quarta-feira, 15 de julho de 2009

TEXTO SEM CONTEXTO É PRETEXTO PARA DESCOBERTAS.

Que texto sem contexto é pretexto para heresias nós já sabemos. Agora, que existem alguns versículos bíblicos que retirados dos seus contextos podem nos revelar algumas descobertas do homem que surgiram muito depois da palavra de Deus, ah! existem.


Vejam alguns exemplos:



Segundo alguns historiadores, o futebol surgiu oficialmente e bem parecido com o que é jogado hoje em 1894 na Inglaterra. Mas há indícios do mesmo ter surgido bem antes disto na China. Agora vejam o seguinte detalhe: Se lermos somente a parte "A" do versículo 18 de Isaías cap 22, fora do contexto, temos:
" Certamente te fará rolar, como se faz rolar uma bola em terra larga e espaçosa...".
Se voce teve a curiosidade de conferir na sua bíblia, por favor, não usem a parte "B" do versículo pra dizer que futebol não é de Deus! Lembrem-se: texto sem contexto....





E o que dizer da nossa impressão digital em JÓ 37,7?:
"Ele sela as mãos de todo o homem, para que conheçam todos os homens a sua obra".
Este versículo deu para usá-lo por inteiro, ainda que fora do contexto. Mas será que existe alguma semelhança com a grande opção que os detetives de hoje se utilizam para possíveis esclarecimentos e identificações?




No mesmo livro do patriarca JÓ podemos pelo menos fazer alusão de algo bem moderno e próximo de nós. Quando voce se dirige a um interruptor de lâmpada na sua residência, já veio em sua mente o complicadíssimo processo de uma usina hidrelétrica que faz com que a energia elétrica chegue até sua casa! Se não, pesquise só por curiosidade e veja como funciona este processo e depois veja o que diz JÓ 28,11:
"Os rios tapa, e nem uma gota sai deles, e tira para luz o que estava escondido".
Simples o tal processo, não?




E aí? Quem de fato descobriu que o nosso planeta era redondo? Copérnico ou Galileu? Muito antes deles o Livro de Isaías no cap 40 e vers 22 já dizia assim:
"Ele é o que está assentado sobre o globo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; ele é o que estende os céus como cortina, e os desenrola como tenda para neles habitar."
Ai ai ai! Esse mundo dá voltas, né? Se estes "estudiosos" meditassem mais na Bíblia..................









Pra encerrar. Entendo que para uma pessoa correr o risco de ser sequestrada, na maioria das vezes, necessariamente ela precisa ter muito dinheiro, não é mesmo? Será que o sábio de Provérbios 13,8 também pensava mais ou menos como eu? Pv 13,8:
" O resgate da vida de cada um são as suas riquezas, mas o pobre não ouve as ameaças".

Não aconselho ninguém a usar os versículos acima fora dos seus respectivos contextos e, muito menos ainda, a estabelecer doutrinas em cima disto. Lembrem-se dos pretextos que isto pode gerar. São apenas detalhes da nossa interesSantíssima Palavra de Deus!


É isso aí!

Nenhum comentário:

Postar um comentário