. E aqueles enganadores que fazem coisas de má fé irão se queimar com fogo e enxofre! Espero que vc se arrependas de tal coisas que não agradam ao Senhor.

    ResponderExcluir
  10. Bem-aventurado o homem que perdoa, que oferece a graça de cristo a todos que lhe magoa.
    Quem de nós é o bom que não tenha pecado?
    Quem de nós é o santo homem que não tenha errado?
    Quem de nós pode apedrejar quem por ele é perdoado? Anônimo meu amado,não tenhas medo Jesus te ama!

    ResponderExcluir