GERAÇÃO PRÉ-ADÂMICA

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

ESCOLHI ESPERAR, MAS, ATÉ QUANDO?



“Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor” Salmos 40.1

Introdução: Esperar não é fácil. Vivemos um século onde tudo acontece com rapidez e as pessoas estão dispostas a pagar para não esperar. A sociedade moderna é imediatista. Contudo, a vida já começa com a espera de nove meses para nascer e continua com uma sequência de esperas até o fim. A grande dificuldade para esperar é a dúvida se vai acontecer o que se espera.

O que você está esperando?

Vamos refletir a diferença entre esperar e não esperar:

1- DESESPERO = não + esperar: Salmos 69.3 “Estou cansado de clamar, secou-se-me a garganta; os meus olhos desfalecem de tanto esperar por meu Deus”

Quem não sabe esperar, vive em desespero. Uma pessoa desesperada perde toda a expectativa de conseguir vencer e pensa que não adianta mais esperar. Muitas pessoas são apressadas porque já se frustraram muito e não conseguem aguentar a possibilidade de ficar esperando e depois não ser atendidas. Este também é um comportamento infantil, quando a mãe não ensina o/a filho/a.

Exemplos de pessoas que não souberam esperar:
- a mulher de Ló não aguentou esperar e olhou para trás (Gênesis 19.26);
- o povo de Israel não esperou Moisés descer o monte e fizeram o bezerro de ouro (Êxodo 32.1,2);
- o filho pródigo não quis esperar o tempo certo de receber sua herança (Lucas 15.11-13);

Para curar o desespero é preciso aquietar o coração na presença de Deus, por isso a Palavra diz “voltai à fortaleza, ó presos de esperança; também, hoje, vos anuncio que tudo vos restituirei em dobro” (Zacarias 9.12). O cristão deve usar o capacete da salvação (Efésios 6.17) para proteger sua mente de todo pensamento que tire sua esperança em Deus.

Espere um pouco mais!

2 – ESPERANÇA = esperar + crer: Salmos 62.5 “Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa, porque dele vem a minha esperança”



A Esperança é a continuação da fé. Ter esperança é esperar acreditando. Quem espera com dúvida, não tem esperança. Por isso devemos esperar no Senhor, pois sabemos que não seremos decepcionados por Ele. Esperar em Deus é ter certeza de resposta no tempo certo.

Exemplos de pessoas que souberam esperar:
- Noé e sua família esperaram as águas do dilúvio abaixarem (Gênesis 10.8-10);
- Abraão que esperou contra a esperança e teve seu filho (Romanos 4.18).
- Davi esperou o tempo certo de ser rei mesmo depois de ungido;
- Jesus esperou trinta anos para iniciar seu ministério;

O livro de Salmo traz várias palavras em oração falando sobre esperar em Deus, quando o salmista diz “e eu, Senhor, que espero? Tu és a minha esperança” (Salmos 39.7). Somente no Salmo 119 o autor fala quatro vezes sobre esperar “na Tua palavra” (Salmos 119.49,81,114,147) mostrando que quando Deus faz uma promessa, devemos esperar confiando que se cumprirá.

Mesmo que tudo pareça contrário, devemos dizer “aguardo o SENHOR, a minha alma o aguarda; eu espero na sua palavra” (Salmos 130.5). Se você está achando difícil esperar, busque na Palavra de Deus uma fonte de esperança, para que você não espere sem ter a fé que vem pelo ouvir (Romanos 10.17).

Vale a pena esperar!

Tenha esperança no Senhor!

CONCLUSÃO:
A paciência é fruto do Espírito, também chamada de longanimidade ou ânimo longo (Gálatas 5.22). Jesus prometeu que “os mansos herdarão a terra” (Mateus 5.5) porque ‘a pressa é inimiga da perfeição’. Muitas vezes passamos por situações que são para nos ensinar a ser perseverante e aprender a esperar porque “a tribulação produz perseverança e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança” (Romanos 5.3,4).

Esperar no Senhor é ter fé!

| Autor: Pr. Welfany Nolasco Rodrigues

3 comentários: