segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

TEXTO BÍBLICO. INDISPENSÁVEL EM UMA PREGAÇÃO!



“Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus”.



Estas palavras de Cristo, em Mateus 4:4, revelam que o alimento do homem deve ser a palavra de Deus, por isso, devemos pregar a palavra inspirada e revelada, a própria Bíblia.


O texto bíblico é a passagem bíblica que serve de base para o sermão.


Esse texto deverá fornecer a idéia ou verdade central do sermão. Não esqueça do texto. Ele é a palavra a ser pregada. Nunca se deve tomar um texto por pretexto.


Alguns pregadores usam sempre as mesmas passagens em suas pregações. Outros até escolhem textos diferentes mas não se utilizam do mesmo no decorrer da mensagem. A escolha do texto deve ser bem distribuída por todos os livros da bíblia.


A oração é indispensável, também, o conhecimento básico de exegese. O texto bíblico está originalmente escrito numa língua estrangeira (hebraico, aramaico ou grego) e inserido numa cultura, histórica e contexto social, totalmente diferentes da realidade brasileira.


Para estudo do texto procure quietude e silêncio. Isso proporciona uma ajuda na meditação. Um ambiente em ordem e confortável ajuda a concentração. Tenha tempo e paciência para reflexão e acima de tudo esteja ligado com Deus em Espírito.


Existem algumas vantagens no uso de um texto bíblico:


1 - O texto dá ao sermão a autoridade da palavra de Deus;


2 - O texto constitui a base e alma do sermão;


3 - Através da pregação por texto o pregador ensina a palavra de Deus;


4 - O uso do texto ajuda os ouvintes a reter a idéia principal do sermão;


5 - O texto limita e unifica o sermão;


6 - Permite uma maior variedade nas mensagens;


7 - O texto é um meio para a atuação do Espírito Santo.

Pregações que desprezam o texto bíblico no seu  decorrer viram mensagens de auto-ajuda e isto tem muito no mercado, muitas oriundas de seitas orientais, outras, na sua origem, feitas por pessoas que até mesmo nem acreditam em Deus.

Vai pregar? Pregue a Bíblia!

É isso aí!



8 comentários:

  1. Sim, quanto mais verdadeira a pregação mais dinheiro é possível arrancar dos tementes a Deus, podendo assim alcançar de forma antecipada a tão almejada independencia financeira, podendo assim ter sempre os melhores carros e casas, e as mulheres mais puras e belas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deveria ser preso por fazer estas coisas, juntamente com outros que também as fazem.

      Excluir
    2. Amado, Deus é amor. Veja: o sol nasce para todos, ate para os mais perversos. Deus espera um dia o seu arrependimento para, assim como Saulo que perseguia a igreja e veio a tornar-se o grande ganhador de almas apóstolo Paulo, voce junte-se a igreja e também seja transformado em vaso de honra. Jesus é o Rei.

      Excluir
    3. logo se ver que o rapazinho ai o Antonio,tem uma mente que maquina coisas ruins, vejo que ele não conhece o verdadeiro caminho de CRISTO JESUS. pq será que só o impio tem que ter carro, casa e dinheiro no bolço?? eu creio que um dia vc irá conhecer o verdadeiro sentido da vida

      Excluir
  2. Irmão o evangelho não é negócio,mas sim o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê.(Romanos 1:16)

    ResponderExcluir
  3. Gostaria que fosse apresentado algum versiculo para pregadores iniciante
    Deus os abençoe
    Walter
    carambola66@bol.com.br

    ResponderExcluir
  4. cara espero que VC SE ARREPENDA DO QUE FALOU, QUE DEUS te perdoe, por que sou obreiro da obra de DEUS E não ganho nem um real para pregar a palavra de DEUS!

    ResponderExcluir
  5. VC DEVIA FICAR CALANDO POR QUE DA SUA BOCA SÓ SAI MALDIÇÃO!
    SE ARREPENDA DO QUE FALOU SE NÃO VAI PAGAR CARO, A JUSTIÇA DE DEUS E RETA E JUSTA!

    ResponderExcluir