GERAÇÃO PRÉ-ADÂMICA

domingo, 22 de abril de 2012

LUGAR DE CRIANÇA É NA IGREJA!






Quem já não escutou, as seguintes frases sobre a criança nas igrejas: “AS crianças são o futuro da igreja”, “Um dia estas crianças vão estar em nosso lugar”, “Diácono, por favor, pegue esta criança no corredor da igreja, ela está atrapalhando o bom andamento do culto” , “ Vamos ter uma programação para a família, mas os filhos não podem participar. Deixem os filhos com a avó” .


Muitas igrejas (estou me referindo as igrejas que tem condições) nem se preocupam em colocar as crianças em um lugar digno, mas qualquer lugar serve, num cantinho, aquela sala que ninguém usa.


Mas será que levariam os empresários da igreja para mesma sala que os pequeninos usam para uma reunião?


Algumas destas frases poderiam ser engraçadas se não expressassem como a igreja tem tratado os nossos pequeninos.


Eu quero levar você a refletir sobre o relacionamento da criança e a igreja. Como Jesus se relacionou com os pequeninos e de que forma a igreja vê as crianças.


Igrejas que não incluem as crianças em suas programações 
  
Jesus nunca pediu para que as crianças fossem retiradas de suas mensagens, pelo contrário, quando algumas foram levadas ao mestre para que ele as tocasse, foram os discípulos que dificultaram o contato entre Jesus e elas. 
  
Uma brincadeirinha: Foi aqui que nasceram os primeiros diáconos, não que todos sejam desta forma, mas muitos agem assim mesmo. 


Voltando....
Jesus vendo a atitude dos discípulos repreendeu-os, ficou indignado, pediu para que eles deixassem as crianças ter livre acesso dizendo: “Deixai vir a mim as crianças, e não as impeçais, porque de tais é o reino de Deus. (Marcos 10 v.13).”.


O mestre sabia que impedir as crianças de ter acesso a Ele, era a mesma coisa que dizer que elas não são importantes para o Reino de Deus. Imagine você, ser o membro de uma igreja e não poder conversar com o seu pastor! Ser barrado pelos seguranças do pastor! Ser proibido de chegar a Jesus!


Parece brincadeira, mas já existem pastores e apóstolos que agem desta forma.


Mas qual é a colheita destas atitudes? 


A criança perde a referência dentro da Igreja, ela não ira amar aquele que a despreza. 


Qual é a criança que ama alguém que a despreza? 


Será que esta pergunta não deve ser feita para alguns ministérios?


Em muitas igrejas encontramos a mesma atitude que os discípulos tiveram, muitas crianças são deixadas de lado em algumas programações. 


Pode parecer contraditório, mas quando existem as nomeadas “programações da família” em muitas igrejas, os pais recebem a orientação para deixar os filhos em casa, com avó, com a vizinha, com uma irmã para que a programação saia como planejada, da melhor forma possível, para que ela tenha sucesso.


E eu me pergunto:Será que estas programações são para a família? Será que a melhor programação para a família é aquela que os filhos atrapalham quando participam?


Que tipo de programação tem sucesso com a família se ela é separada antes de começar? 
Os filhos fazem parte da família, são personagens principais e não coadjuvantes, são bênçãos e não maldição,devem participar das programações para que saibam que eles são importantes para o corpo de Cristo e para a família.


Não digo que elas devem fazer parte de toda programação, mas deveriam participar de algum tipo de atividade no período que os pais recebem a ministração. Muitos não participam destas programações porque não tem com quem deixar seus filhos.




Se a igreja vai fazer uma programação especifica para casais deve procurar  ajuda dos professores ou do ministério infantil! Eles podem programar algum evento no mesmo horário. Não é tão difícil resolver esta questão, basta querer e ter vontade.


Para alguns líderes, a criança não nota tal diferença, mas pelo contrário, existem crianças que estão com o olho no brinquedo e o ouvido no púlpito, na hora do aviso, elas sempre estão ligadas!


Certa vez, o meu filho, Lucas  tinha teve uma atitude interessante - Olha que ele estava com 7 anos...


Quando chegamos da igreja, ele foi para o seu quarto. Começou arrumar as malas, e a minha esposa perguntou o que ele estava fazendo. 


A resposta veio : Estou arrumando as minhas malas porque o pastor disse que Jesus pode vir a qualquer hora e levar a gente pro céu!


Quando o pastor estava pregando, ele brincava no banco da igreja, mas com o ouvido no que o pastor dizia. 


Agora, como uma criança se sente ao ser excluída de uma programação nomeada “da Família”?




Como uma criança vai ter prazer em ir a um lugar que a exclui da programação da sua própria família?


Se a igreja demonstra interesse por elas, esta atitude gera amor e um relacionamento com a igreja. 


Os melhores relacionamentos são criados por aliança de amor.


O caso se agrava em alguns ministérios em que a criança é excluída explicitamente. 
  
Existem igrejas que possuem um lugar amplo, capaz de oferecer uma estrutura compatível aos que os pequenos necessitam para aprender da palavra de Deus da melhor forma possível, mas elas não têm o objetivo de evangelizar as crianças e interesse de ter as crianças ativas no ministério. 




Certa vez, perguntaram-me por que as crianças são tratadas desta forma. Não demorei a responder:: “Existem igrejas que não tem programações para as crianças por que elas não são dizimistas, empresárias e não podem participar de algumas campanhas “desafiadoras”. Eles não têm interesse de promover programações para quem não dá lucros aos caixas eclesiásticos.”


Amar os pequeninos é uma questão de viver o verdadeiro Cristianismo


Graças a Deus não são todas que desprezam as crianças, reconheço que muitas igrejas investem nos pequenos, fazem evangelização em escolas, creches e nas ruas demonstrando o verdadeiro amor que Jesus tem com os pequeninos. Preparam os seus professores investindo em cursos especializados para a evangelização infantil. Isto é Cristianismo!


Os pastores e líderes de ministério precisam entender que, quando Deus deu o seu Filho para morrer por nós, as crianças não foram retiradas do pacote. Elas fazem parte do plano de salvação. 




A igreja deve entender que hoje elas são crianças, amanhã serão adolescentes e no futuro, adultos. 


A criança é a igreja de “hoje e não do futuro”.


É isso aí!

Um comentário:

  1. CONCORDO PLENAMENTE .AS CRIANÇAS SÃO OS ADOLESCENTES ,JOVENS ,SENHORES E SENHORAS DE AMANHÃ.MAS INFELIZMENTE NÃO HÁ EM MUITOS CASOS O FOCO D IGREJA SOBRE ISSO.E MUITAS VEZES COM A DESCULPA DE ECONOMIZAR TEMPO DEIXAM DE DAR OPORTUNIDADE DA CRIANÇA LOUVAR .ACREDITE ELAS ME COBRAM DEPOIS DE PRATICAMENTE DOIS FINAIS D E SEMANA COM A MESMA DESCULPA .ENQUANTO QUE OUTROS GRUPOS OU PESSOAS TEM OPORTUNIDADE SE POSSÍVEL TODOS OS DIAS .FICO MUITO CHATEADA ...

    ResponderExcluir