GERAÇÃO PRÉ-ADÂMICA

quarta-feira, 15 de julho de 2009

TEXTO SEM CONTEXTO É PRETEXTO PARA DESCOBERTAS.

Que texto sem contexto é pretexto para heresias nós já sabemos. Agora, que existem alguns versículos bíblicos que retirados dos seus contextos podem nos revelar algumas descobertas do homem que surgiram muito depois da palavra de Deus, ah! existem.


Vejam alguns exemplos:



Segundo alguns historiadores, o futebol surgiu oficialmente e bem parecido com o que é jogado hoje em 1894 na Inglaterra. Mas há indícios do mesmo ter surgido bem antes disto na China. Agora vejam o seguinte detalhe: Se lermos somente a parte "A" do versículo 18 de Isaías cap 22, fora do contexto, temos:
" Certamente te fará rolar, como se faz rolar uma bola em terra larga e espaçosa...".
Se voce teve a curiosidade de conferir na sua bíblia, por favor, não usem a parte "B" do versículo pra dizer que futebol não é de Deus! Lembrem-se: texto sem contexto....





E o que dizer da nossa impressão digital em JÓ 37,7?:
"Ele sela as mãos de todo o homem, para que conheçam todos os homens a sua obra".
Este versículo deu para usá-lo por inteiro, ainda que fora do contexto. Mas será que existe alguma semelhança com a grande opção que os detetives de hoje se utilizam para possíveis esclarecimentos e identificações?




No mesmo livro do patriarca JÓ podemos pelo menos fazer alusão de algo bem moderno e próximo de nós. Quando voce se dirige a um interruptor de lâmpada na sua residência, já veio em sua mente o complicadíssimo processo de uma usina hidrelétrica que faz com que a energia elétrica chegue até sua casa! Se não, pesquise só por curiosidade e veja como funciona este processo e depois veja o que diz JÓ 28,11:
"Os rios tapa, e nem uma gota sai deles, e tira para luz o que estava escondido".
Simples o tal processo, não?




E aí? Quem de fato descobriu que o nosso planeta era redondo? Copérnico ou Galileu? Muito antes deles o Livro de Isaías no cap 40 e vers 22 já dizia assim:
"Ele é o que está assentado sobre o globo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; ele é o que estende os céus como cortina, e os desenrola como tenda para neles habitar."
Ai ai ai! Esse mundo dá voltas, né? Se estes "estudiosos" meditassem mais na Bíblia..................









Pra encerrar. Entendo que para uma pessoa correr o risco de ser sequestrada, na maioria das vezes, necessariamente ela precisa ter muito dinheiro, não é mesmo? Será que o sábio de Provérbios 13,8 também pensava mais ou menos como eu? Pv 13,8:
" O resgate da vida de cada um são as suas riquezas, mas o pobre não ouve as ameaças".

Não aconselho ninguém a usar os versículos acima fora dos seus respectivos contextos e, muito menos ainda, a estabelecer doutrinas em cima disto. Lembrem-se dos pretextos que isto pode gerar. São apenas detalhes da nossa interesSantíssima Palavra de Deus!


É isso aí!

quinta-feira, 9 de julho de 2009

TOMÉ ERA UM INCRÉDULO?



Um dos personagens bíblicos mais criticados é exatamente um dos discípulos de Jesus chamado Tomé. Muitos pregadores se referem a ele como um exemplo do que não devemos ser e fazer. Mas, observando alguns detalhes da Bíblia em relação a Tomé, entendo que ele não era tão má pessoa assim!
Um dos versículos mais importantes, lindos e lidos da Bíblia é João 14,6 e existe por causa de uma dúvida de Tomé: No finalzinho do cap.13, Pedro pergunta pra Jesus: para onde vais? Ao que Jesus lhe respondeu: Para onde vou não podeis ir agora e Ele entra no Cap 14 falando sobre a casa do pai e termina no versículo 4 dizendo: "Para onde vou, vós conheceis o caminho." Não se sabe se todos os discípulos entenderam o que Jesus disse, mas Tomé não entendeu e, por causa disto perguntou: "JO 14,5: "Senhor. Não sabemos para onde vais, como podemos saber o Caminho? Nisto Jesus respondeu: JO 14,6 " Eu sou o caminho, a verdade e a vida e ninguém vem ao pai senão por mim. " Por causa de uma dúvida de Tomé, este versículo consta na Bíblia!


Uma outra situação interessante foi uma atitude de Tomé ao oferecer sua própria vida para seguir a Jesus. Será mesmo? Quando Jesus "fica sabendo" da morte de Lázaro, Ele a anuncia aos discípulos e lhes diz da necessidade de ir até Betãnia. Porém, Ele juntamente com seus discípulos tinham acabado de sair de lá sob risco de apedrejamento. Os discípulos, claro, temeram em voltar lá e tentaram desanimar Jesus e, quem foi o único corajoso que quis ir? JO 11,16: " Disse, pois, Tomé aos seus condiscípulos. VAMOS NÓS TAMBÉM PARA MORRERMOS COM ELE." Quanta coragem, hein?! É importante notar que não existe interrogação no final da fala de Tomé, como alguns pregadores insistem em colocar, insinuando um deboche de Tomé, querendo afirmar que ele estava com medo. Será que a igreja de hoje não estaria precisando de pessoas como Tomé, que não olham circunstâncias para servirem a Jesus?


O texto áureo em que muitos denigrem, menos Jesus, a imagem deste bom rapaz é JO 20,19 em diante e é interessante observar mais alguns detalhes que este texto nos revela:


1 - Quando Jesus aparece aos discípulos, Tomé não estava lá!
2 - Todos os discípulos estavam trancados, com medo e Tomé foi o único a saír e encarar a situação pós morte de Jesus.
3 - Os demais discípulos creram porque viram a Jesus. Será que se mais algum discípulo também não estivesse lá creria sem vê-lo?
4 - Quando Tomé aparece, os discípulos lhe dão a boa nova mas como confiar neles visto que já tinham pisado muito na bola. ( Um traiu e morreu, outro negou 3 vezes... todos estavam com medo...) Tomé desconfiou, creio.
5 - Uma semana depois Jesus volta e se submete á dúvida de Tomé. Não é Tomé agora quem pede para tocá-lo.


Quando Jesus lhe diz no vers. 27 "não sejas incrédulo, mas crente...", Ele não o está condenando por duvidar de alguma coisa, mas sim o orientando a crer mesmo que as circunstancias não estejam favoráveis e, qual de nós na nossa trajetória com Jesus em algum momento já não duvidou de alguma coisa? Com a dúvida sanada, Tomé só teve uma coisa a dizer: "Senhor meu e Deus meu". Pra Jesus não há problema nenhum se Ele tiver que provar que é Deus, e se alguém tiver dúvidas Ele se submete a elas e prova a sua Deidade, pois há dúvidas que vem para o bem, como as dúvidas de Tomé, ou seja, Tomé duvidou um dia para que hoje pudéssemos crer!


É isso aí!