GERAÇÃO PRÉ-ADÂMICA

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

GLÓRIA A DEUS, CHOVEU NO ROCK IN RIO!




Contratada para afastar mau tempo no Rock in Rio, entidade espírita diz que choveu porque foi barrada

No sábado, o público teve que usar capas de chuva no Rock in Rio Foto: Urbano Erbiste

Paolla Serra
Tamanho do textoA A A
A Fundação Cacique Cobra Coral, contratada para impedir que chovesse durante os shows do Rock in Rio, alegou que teve a equipe barrada pela organização do evento, no final da tarde de sábado. De acordo com Osmar Santos, assessor da entidade, o carro do grupo não possuía o credenciamento necessário para acesso às áreas interditadas pela Prefeitura do Rio.
- Desde os boletins do dia 14, já sabíamos que a previsão era de chuva para esses dias de shows. Mas, se conseguíssemos entrar (na Cidade do Rock), faríamos o isolamento do local e poderia ser fácil canalizar essa chuva para Minas, por exemplo, que está seco. Mas, infelizmente, não tínhamos o adesivo - lamentou.
Segundo Osmar, a equipe tinha 40 minutos para entrar no evento e “fazer o que tinha que fazer”. O assessor contou também que, na sexta e no domingo, a equipe entrou na Cidade do Rock com a produção do festival e por isso, apesar do mal tempo, não choveu nesses dias. Nos próximos dias de evento, a Fundação Cacique Cobra Coral continua com uma base no Hotel Sheraton, na Barra da Tijuca, próximo do Rock in Rio. ( http://extra.globo.com/tv-e-lazer/rock-in-rio/contratada-para-afastar-mau-tempo-no-rock-in-rio-entidade-espirita-diz-que-choveu-porque-foi-barrada-2663081.html)


O governo do Rio de Janeiro contratou uma Médium para espantar a chuva e, isso não é de agora, já ocorreu várias vezes, inclusive, na tragédia da região serrana no inicio do ano ( http://www.ogalileo.com.br/noticias/nacional/rj-tem-contrato-ha-alguns-anos-com-entidade-espirita-para-barrar-a-chuva ), como não "conseguiram" impedir, a desculpa da médium foi a mesma do Rock in Rio: "foi tarde demais".

Francamente, que país é este em que estamos!!!

É isso aí!

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

"AI" DAQUELE QUE TOCAR NO MEU UNGIDO!




A frase bíblica “Não toqueis nos meus ungidos” (Sl 105.15) tem sido empregada para os mais variados fins. Maus obreiros e falsos profetas se valem dela para ameaçar seus críticos; crentes mal-orientados usam-na para defender certos “ungidos”; e outros ainda a empregam para reforçar a idéia de que não cabe aos servos de Deus julgar ou criticar heresias e práticas antibíblicas.
Quando examinamos o contexto da frase acima, vemos que ela está longe de ser uma regra geral. Uma leitura atenta do Salmo 105 não nos deixa em dúvida: os ungidos mencionados são os patriarcas Abraão, Isaque, Jacó (Israel) e José (vv.9-17). Ademais, o título “ungido do Senhor” refere-se tipicamente, no Antigo Testamento, aos reis de Israel (1 Rs 12.3-5; 24.6-10; 26.9-23; Sl 20.6; Lm 4.20) e aos patriarcas, em geral (1 Cr 16.15-22).
Conquanto a frase não encerre um princípio geral, podemos, por analogia, afirmar que Deus, na atualidade, protege os seus ungidos assim como cuidou dos seus servos mencionados no Salmo 105. Mesmo assim, não devemos presumir que todas as pessoas que se dizem ungidas de fato o sejam. Lembre-se do que o Senhor Jesus disse acerca dos “ungidos”: “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus” (Mt 7.21).
É claro que a Bíblia apóia e esposa o pensamento de que o Senhor cuida dos seus servos e os protege (1 Pe 5.7; Sl 34.7). Mas isso se aplica aos que verdadeiramente são ungidos, e não aos que parecem, pensam ou dizem sê-lo (Mt 23.25-28; Ap 3.1; 2.20-22). Afinal, “O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniqüidade” (2 Tm 2.19).
Quando Paulo andou na terra, havia muitos “ungidos” ou que aparentavam ter a unção de Deus (2 Co 11.1-15; Tt 1.1-16). O imitador de Cristo nunca se impressionou com a aparência deles (Cl 2.18,23). Por isso, afirmou: “E, quanto àqueles que pareciam ser alguma coisa (quais tenham sido noutro tempo, não se me dá; Deus não aceita a aparência do homem), esses, digo, que pareciam ser alguma coisa, nada me comunicaram” (Gl 2.6).
Aparência, popularidade, eloquência, títulos, status, anos de ministério… Nada disso denota que alguém esteja sob a unção de Deus e imune à contestação à luz da Palavra de Deus. Muitos enganadores, ao serem questionados quanto às suas pregações e práticas antibíblicas, têm citado a frase em análise, além do episódio em que Davi não quis tocar no desviado rei Saul, que fora ungido pelo Senhor (1 Sm 24.1-6). Mas a atitude de Davi não denota que ele tenha aprovado as más obras daquele monarca.



Se alguém, à semelhança de Saul, foi um dia ungido por Deus, não cabe a nós matá-lo espiritualmente, condená-lo ao Inferno. Entretanto, isso não significa que devamos silenciar ou concordar com todos os seus desvios do evangelho (Fp 1.16; Tt 1.10,11). O próprio Jônatas reconheceu que seu pai turbara a terra; e, por essa razão, descumpriu, acertadamente, as suas ordens (1 Sm 14.24-29).
O texto de Salmos 105.15 em nenhum sentido proíbe o juízo de valor, o questionamento, o exame, a crítica, a análise bíblica de ensinamentos e práticas de líderes, pregadores, milagreiros, cantores, etc. Até porque o sentido de “toqueis” e “maltrateis” é exclusivamente quanto à inflição de dano físico.
É curioso como certos “ungidos”, ao mesmo tempo que citam o aludido bordão em sua defesa — quando as suas práticas e pregações são questionadas —, partem para o ataque, fazendo todo tipo de ameaças. O show-man Benny Hinn, por exemplo, verberou: “Vocês estão me atacando no rádio todas as noites — vocês pagarão e suas crianças também. Ouçam isto dos lábios dum servo de Deus. Vocês estão em perigo. Arrependam-se! Ou o Deus Altíssimo moverá sua mão. Não toqueis nos meus ungidos…” (citado em Cristianismo em Crise, CPAD, p.376).
Quem são os verdadeiros ungidos, os quais, mesmo não se valendo da frase citada, têm de fato a proteção divina, até que cumpram a sua vontade? São os representantes de Deus que, tendo recebido a unção do Santo (1 Jo 2.20-27), preservam a pureza de caráter e a sã doutrina (Tt 1.7-9; 2.7,8; 2 Co 4.2; 1 Tm 6.3,4). Quem não passa no teste bíblico do caráter e da doutrina está, sim, sujeito a críticas e questionamentos (1 Tm 4.12,16).
Infelizmente, muitos líderes, pregadores, cantores e crentes em geral, considerando-se ungidos ou profetas, escondem-se atrás do bordão em análise e cometem todo tipo de pecado, além de torcerem a Palavra de Deus. Caso não se arrependam, serão réus naquele grande Dia! Os seus fabulosos currículos — “profetizamos”, “expulsamos”, “fizemos” — não os livrarão do juízo (Mt 7.21-23).
Portanto, que jamais aceitemos passivamente as heresias de perdição propagadas por pseudo-ungidos, que insistem em permanecer no erro (At 20.29; 2 Pe 2.1; 1 Tm 1.3,4; 4.16; 2 Tm 1.13,14; Tt 1.9; 2.1). Mas respeitemos os verdadeiros ungidos (Hb 13.17), que amam o Senhor e sua Santa Palavra, os quais são dádivas à sua Igreja (Ef 4.11-16).
Quanto aos que, diante do exposto, preferirem continuar dizendo — presunçosamente e sem nenhuma reflexão — “Não toqueis nos meus ungidos”, dedico-lhes outro enunciado bíblico: “Não ultrapasseis o que está escrito” (1 Co 4.6, ARA). Caso queiram aplicar a si mesmos a primeira frase, que cumpram antes a segunda!

Que Deus tenha muita, mas muita mesmo, misericórdia sobre a minha vida!

É isso aí!

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

SATANÁS JÁ CAIU COMO UM RAIO NA TERRA?


Já foi dito por mim em outro post que, de alguma forma, satanás e sua trupe escaparam em parte da fúria de Deus e se alojaram nas regiões celestes. Disse ainda, baseado em Obadias que de lá o Senhor o derrubará ( 
http://odetalhedapalavra.blogspot.com/2011/03/serie-evidencias-de-uma-geracao-pre.html ), 
mas, enfim, ele, Satanás já caiu como um raio aqui na terra?Pergunto isso baseado nas palavras de Jesus em Lucas 10:18:


"E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu." 



É interessante observar as várias opiniões dos comentaristas bíblicos acerca da atual localização de Satanás e as restrições que limitam sua esfera de atividade. Entre elas está a opinião que quando o Diabo e seus anjos malignos pecaram, Deus os baniu do "terceiro céu" — que, de acordo com a crença judaica tradicional, é onde Deus e os santos anjos residem e para aonde o apóstolo Paulo acreditava ter sido transportado em certa ocasião (2 Coríntios 12:2). (Embora Paulo não se refira a si mesmo na passagem, é claro a partir dos pronomes pessoais usados, que ele está falando de sua própria experiência). Segundo essa teoria, a presença imediata de Deus está no terceiro céu, o segundo céu é o espaço sideral onde o sol, a lua e as estrelas estão situados, enquanto que o primeiro céu é a atmosfera do nosso planeta.
Portanto, a questão é esta: Satanás e seus anjos foram lançados do terceiro para o segundo céu, ou podem eles ir livremente de um para o outro? Vamos ver o que as Escrituras dizem sobre o assunto e tentar ver o que se encaixa aqui.
Nosso subtítulo é uma citação do Senhor Jesus Cristo em Lucas 10:18 referente a Satanás, "o deus deste século" (2 Coríntios 4:4), que foi dada como resposta ao seguinte comentário feito pelos setenta discípulos enviados em duplas para testemunhar a Israel:
"E voltaram os setenta com alegria, dizendo: Senhor, pelo teu nome, até os demônios se nos sujeitam." [Lucas 10:17].
Alguns compreendem que a resposta do Senhor significa que ele viu Satanás ser lançado do céu à Terra em algum ponto no passado e, para apoiar essa posição, usam os seguintes versos:
"Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações!" [Isaías 14:12].
"E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos; mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele." [Apocalipse 12:7-9].
Entretanto, estou convencido que Satanás não foi banido quando se rebelou contra Deus, porque, quando nos voltamos para as Escrituras e prestamos atenção ao contexto das declarações no Apocalipse sobre aqueles eventos em que Satanás tomará parte — essa teoria em particular não parece estar correta.
Como Jesus Cristo é Deus na pessoa do Filho, e o maior profeta que já caminhou neste mundo, por que não podemos interpretar ambas suas declarações, mais a do profeta Isaías, relativas à queda de Satanás dos céus, como sendo proféticas em sua natureza? Considere os seguintes comentários sobre Lucas 10:18, tiradas do Comentário Bíblico de Jamieson, Fausset e Brown:
"Eu via — Como muito da força dessa gloriosa sentença depende do belo tom de senso indicado pelo tempo imperfeito no original, ela deveria ter sido traduzida assim: 'Eu estava vendo Satanás como um raio cair do céu', isto é, 'Segui vocês em sua missão e observei seu triunfo; embora estivessem maravilhados em ver os demônios se sujeitarem diante de vocês em meu nome, um espetáculo mais grandioso estava se abrindo à minha vista; de forma tão súbita quanto um raio cai do céu na terra, Satanás foi visto caindo do céu! Quão admirável é que, pela lei da associação que conecta uma parte com o todo, parece que aqueles pequenos triunfos dos setenta não somente trouxeram vividamente diante do Redentor o resultado final total de Sua missão, mas a compactaram em um momento comparável com a rapidez de um raio!" [Ênfase minha; tradução nossa].
Outra razão por que estou convencido que os dois versos citados anteriormente ainda não foram cumpridos é porque o último (Apocalipse 12:7) diz que Satanás e seus anjos foram precipitados na Terra! O contexto das visões do apóstolo João registradas naquele capítulo refere-se não somente aos eventos no passado de Israel (o nascimento do Messias e a tentativa de Satanás de matá-Lo), mas também enfatiza alguns dos problemas que afetarão Israel durante o período da Tribulação. Por causa do contexto em que elas estão descritas, estou convencido que somente então Satanás e seus demônios serão lançados do céu e ficarão restritos à Terra.
No Capítulo 12, versos 1 a 5, encontramos uma sequência de eventos em que a mulher (Israel) dá à luz ao seu filho (Jesus Cristo), enquanto o dragão vermelho feroz (Satanás) aguarda para devorá-Lo. Mas no verso 5, a criança destinada a ser o Messias/Rei de Israel nasceu apesar dos melhores esforços de Satanás de matá-Lo prematuramente e viveu tempo o suficiente para completar a missão que Deus tinha preordenado para Ele (Atos 2:23). Então, após oferecer a Si mesmo como o sacrifício perfeito pelo pecado Ele ascendeu de volta ao Pai no céu:

"E viu-se um grande sinal no céu: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça. E estava grávida, e com dores de parto, e gritava com ânsias de dar à luz. E viu-se outro sinal no céu; e eis que era um grande dragão vermelho, que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre as suas cabeças sete diademas. E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra; e o dragão parou diante da mulher que havia de dar à luz, para que, dando ela à luz, lhe tragasse o filho. E deu à luz um filho homem que há de reger todas as nações com vara de ferro; e o seu filho foi arrebatado para Deus e para o seu trono." [Apocalipse 12:1-5].
Então, tendo em mente que o contexto de toda a passagem no capítulo refere-se a Israel, o próximo verso (6) salta para além da Época da Igreja para descrever como Deus proverá proteção para Seus eleitos entre o povo de Israel durante a última metade do período da Tribulação — a "Grande Tribulação" dos três anos e meio finais. Um bom número de estudiosos das profecias bíblicas acredita que esse lugar de proteção poderá ser a antiga cidade de Petra, na Jordânia:
"E a mulher fugiu para o deserto, onde já tinha lugar preparado por Deus, para que ali fosse alimentada durante mil duzentos e sessenta dias." [Apocalipse 12:6].
Em seguida, estão os versos 7-9, citados anteriormente:
"E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos; mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele."[Apocalipse 12:7-9].
Primeiro de tudo, devemos observar que o verso 7 na versão Amplificada inicia com a palavra "então" (que é uma escolha legítima para traduzir a partícula grega kai) indicando que a guerra irrompe no céu em um ponto relativo ao que ocorreu no verso 6. Acredito que um exame minucioso do contexto geral mostrará que o efeito dessa guerra no céu será a razão por que a "mulher" é forçada a fugir para salvar sua vida. Além disso, a "abominação que causa desolação" (Daniel 11:31 e 12:11), que os estudiosos conservadores da Bíblia geralmente consideram que ocorrerá na metade do período da Tribulação, definitivamente parecer ser a reação explosiva de Satanás a alguma coisa que ocorrerá dentro dessa janela de tempo específica. Portanto, estou convencido que a "guerra no céu" que resultará na expulsão de Satanás será o gatilho que levará o Anticristo possesso por demônios a revelar sua verdadeira identidade e a lançar a fúria total de sua aversão sobre Israel, bem como sobre tudo o que for santo na terra. Enquanto eu estava a pensar sobre isto, ocorreu-me que em parte alguma as Escrituras dizem que o Anticristo será possesso por Satanás somente. Exatamente como o maníaco gadareno de Marcos 5:9 era possesso por uma "legião", acho inteiramente possível que o Anticristo seja possesso por uma legião de demônios, junto com Satanás!
Voltando ao Apocalipse 12, o verso 10 diz:
"E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite."[Apocalipse 12:10; ênfase adicionada].
As palavras "e" e "agora" no verso acima (tomadas à luz de, e em conjunção com, a matéria contextual de Apocalipse 12:6 e 14)apontam para o tempo desse evento ocorrer após o verso 5 como sendo no ponto mediano do Período da Tribulação? (Isto é, quando seguimos a posição geralmente aceita dos estudiosos conservadores das profecias sobre uma ocorrência da "abominação da desolação" na metade do período).
É quase impossível determinar com absoluta certeza a sequência cronológica exata desses eventos, mas posso sugerir a seguinte estimativa:
  1. Os versos 6 e 14 estabelecem uma "janela" geral de ocorrência como sendo na metade do período da Tribulação (ou talvez um pouco antes da metade).
  2. O "e" do verso 7 estabelece um marcador relativo para o início da guerra no céu.
  3. O "e" e "agora" do verso 10 estabelecem um marcador relativo para o fim da guerra no céu que resulta na expulsão de Satanás e de seus anjos.
  4. O verso 12 estabelece o senso de extrema urgência e fúria que Satanás sentirá e expressará depois que a expulsão ocorrer.
  5. Os versos 13 e 17 estabelecem a direção em que a ira de Satanás será focada — até que Jesus Cristo retorne para dar um basta a ela.
Sendo este o caso, o acusador dos irmãos terá a permissão de continuar atacando o povo de Deus — e ao mesmo tempo continuar entrando no céu — até que guerra entre os anjos ocorra e a permissão de entrar no céu seja revogada para ele. Somente então a entrada será cortada, como consequência de sua expulsão pelo arcanjo Miguel e pelos santos anjos. Quando isso finalmente acontecer, o Diabo ficará furioso, pois seu tempo no "relógio do jogo" estará acabando! Em uma fúria cega devido ao seu ódio contra Deus, ele utilizará seu grande poder sobrenatural para tentar destruir o povo de Israel em particular, e os gentios eleitos em geral, como vemos descrito nos seguintes versos:
"E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte. Por isso alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais. Ai dos que habitam na terra e no mar; porque o diabo desceu a vós, e tem grande ira, sabendo que já tem pouco tempo. E, quando o dragão viu que fora lançado na terra, perseguiu a mulher que dera à luz o filho homem. E foram dadas à mulher duas asas de grande águia, para que voasse para o deserto, ao seu lugar, onde é sustentada por um tempo, e tempos, e metade de um tempo, fora da vista da serpente. E a serpente lançou da sua boca, atrás da mulher, água como um rio, para que pela corrente a fizesse arrebatar. E a terra ajudou a mulher; e a terra abriu a sua boca, e tragou o rio que o dragão lançara da sua boca. E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo."[Apocalipse 12:11-17; ênfase adicionada].
Estou especialmente intrigado pelo verso 13 por causa da velha frase: "E quando o dragão viu que fora lançado na terra...". Para mim, isso parece indicar que, além de ser lançado do céu, sua capacidade sobrenatural de transcender o tempo e o espaço será perdida. Em um instante, o deus deste século terá suas asas cortadas, por assim dizer, com a esfera de sua atividade totalmente limitada à Terra. Assim, seu poder e fúria malignos serão concentrados sobre os objetivos destrutivos pré-ordenados por Deus como julgamento sobre Israel apóstata, bem como sobre o resto do mundo.
Então, voltando um pouquinho atrás, observamos que o verso 4 contém uma frase sobre o "dragão vermelho" que tradicionalmente tem sido interpretada como uma indicação que seus demônios (um terço dos anjos) o seguiram na rebelião e foram banidos do céu e lançados na Terra como consequência — desse modo reforçando a crença que o banimento ocorreu quando eles se rebelaram:
"E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra; e o dragão parou diante da mulher que havia de dar à luz, para que, dando ela à luz, lhe tragasse o filho.".
À primeira vista, a colocação dessa frase dentro da sequência de eventos pode parecer validar a crença referente à expulsão deles junto com Satanás, ficando restritos à Terra imediatamente após terem pecado. Mas embora eu também acredite que a frase se refira aos anjos caídos, ela diz claramente que a cauda do dragão vermelho os arrastou e lançou sobre a terra. Portanto, atribuir essa ação a Deus e aos seus anjos parece ser, como dizem os advogados nos tribunais, "assumir fatos que não estão na evidência".
Observe também que o verso 4 conclui com a seguinte frase:
"... e o dragão parou diante da mulher que havia de dar à luz, para que, dando ela à luz, lhe tragasse o filho." [Apocalipse 12:4b].
Na narrativa total, a ênfase está na tentativa de Satanás de matar o bebê Jesus. Portanto, pode parecer ilógico concluir que a primeira parte do verso se refira ao Diabo ajuntar todos os anjos caídos e enviá-los à Terra em um esforço de ajudá-lo a se opor ao plano de Deus de um Salvador? Afinal, enfrentar atividade demoníaca extrema foi uma das marcas do ministério terreal do Senhor! Mesmo após o diabo ser derrotado pela morte de Cristo na cruz, parece óbvio que até hoje ele ainda tenha acesso à presença de Deus, pois continua a trazer acusações contra os irmãos "de dia e de noite". (veja Apocalipse 12:10, citado anteriormente). Sabemos também que ele tinha acesso à presença de Deus no passado, pois o livro de Jó diz que Satanás vinha à presença de Deus — um fato que parece contradizer a teoria que ele e seus anjos foram lançados na Terra imediatamente após terem se rebelado:
"E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles. Então o Senhor disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao Senhor, e disse: De rodear a terra, e passear por ela." [Jó 1:6-7].
Entretanto, as objeções contra Satanás poder entrar no céu hoje são compreensíveis, pois aqueles que mantêm essa posição acreditam que a seguinte passagem diz que Deus não pode tolerar o mal diante de Sua santa presença:
"Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal, e a opressão não podes contemplar. Por que olhas para os que procedem aleivosamente, e te calas quando o ímpio devora aquele que é mais justo do que ele?" [Habacuque 1:13].
A lógica é a seguinte: Se o céu é onde Deus, que é infinitamente santo, reside, como pode Satanás, a própria personificação do pecado, ter a permissão de vir diante da presença de Deus? Mas precisamos ter em mente que Deus é onipresente, o que significa que não há lugar algum em que Satanás possa estar longe da presença de Deus! Por essa razão, estou convencido que a resposta se encontre nos princípios da subordinação e prestação de contas. O diabo é um buldogue preso a uma longa corrente, e que somente vem quando é chamado. Seu paradeiro e atividade quase exclusivos de "rodear a terra e passear por ela." [Jó 1:7b], e acusar os irmãos de dia e de noite diante de Deus [Apocalipse 12:10] não requerem sua presença constante no céu. Entretanto, a entrada do diabo e de seus anjos no céu ainda é possível, pois, com base em Jó 1:6-7, Deus pode chamá-los a qualquer momento para que prestem contas de suas ações. Portanto, essa entrada no céu terá de permanecer aberta até aquele ponto no futuro, quando um ato vil de traição a fará ser revogada. Caso contrário, não poderia haver a "guerra no céu" no contexto encontrado em Apocalipse 12.
Por que você supõe que eles serão tão estúpidos ao ponto de tentarem derrubar Deus? Acredito que possa ser devido ao ego colossal de Satanás sendo acumulado pelo aparentemente bem-sucedido regime do Anticristo na terra. Fortalecido por esses triunfos, ele poderá tentar executar as cinco decisões citadas em Isaías 14:13-14 ("eu subirei ao céu, eu exaltarei o meu trono, eu me assentarei, eu subirei... eu serei semelhante ao Altíssimo") por meio de um ataque via "porta dos fundos" aos bastiões do céu! Aproveitando-se de um portal aberto para ele desde a criação, ele entra sem ser chamado e tenta armar um "golpe palaciano". Muito provavelmente, todos os subterfúgios e estratégias imagináveis terão sido experimentados até aquele tempo e então, em um choque cataclísmico entre o bem e o mal, a onipotência de Deus finalmente será testada — sem sucesso, é claro. Mas, que nunca se diga que o Diabo não crê no "poder do pensamento positivo", porque, ao fim do reinado milenar de Cristo, ele será libertado de sua prisão no poço do abismo por um tempo suficiente para conseguir organizar um imenso exército de descontentes (Apocalipse 20:7-10). Entretanto, o resultado dessa malfadada aventura será pior para ele do que da primeira vez que tentou, pois ele será lançado no lago de fogo para sempre!
Satanás definitivamente caiu da graça quando a iniquidade foi encontrada nele. Mas, julgando pelos eventos registrados em Apocalipse 12, não parece que ele ou seus anjos malignos já tenham sido banidos para a Terra, ou que serão, até que sejam lançados para fora e privados de seu antigo estado de existência espiritual. Essa ação drástica provavelmente os reduzirá a uma única opção — a de possuir seres humanos naquilo que provará ser a tentativa fútil final de ofender Deus aniquilando Israel. Essa possibilidade baseia-se em evidências nas Escrituras que parecem ensinar o princípio que, como espíritos desencarnados, os demônios são levados a possuírem alguém — mesmo que seja somente uma vara de porcos (Lucas 8:32). Como o Anticristo será Satanás encarnado por meio de possessão demoníaca, pessoalmente acredito que a seguinte informação encontrada na visão de Isaías sobre Lúcifer nos dê alguma compreensão sobre o resultado daquela tremenda "degradação":
"Os que te virem te contemplarão, considerar-te-ão, e dirão: É este o homem que fazia estremecer a terra e que fazia tremer os reinos?" [Isaías 14:16].
Embora o verso 4 de Isaías 14 inicie a passagem referenciando o "rei de Babilônia" (desse modo fazendo alguns concluírem que o restante refira-se a esse mesmo rei humano), a narrativa rapidamente muda seu foco e, a partir do verso 12 até o 17, descreve um ser sobrenatural que estou convencido ser o "querubim ungido" (verso 14) de Ezequiel 28, referido como "o rei de Tiro" no verso 12. Em ambos os casos, a natureza da narrativa expandida claramente transcende qualquer coisa que poderia se referir a um mero mortal — aparentemente indicando que em cada caso um homem está possesso por um ser sobrenatural. Portanto, podemos descartar a possibilidade de ambas serem rápidas visões proféticas do vindouro anticristo?
Em minha imaginação, quase posso ver o "homem" de Isaías 14:6 estirado no chão com o pé do triunfante Jesus Cristo sobre seu pescoço! Então, após os que estiverem olhando virem a cena e considerarem seu significado, Satanás será exorcizado, amarrado e lançado no poço do abismo. Subsequentemente, os "reis de Babilônia e de Tiro", personificados pelo Anticristo, serão reduzidos a um amontoado de cinzas na presença das testemunhas. As duas passagens que fornecem esses detalhes são as seguintes:
"Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-lhe: Assim diz o Senhor Deus: Tu eras o selo da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura. Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônia, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados. Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti. Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência, e pecaste; por isso te lancei, profanado, do monte de Deus, e te fiz perecer, ó querubim cobridor, do meio das pedras afogueadas. Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti. Pela multidão das tuas iniquidades, pela injustiça do teu comércio profanaste os teus santuários; eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu e te tornei em cinza sobre a terra, aos olhos de todos os que te veem. Todos os que te conhecem entre os povos estão espantados de ti; em grande espanto te tornaste, e nunca mais subsistirá.".
Nota: O "comércio" será o instrumento de controle que o Anticristo colocará sobre as pessoas durante seu reinado. Além disso, em alguns casos, a palavra hebraica miqdash, traduzida como "santuários" é usada para se referir aos locais de falsa adoração. Poderia seu uso aqui se referir aos seres humanos que foram possessos? Afinal, os crentes em Jesus Cristo são chamados de santuários do Espírito Santo.
"Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. E contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo. Os que te virem te contemplarão, considerar-te-ão, e dirão: É este o homem que fazia estremecer a terra e que fazia tremer os reinos? Que punha o mundo como o deserto, e assolava as suas cidades? Que não abria a casa de seus cativos?" [Isaías 14:12-17].
Se colocarmos essa passagem em paralelo com Ezequiel 28:12-19, a queda de Satanás do céu e sua precipitação na Terra também ocorrerão na metade da Tribulação. Então, após a batalha do Armagedom, o corpo humano do Anticristo será lançado no Seol/Hades. Precisa haver uma distinção entre Satanás e o Anticristo humano, pois o primeiro será lançado no "poço do abismo" durante mil anos, para depois ser liberto por um breve período de tempo. (Apocalipse 20:3). Após sua tentativa final de tomar o lugar de Deus, ele será lançado no lago de fogo (Apocalipse 20:10) — não no Seol/Hades.
Portanto, parece claro que a cabeça do Diabo é grande demais para o minúsculo chapéu que ele está usando e seu lema deve ser "Não acabou até que tenha terminado!" Aparentemente, ele acha que conseguirá vencer a guerra no fim e, por alguma razão, Deus continua permitindo que ele persista. Embora eu certamente não tenha a pretensão de conhecer a razão, pode ter algo a ver com o seguinte verso em Efésios:
"Para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus."[Efésios 3:10; ênfase adicionada].
Tire então suas conclusões.
É isso aí!
Clique abaixo e leia todas as postagens desta série:
( http://odetalhedapalavra.blogspot.com/search/label/Ad%C3%A3o )

sábado, 24 de setembro de 2011

CORRUPÇÃO. BÍBLIA NELES!





Há quem pense que a corrupção seja um fenômeno recente na sociedade. Se o fosse, não haveria tantas advertências bíblicas contra ela.

O que anda em justiça, e o que fala com retidão, que arremessa para longe de si o ganho de opressões, e que sacode das suas mãos todo suborno, que tapa os seus ouvidos para não ouvir falar de sangue, e fecha os olhos para não ver o mal; este habitará nas alturas, e as fortalezas das rochas serão o seu alto refúgio. O seu pão lhe será dado, e as suas águas serão certas”. Isaías 33:15-16
Verdadeiramente a opressão faz endoidecer até o sábio, e o suborno corrompe o coração”. Eclesiastes 7:7

Advertência contra a corrupção no funcionalismo público


Chegaram também uns cobradores de impostos, para serem batizados, e lhe perguntaram: Mestre, que devemos fazer? Respondeu-lhes: Não peçais mais do que o que vos está ordenado”. Lucas 3:12-13
Advertência contra a corrupção policial


“Então uns soldados o interrogaram: E nós, o que faremos? Ele lhes disse: A ninguém trateis mal, não deis denúncia falsa, e contentai-vos com o vosso soldo”.Lucas 3:14

Advertência contra a corrupção no Poder Judiciário

“Não torcerás a justiça, nem farás acepção de pessoas. Não tomarás subornos, pois o soborno cega os olhos dos sábios, e perverte as palavras dos justos. Segue a justiça, e só a justiça, para que vivas e possuas a terra que o Senhor teu Deus te dá”.Deuteronômio 16:19-20

“Também suborno não aceitarás, pois o suborno cega os que têm vista, e perverte as palavras dos justos”. Êxodo 23:8

“O ímpio acerta o suborno em secreto, para perverter as veredas da justiça”.Provérbios 17:23


Ai dos que...justificam o ímpio por suborno, e ao justo negam justiça”. Isaías 5:22a,23





“Até quando defendereis os injustos, e tomareis partido ao lado dos ímpios? Defendei a causa do fraco e do órfão; protegei os direitos do pobre e do oprimido. Livrai o fraco e o necessitado; tirai-os das mãos dos ímpios. Eles nada sabem, e nada entendem. Andam em trevas”. Salmos 82:2-5a


“Não farás injustiça no juízo; não favorecerás ao pobre, nem serás complacente com o poderoso, mas com justiça julgarás o teu próximo”. Levítico 19:15

Independência entre os poderes

“Pereceu da terra o homem piedoso, e não há entre os homens um que seja reto. Todos armam ciladas para sangue; cada um caça a seu irmão com uma rede. As suas mãos fazem diligentemente o mal; o príncipe exige condenação, o juiz aceita suborno, e o grande fala da corrupção da sua alma, e assim todos eles são perturbadores”.
Miquéias 7:2-3


Advertência contra a corrupção no Poder Executivo

“Os teus príncipes são rebeldes, companheiros de ladrões; cada um deles ama o suborno, e corre atrás de presentes. Não fazem justiça ao órfão, e não chega perante eles a causa das viúvas”. Isaías 1:23

“Pela justiça o rei estabelece a terra, mas o amigo de subornos a transtorna”.Provérbios 29:4

“Abominação é para os reis o praticarem a impiedade, pois com justiça se estabelece o trono”. Provérbios 16:12


Advertência acerca dos acessores corruptos

“Tira o ímpio da presença do rei, e o seu trono se firmará na justiça”. Provérbios 25:5
Advertência contra a corrupção no Poder Legislativo


“Ai dos que decretam leis injustas, e dos escrivães que escrevem perversidades, para privar da justiça os pobres, e para arrebatar o direito dos aflitos do meu povo, despojando as viúvas, e roubando os órfãos! Mas que fareis no dia da visitação, e da assolação, que há de vir de longe? A quem recorrereis para obter socorro, e onde deixareis a vossa glória, sem que cada um se abata entre os presos, e caia entre os mortos?” Isaías 10:1-4

Advertência contra a corrupção e a ganância no meio empresarial

“No meio de ti aceitam-se subornos para se derramar sangue; recebes usura e lucros ilícitos, e usas de avareza com o teu próximo, oprimindo-o. E de mim te esqueceste, diz o Senhor Deus. Eu certamente baterei as mãos contra o lucro desonesto que ganhastes...” Ezequiel 22:12-13a

“Melhor é o pouco, com justiça, do que grandes rendas, com injustiça”. Provérbios 16:8

“O que oprime ao pobre para aumentar o seu lucro, ou o que dá ao rico, certamente empobrecerá”. Provérbios 22:16
Advertência contra juros absurdos praticados pelo Sistema Financeiro


“O que aumenta a sua fazenda com juros e usura, ajunta-a para o que se compadece do pobre”. Provérbios 28:8

“Sendo o homem justo, e fazendo juízo e justiça (...) não oprimindo a ninguém, tornando ao devedor o seu penhor, não roubando, dando o seu pão ao faminto, e cobrindo ao nu com vestes; não dando o seu dinheiro à usura, não recebendo demais, desviando a sua mão da injustiça, e fazendo verdadeiro juízo entre homem e homem; andando nos meus estatutos, e guardando os meus juízos, para proceder segundo a verdade, o tal justo certamente viverá, diz o Senhor Deus”. Ezequiel 18:5,7-9

“Se emprestares dinheiro ao meu povo, ao pobre, que está contigo, não te haverás com ele como credor; não lhe imporás juros”. Êxodo 22:25

“Aos retos até das trevas nasce a luz, pois é compassivo, compassivo e justo. Bem irá ao que se compadece e empresta, que conduz os seus negócios com justiça. (...) É liberal, dá aos pobres, a sua retidão permanece para sempre; a sua força se exaltará em glória”.
Salmos 112:4-5,9

Advertência acerca dos Direitos trabalhistas


“Se desprezei o direito do meu servo ou da minha serva, quando contendiam comigo, então que faria eu quando Deus se levantasse? E, inquirindo ele a causa, que lhe responderia?” Jó 31:13-14

“Chegar-me-ei a vós para juízo, e serei uma testemunha veloz contra os feiticeiros e contra os adúlteros, e contra os que juram falsamente, e contra os que defraudam o trabalhador, e pervertem o direito da viúva, e do órfão, e do estrangeiro, e não me temem, diz o Senhor dos Exércitos”. Malaquias 3:5

“Vós, senhores, dai a vossos servos o que é de justiça e eqüidade, sabendo que também vós tendes um Senhor nos céus”. Colossenses 4:1

“Não oprimirás o teu próximo, nem o roubarás. O salário do operário não ficará em teu poder até o dia seguinte”. Levítico 19:13


Advertência contra lucros desonestos


“O mercador tem balança enganadora em sua mão; ele ama a opressão”. Oséias 12:7

“Não terás dois pesos na tua bolsa, um grande e um pequeno. Não terás duas medidas em tua casa, uma grande uma pequena. Terás somente pesos exatos e justos, e medidas exatas e justas, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá. Pois o Senhor teu Deus abomina todo aquele que pratica tal injustiça”. Deuteronômio 25:13-16

“Balança enganosa é abominação para o Senhor, mas o peso justo é o seu prazer”.Provérbios 11:1

“O peso e a balança justos são do Senhor; obra sua são todos os pesos da bolsa”.Provérbios 16:11

“Poderei eu inocentar balanças falsas, com um saco de pesos enganosos?” Miquéias 6:11

“Não cometereis injustiça nos julgamentos, nas medidas de comprimento, de peso ou de capacidade. Balanças justas, pesos justos, efa justo, e justo him tereis. Eu sou o Senhor vosso Deus, que vos tirei da terra do Egito.”
 Levítico 19:35-36.



Imagine se nossos políticos tivessem a Bíblia como livro de cabeceira, em vez de "O Príncipe" de Maquiavel. Veriam que a corrupção não compensa.




É isso aí!

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

SE BEBER, PEÇA PERDÃO!


O Cristão Pode Beber Vinho?



         O que diz a Palavra do Senhor sobre o vinho, o crente poderá tomar vinho ou apenas o abriagar-se é pecado? Vamos para a Palavra:
         A carta aos Romanos 14.17, exorta:
"O Reino de Deus não é comida nem bebida,mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo."  Romanos 14.17
      E os versículos 20 e 21 adverte:
"Não destruas a obra de Deus por causa da comida. É verdade que tudo é limpo, mas mal vai para o homem que come com escândalo. Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça."  Romanos 14.20-21
         Em I Coríntios 6.12, diz:
"Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma."  I Coríntios 6.12
       

Daniel se abstem do vinho e do manjar do rei

         No livro de Daniel 1.1-9, narra que o rei da Babilônia, Nabucodonosor, determinou a ração de cada dia, da porção do manjar do rei e do vinho que ele bebia, e que assim fossem criados por três anos, para que no fim deles pudessem estar diante do rei. E entre eles se achavam, dos filhos de Judá, Daniel, Hananias, Misael e Azarias.
         E Daniel assentou no seu coração não se contaminar com a porção do manjar do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto, pediu ao chefe dos eunucos que lhe concedesse não se contaminar. Ora, deu Deus a Daniel graça e misericórdia diante do chefe dos eunucos.
         Amados, eis o exemplo e o testemunho do homem compromissado com Deus. Quem não gostaria de participar do banquete que ao rei é servido e tomar da  porção do vinho degustado pela majestade?   
        Daniel e os seus companheiros, ungidos com a sabedoria que Deus lhes havia ofertado, recusaram a receber da mordomia dispensada ao rei, optaram em se alimentar com legumes em lugar do banquete e a tomar água em lugar do vinho, para não se contaminarem, e foram por Deus, agraciados:
         Daniel 1.17:
"Ora, a esses quatro jovens, Deus deu o conhecimento e a inteligência em todas as letras e sabedoria; mas a Daniel deu entendimento em toda visão e sonhos."  Daniel 1.17


         A preocupação de Daniel, não era contaminar a carne, mas o espírito e as virtudes que de Deus havia recebido, coisas que muitos crentes não têm olhos espirituais para ver, e quando tem essa percepção, acabam por desprezar a Palavra, e buscar o prazer na comida e na bebida e nas coisas deste mundo, abandonando a santificação e a purificação da alma para a vinda do Senhor Jesus. Porém, o Reino de Deus não é comida e nem bebida, mas justiça, paz e alegria do Espírito Santo.


O nascimento de João Batista

         A Palavra em Lucas 1.13-15, conta que apareceu um anjo a Zacarias, pai de João Batista e disse-lhe:
"Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João. E terás prazer e alegria, e muitos se alegrarão no seu nascimento, porque será grande diante do Senhor, e não beberá vinho, nem bebida forte, e será cheio do Espírito Santo, desde o ventre de sua mãe."  Lucas 1.13-15

O vinho das Bodas de Caná

         Mas muitos dirão: Jesus não só transformou água em vinho, como Ele próprio tomava vinho. Correto, então vamos meditar na Palavra.
         João 2.1-10, descreve a Palavra que Jesus e os seus discípulos, participavam de umas bodas, na cidade de Caná, e acabado o vinho, Disse-lhes Jesus:
"Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima. E disse-lhes: Tirai agora e levai ao mestre-sala. E levaram.
E, logo que o mestre-sala provou a água feita vinho (não sabendo de onde viera, se bem que o sabiam os empregados que tinham tirado a água), chamou o mestre-sala ao esposo.
E disse-lhe: Todo homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então, o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho."  João 2.1-10
        Amados, meditem, qual a matéria prima usada na transformação do vinho?  Certamente AGUA. E aquele bom vinho produzido pela glória do Senhor é igual a esses que se comercializam por aí, com alto teor alcoólico?
         Certamente não, Jesus não iria oferecer um vinho que viesse a embriagar (contaminar como disse Daniel), porque todos os atos do senhor eram obras do Espírito Santo, milagres e maravilhas que ao homem comum é impossível realizar.


Jesus, a Fonte da Água da Vida Eterna

         A água que Jesus referia-se, não é a água natural de símbolo químico H²O, mas a  água que tem a consistência de Espírito e Vida, pois em João 7.37-39, disse Jesus: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba.
         E quem crê em mim, como diz a escritura, rios e de água viva correrão do seu ventre. Isso disse Ele, do Espírito que haviam de receber os que nele cressem, porque o Espírito Santo ainda não havia sido manifestado, por ainda Jesus não ter sido glorificado.


O Cálice da Ceia, o Sangue do Novo Testamento

         O próprio Jesus revelou que tomava vinho (Lucas 7.34), entretanto, precisamos observar que a Palavra fala do vinho e da bebida forte. E os vinhos produzidos hoje, todos são bebidas fortes, pois embriagam.
         Considere que na primeira ceia (Mateus 26.27, 28), enquanto comiam, Jesus tomou o pão, e, abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo.
         Semelhantemente, tomando o cálice e dando graças, deu-lho, dizendo: Bebei dele todos. Porque isto é o meu sangue, o sangue do Novo Testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados.
         E no versículo 29 deste mesmo capítulo de Mateus, Jesus refere-se ao cálice como fruto da vide (Marcos 14.25 e Lucas 22.18).
         Então perguntamos: O vinho que Jesus tomava seria porventura o mesmo vinho alcoólico que é servido hoje nas ceias? Ou o vinho dos botecos que muitos crentes apreciam e julgam correto degustá-lo? 
         Jesus disse aos seus discípulos: Isto é o meu sangue, o sangue do Novo Testamento.
         Irmãos, porventura o sangue aspergido na cruz, que Jesus escreveu o Novo Testamento, poderia conter algum teor alcoólico?
         Podemos afirmar com toda certeza que o vinho usado por Jesus nessa ocasião não era fermentado. Esta afirmação é irrefutável na Bíblia pelo seguinte:
         Desde a primeira cerimônia da páscoa não devia haver fermento em nenhum compartimento da casa (Êxodo 12.15), porque este é o símbolo do pecado. E, se os pães asmos não podiam conter fermento como o próprio nome indica, é fácil concluir que o vinho também não podia ser fermentado.
         Tanto o vinho da ceia como o das bodas em Caná da Galiléia não eram fermentados, porque Jesus jamais aceitaria partilhar daquilo que é tão fortemente condenado na Bíblia.
         Muitas igrejas cristãs tradicionais, conservam o costume de usar o vinho sem fermento para simbolizar o sangue de Cristo, oferecido por nós na cruz, para remissão de nossos pecados.
         Por esta razão concluímos que o vinho usado pelo Senhor trata-se do MOSTO, que significa: O MOSTO (do latim mustum, "novo""jovem") é o sumo de uvas frescas obtido antes que passem pelo processo de fermentação.
         Vinho novo e sem alcool, ou seja, antes da fermentação o qual é usado para atingir o grau alcoólico desejado. Mosto pode ser também o suco de qualquer fruto.
         E para tanto, o Apóstolo Paulo recomendou a Timóteo: Não bebas mais água só, mas usa de um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas freqüentes enfermidades (Timóteo 5.23).
         Amados, qual a propriedade medicinal do vinho para as doenças estomacais e outras enfermidades? 
         Todos sabem que o vinho e toda bebida alcóolica neutraliza o efeito dos medicamentos, e principalmente para o problema estomacal, o vinho é altamente agressivo a essa enfermidade.
         Outra prova incontestável que o vinho recomendado a Timóteo não era vinho comum com teor alcoólico, é o descrito na primeira carta a Timóteo (3.3), ocasião em que Paulo lhe ordenou estabelecer presíteros nas igrejas, mas um dos quisitos para o presbíbtério, era não ser dados ao vinho.
         Entretanto, não há contradição alguma na Palavra, basta recebermos o Evangelho de Cristo  com discernimento pelo Espírito Santo de Deus, vamos meditar:           
         Pedro 1.20, 21: 
"Sabendo primeiramente isto, que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação; porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo."  Pedro 1.20, 21
         Mas se o irmão entende que não há problema ingerir uma pequena quantidade de vinho, sem embriagar-se, faça uma avaliação, tome um pequeno cálice de vinho, saia dirigindo o seu carro e faça um teste no bafômetro da polícia, só para ver o resultado final.




         Meu irmão, se o uso da bebida é reprovável pela lei do homem, imagine então o conceito do Senhor Deus sobre isso? Vinho é bebida alcóolica tanto quanto as demais, mas alguns “irmãos”tentam justificar-se  dizendo que tomar um copinho de vinho, eventualmente uma cervejinha, não tem problema. Talvez um cigarrinho, ou um adulteriozinho, e outros pecadinhos. 
         O que  precisamos nos conscientizar que para Deus não há pecadinho e nem pecadão. Não é a quantidade, e sim o caráter pecaminoso dos atos praticados. Pecado é abominação ao Senhor e encerrou. O que passar da verdade que Cristo nos ensinou é de procedência maligna.
         Portanto, o vinho recomendado por Paulo a Timóteo, com toda certeza não era o comercializado nas gôndolas dos mercados, mas o vinho semelhante ao transformado por Jesus nas bodas de Caná, maravilha que veio para honrar e glorificar o Nome do Pai, a qual deu início inúmeros milagres pelas poderosas mãos do Senhor Jesus, porque Deus era com Ele. Amém!
         Gálatas 5.13:
"Vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis, então, da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros no amor de Cristo."   Gálatas 5.13



 É isso aí!