GERAÇÃO PRÉ-ADÂMICA

sexta-feira, 15 de maio de 2015

A INCRÍVEL HISTÓRIA DE UMA MULHER QUE FOI ABENÇOADA POR DUAS SOGRAS!


Não, não tem nada a ver com a imagem....

As Duas Sogras de Rute:

Se tiver alguns minutos, pegue a sua Bíblia e leia o pequeno livro de Rute (leva menos de 10 minutos para ler o livro inteiro). Rute era uma viúva moabita que acompanhou sua sogra, Noemi, quando esta (também viúva) voltou para a terra de Israel. Lá, Rute conheceu Boaz, um bom homem, e casou-se com ele. A história de Rute se enquadra no período da história relatada no livro anterior (Juízes). O autor de Rute apresenta alguns fatos importantes, mas provavelmente não se preocupou em completar todos os dados genealógicos. Deu para nós informações suficientes para entender a importância de algumas mulheres destacadas neste livro.

Registros genealógicos na Bíblia, às vezes, pulam gerações; em alguns casos filho pode significar neto ou descendente. É bem possível que isso tenha acontecido na genealogia no final do livro de Rute, onde nove gerações abrangem um período de mais de 600 anos. Conforme esta lista genealógica, Rute, uma moabita, seria a bisavó de Davi, e este fato garantiu o lugar dela na história. Rute é uma das poucas mulheres citadas especificamente na genealogia de Jesus Cristo (veja Mateus 1:5).

Partindo da mesma genealogia, observamos a posição honrada de algumas outras mulheres nesta história. A integridade de Noemi, que buscou refúgio entre seu próprio povo de Israel depois de passar por uma série de tragédias pessoais, é um dos temas deste livro. Quando comparamos o relato de Mateus 1, percebemos um destaque dado a algumas mulheres que poderiam ter sido desprezadas se não fosse pela bondade de Deus. Entre as mulheres citadas neste registro dos antepassados de Jesus são Rute e sua segunda sogra, Raabe (Mateus 1:5). Quem conhece a história do povo judeu na época da conquista da terra de Canaã lembrará do nome de Raabe. Quando os espiões israelitas chegaram à cidade de Jericó, “. . . entraram na casa de uma mulher prostituta, cujo nome era Raabe, e pousaram ali” (Josué 2:1). Apesar da sua conduta imoral antes deste momento, Raabe demonstrou sua fé em Deus e, depois, casou-se com um israelita.

Ao invés de menosprezar estas mulheres por serem estrangeiras ou, no caso de Raabe, uma ex-prostituta, a história bíblica conserva os nomes das duas por outro motivo. Estas mulheres, embora nascidas de nações pagãs, decidiram se agregar ao povo de Deus. Raabe ajudou os israelitas contra Jericó, e Rute seguiu sua primeira sogra quando deixou sua terra natal para morar em Israel. Desta maneira, as duas ganharam o privilégio de fazer parte da família de Jesus.

Não importa onde nós começamos nesta vida, temos o mesmo privilégio de escolher um lugar na família de Cristo. O próprio Jesus frisou este fato quando fez uma distinção importante entre a família carnal e a família espiritual: “Porque qualquer que fizer a vontade de meu Pai celeste, esse é meu irmão, irmã e mãe” (Mateus 12:50). Deus é capaz de perdoar e usar pessoas que dedicavam suas vidas ao pecado, seja na prostituição, na desonestidade, nos vícios, ou na negligência, menosprezando as coisas do Senhor.

Mais de 1.000 anos depois de Rute, um descendente dela nasceu na pequena cidade de Belém de Judá. Foi a mesma cidade onde Rute conheceu Boaz. Este descendente não tinha o perfil dos grandes reis e imperadores do mundo, mas se tornou mais forte e mais influente do que qualquer um deles. Ele não tinha intenção de competir com líderes políticos, pois a missão dele foi outra. Este descendente de Rute descreveu seu propósito nestas palavras: “Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes; não vim chamar justos, e sim pecadores” (Marcos 2:17). Jesus mostrou compaixão para com os pobres, os estrangeiros e as prostitutas, olhando para cada pessoa com amor e o desejo de resgatar homens e mulheres dos seus próprios pecados (leia Mateus 11:4-6; 15:21-28; 21:32).

“Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele” (João 3:16-17). Busquemos a salvação oferecida por este descendente de Raabe e Rute!

–por Dennis Allan

Nenhum comentário:

Postar um comentário