GERAÇÃO PRÉ-ADÂMICA

quarta-feira, 29 de junho de 2011

O REAL SENTIDO DO VALE DE OSSOS SECOS.



Vocês já notaram como Israel e toda a região da Palestina têm estado todos os dias nos noticiários mundiais?
Israel hoje possui cerca de 7 milhões de habitantes. Para efeito de comparação: A grande São Paulo possui 20 milhões de habitantes. A Grande Cidade do México possui cerca de 33 milhões. E você muito raramente vê São Paulo ou Cidade do México nos destaques principais dos noticiários.
Mas Israel funciona há tempos como um termômetro do mundo. Quando a região está em paz, o mundo fica em paz. Quando a região está em conflito, o mundo inteiro é afetado colateralmente por isso. Por que então os conflitos de Israel merecem tanto destaque? Simplesmente, porque o Espírito Santo de Deus, por intermédio do profeta Zacarias, já havia estabelecido que isso aconteceria nos finais dos tempos:
  • Zacarias 12:2-3
    A “pedra pesada” assim referida é sentida por todos os povos que estão em conflito com Israel. Os conflitos que vemos hoje entre os árabes (palestinos) e judeus são também frutos dessa profecia.
O profeta Ezequiel previu que o povo judeu iria restabelecer seu território no fim dos tempos. Vejamos Ezequiel 37:1-14:  

"1 -  Veio sobre mim a mão do SENHOR, e ele me fez sair no Espírito do SENHOR, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos.
2 - E me fez passar em volta deles; e eis que eram mui numerosos sobre a face do vale, e eis que estavam sequíssimos.
3 - E me disse: Filho do homem, porventura viverão estes ossos? E eu disse: Senhor DEUS, tu o sabes.
4 - Então me disse: Profetiza sobre estes ossos, e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do SENHOR.
5 - Assim diz o Senhor DEUS a estes ossos: Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis.
6 - E porei nervos sobre vós e farei crescer carne sobre vós, e sobre vós estenderei pele, e porei em vós o espírito, e vivereis, e sabereis que eu sou o SENHOR.
7 - Então profetizei como se me deu ordem. E houve um ruído, enquanto eu profetizava; e eis que se fez um rebuliço, e os ossos se achegaram, cada osso ao seu osso.
8 - E olhei, e eis que vieram nervos sobre eles, e cresceu a carne, e estendeu-se a pele sobre eles por cima; mas não havia neles espírito.
9 - E ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize ao espírito: Assim diz o Senhor DEUS: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam.
10 - E profetizei como ele me deu ordem; então o espírito entrou neles, e viveram, e se puseram em pé, um exército grande em extremo.
11 - Então me disse: Filho do homem, estes ossos são toda a casa de Israel. Eis que dizem: Os nossos ossos se secaram, e pereceu a nossa esperança; nós mesmos estamos cortados.
12 - Portanto profetiza, e dize-lhes: Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu abrirei os vossos sepulcros, e vos farei subir das vossas sepulturas, ó povo meu, e vos trarei à terra de Israel.
13 - E sabereis que eu sou o SENHOR, quando eu abrir os vossos sepulcros, e vos fizer subir das vossas sepulturas, ó povo meu.
14 - E porei em vós o meu Espírito, e vivereis, e vos porei na vossa terra; e sabereis que eu, o SENHOR, disse isto, e o fiz, diz o SENHOR."
A profecia do vale dos ossos secos também nos diz muito espiritualmente. Mas a essência desta profecia foi justamente mostrar que o povo judeu retornaria dos países em que viviam para novamente formar sua nação.
Desde que os judeus foram expulsos de Israel pelos romanos em 70 d.C, eles jamais regressaram até 1948. O Estado de Israel foi oficialmente idealizado depois que o cientista Chaim Weizmann, durante a Primeira Guerra Mundial, inventou uma tecnologia para se produzir pólvora rapidamente para a Inglaterra. Isto foi a chave para a Inglaterra vencer seus inimigos.
Como gratidão a Chaim, os ingleses decidiram recompensá-lo com o que ele quisesse pedir. Porém, Chaim pediu aos ingleses para negociarem com os outros países vencedores da Primeira Guerra a volta dos judeus à região da Palestina. Foi então criado o primeiro tratado da criação do Estado de Israel, chamado de Declaração de Balfour, que se concluiu em 1948, quando então David Ben-Gurion, judeu nascido na Polônia em 1886, fundou oficialmente o país Israel, sendo seu primeiro ministro. Hoje, o aeroporto internacional de Tel Aviv leva o nome de Ben-Gurion.


Basta verificarmos com mais atenção os versículos 11 a 14, para concluirmos que foi exatamente o que aconteceu em 1948.

É isso aí!

sábado, 25 de junho de 2011

CASAMENTO E DIVÓRCIO, AFINAL, O HOMEM OU A MULHER PODEM OU NÃO CASAR DE NOVO?



Na Bíblia Sagrada vamos encontrar as passagens que sustentam as convicções doutrinárias divergentes sobre o tema Divórcio e Novo Casamento.






Irei transcrevê-las:


1 Coríntios 7:39, diz: " A mulher casada está ligada pela lei todo o tempo que o seu marido vive;


mas, se falecer o marido fica livre para casar com quem quiser, contanto que seja no Senhor. "






Evangelho de Mateus 5:31 e 32, diz: " Também foi dito: Qualquer que deixar sua mulher, dê-lhe carta de desquite (divórcio).


Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de prostituição, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério. "






Evangelho de Mateus 19:9, diz: " Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de prostituição, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério. "






Antes de entrar nas considerações, farei uso do dicionário:


Entender os significados básicos das expressões auxilia na compreensão.






. Adultério: Infidelidade conjugal. Relação sexual de pessoa casada com outra que não seja seu cônjuge.


. Adúltero: Que pratica adultério.


. Fornicação: Relação sexual de pessoa não casada, com pessoa casada ou não.


O adultério é o pecado de pessoas casadas com outras que não são seus próprios cônjuges.


. Prostituição: Entregar à devassidão por dinheiro, comércio habitual ou profissional do amor sexual; corromper, desmoralizar; deixar-se corromper por suborno de favores.


Degradar, aviltar, desonrar. Entregar-se sexualmente por dinheiro ou por vantagens materiais.


. Devassidão: Qualidade de quem ou do que é devasso. Depravação dos costumes. Libertinagem, desregramento da conduta.


Liberdade excessiva contrária a decência, ao pudor. Dissoluto. Vulgarizar.


. Degradar: Destituir de grau, dignidade ou cargo, de maneira infamante.


. Envilecer: Tornar vil, desprezível, aviltar, desonrar; vender por importância vil; baratear; Perder o valor.


 Corromper: Perverter física e moralmente; alterar, adulterar; subornar, peitar; apodrecer, deteriorar, perverter, depravar.


. Adulterar: Alterar, falsificar, corromper.


 Profanar: Desrespeitar o caráter sagrado; tornar impuro, ofender, macular, transgredir, violar.


Devemos meditar com atenção quando estamos considerando as coisas da Bíblia, porque há a interpretação pelo Espírito Santo, conforme o que Deus quer trazer ao entendimento pela Sua Palavra inspirada e, a "outra interpretação", natural, científica.






Vejamos a passagem da carta do Apóstolo Paulo aos Romanos, todo o capítulo 7, mas neste momento destacarei os versículos 1, 2, 3 e 4 - já me antecipo que não estarei tirando texto de contexto, estarei SIM, confirmando o contexto.


Os versículos 1, 2, 3 e 4:


" Não sabeis vós, irmãos (pois que falo aos que sabem a lei), que a lei tem domínio sobre o homem por todo o tempo que vive?


Porque a mulher que está sujeita ao marido, enquanto ele viver, está-lhe ligada pela lei; mas, morto o marido, está livre da lei do marido.


De sorte que, vivendo o marido, será chamada adúltera, se for doutro marido; mas, morto o marido, livre está da lei, e assim não será adúltera, se for doutro marido.


Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo para que sejais doutro, daquele que ressuscitou de entre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus. "


Agora, repito 1 Coríntios 7:39, diz: " A mulher casada está ligada pela lei todo o tempo que o seu marido vive; mas, se falecer o marido fica livre para casar com quem quiser, contanto que seja no Senhor. "


A Palavra de Deus sempre traz o paralelo:


JESUS CRISTO - IGREJA « - » MARIDO - ESPOSA.


Essa base sustenta qualquer meditação nas coisas ligadas ao assunto relacionamento marido - esposa.


Quando o Apóstolo Paulo considerou em Romanos 7:1,2,3 e 4, entrou diretamente em 1Co 7:39.






Quando Jesus veio para a sua esposa, Israel que vivia pela Lei, ela recusou.


Jesus estabeleceu a nova Lei, a Nova Aliança, o Novo Testamento, mas sua esposa, Israel, rejeitou-o.






A partir do momento que Israel / Igreja / Esposa do Cordeiro, rejeita seu legítimo esposo, passa a ser adúltera, ou seja, vive com outro homem que é a Lei do Velho Testamento.


Israel continua vivendo pela Lei do Velho Testamento e não pela Graça.


Como uma esposa adúltera. Que se prostitui com outro homem, A LEI.






Assim, começa a nascer a verdadeira Igreja, a Noiva do Cordeiro, pela fé pelo Espírito de Deus.


Por isso Paulo diz que, morto o marido, está livre da lei do marido (v.2) e, no versículo 4 acrescenta:


Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo para que sejais doutro, daquele que ressuscitou de entre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus.






No livro do profeta Isaías, capítulo 1, versículo 21, diz:


" Como se fez prostituta a cidade fiel! ela que estava cheia de retidão! A justiça habitava nela, mas agora homicidas. "


No livro do profeta Jeremias, capítulo 3, versículo 8, diz:


" E vi, quando por causa de tudo isto, por ter cometido adultério a rebelde Israel, a despedi, e lhe dei o seu libelo de divórcio, que a aleivosa Judá, sua irmã, não temeu; mas foi-se e também ela mesma se prostituiu. "


No livro do profeta Miquéias, capítulo 1, versículo 7, diz:


" E todas as suas imagens de escultura serão despedaçadas, e todos os seus salários serão queimados pelo fogo, e de todos os seus ídolos eu farei uma assolação, porque do preço da sua prostituição os ajuntou, e em recompensa de prostituta se volverão. "




Agora, podemos ligar a expressão prostituição, de que falam os textos no Evangelho de Mateus 5:31 e 32 e 19:9, escritos acima.


Jesus divorciou-se da Velha Israel da Lei e casou-se com a Nova Israel da Graça.


A Velha Israel da Lei tornou-se prostituta, pertencendo a outro marido, A LEI.


Nos dias de hoje, se uma congregação, ministério ou individualmente, estiver se prostituindo espiritualmente com o mundo, andando conforme o mundo, fazendo abominações em negócios, políticas, conforme os moradores da terra (expressão muito usada por Deus); se estiverem debaixo do jugo da Lei do Velho Testamento, é um povo espiritualmente prostituído e, se não arrependerem do caminho errado, receberão carta de divórcio do Senhor.


Há aqueles que já se perderam e os que estão perdidos que podem voltar.


Quando um líder ministerial usa a Igreja de Jesus Cristo para barganhar troca de favores em negócios, política etc, ele está submetendo o Corpo - Igreja à prostituição.






Por isso a Igreja não deve se submeter em política, servindo de palanque, mesmo se o candidato é crente.


Aquele que se une a uma igreja que o Esposo deu carta de divórcio por causa da sua prostituição, faz com ela um só corpo.






Nessa igreja, aparentemente, tudo está normal, mas a graça de Cristo, já perdeu.


Esse entendimento você lê na primeira carta do Apóstolo Paulo aos Coríntios, capítulo 6, versículos 12 a 20.


Destaco os versículos 15 e 16: " Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei pois os membros de Cristo, e fá-los-ei membros de uma meretriz? Não por certo.


Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz faz-se um corpo com ela? Porque serão, disse, dois numa só carne. "






Mais uma vez digo, não é texto fora de contexto, isso é a interpretação de coisas espirituais pela Palavra de Deus inspirada.






O texto de 1 Coríntios 7:39, apesar de omitir a circunstância de ocorrência da prostituição, não quer dizer que desautoriza, simplesmente não abrangeu expressamente. Senão, Jesus seria mentiroso.






Entretanto, a expressão prostituição está embutida no texto! ONDE?


Repetindo 1 Coríntios 7:39, diz: " A mulher casada está ligada pela lei todo o tempo que o seu marido vive;


mas, se falecer o marido fica livre para casar com quem quiser, contanto que seja no Senhor. "


Sim, A LEI.






Quer ver um outro texto que mesmo não citando a prostituição, autoriza a separação?


Vejamos 1 Coríntios 7:15 que diz: " Mas, se o descrente se apartar, aparte-se; porque neste caso o irmão, ou irmã, não está sujeito à servidão: mas Deus chamou para a paz. "






Mas, você identificou onde está incluída a prostituição no versículo acima? Sim, O DESCRENTE.






Mas, também, e, necessário, que o cônjuge descrente seja santificado pelo cônjuge crente. (1 Coríntios 7:12 - 16)






Certamente, não há como torcer os textos e a real interpretação das coisas espirituais.






Trazendo isso para o relacionamento marido - mulher, é o mesmo entendimento.






Divórcio e novo casamento são permitidos, conforme a Palavra de Deus.


MAS, SOMENTE, quando ocorre a prostituição.






Prostituição, do corpo carnal, e do corpo espiritual.






Para finalizar, atente para essa Palavra.


Havendo prostituição ( traição ) e, somente neste caso ( ou, claro, a viuvês ) dá autorização, ao traído, pela Palavra de Deus, ao divórcio e o novo casamento.


É isso aí!

USO E COSTUMES NÃO. PODE SIM, SEM PROBLEMAS, MAS SEM ABUSO, NÉ?

Vestimenta






Algumas denominações dão um valor excessivo ao chamado Uso & Costume, a ponto de excluir do rol de membros irmãos que não se enquadram na visão dos seus fundadores ou teólogos. À luz da Bíblia é impossível afirmar que a mulher ou o homem não deve usar determinada vestimenta.


O homem no princípio de sua existência andava nu, Gn 2.25. As primeiras roupas que usou eram feitas de peles de animais, Gn 3.21. Subseqüentemente os materiais empregados no fabrico de vestimentas eram a lã, Gn 31.19; Lv 13.47; Jó 31.20, o linho, Ex 11.31; Lv 16.4, o linho fino, Gn 41.42, e finíssimo, Lc 16.19, a seda, Ez 14.10,13; Ap 18.12, o saco de cilício, Ap 6.12, e as peles de camelo, Mt 3.4. As peças essenciais dos trajes do homem e da mulher eram duas: Uma túnica, espécie de camisa de mangas curtas, chegando até aos joelhos, Gn 37.3; 2Sm 13.18, às vezes tecida de alto a baixo e sem costura, Jo 19.23, 24, cingida por um cinto; eram iguais para ambos os sexos, a diferenciação estava no estilo e na forma de usá-las. Outra peça consistindo em um manto, Rt 3.15; 1Rs 11.30; At 9.39, feito de um pano de forma quadrada, guarnecido de fitas, Nm 15.38; Mt 23.5. Punha-se sobre o ombro esquerdo, passando uma das extremidades por cima ou por baixo do braço direito. A parte inferior do baixo manto chama-se orla, Ag 2.12; Zc 8.23. As vestes dos profetas eram de peles de ovelhas, ou de cabritos, 2Rs 1.8; Zc 3.4; Hb 11.37, e também de peles de camelo, Mt 3.4. Outra peça de roupa era às vezes usada entre a túnica e a manta, por pessoas de distinção, e oficialmente pelo sumo sacerdote, Lv 8.7; 1Sm 2.19; 18.4; 24.4; 2Sm 13.18; 1Cr 15.27; Jó 1.20. Era uma veste comprida sem mangas, apertada na cinta. Os cintos serviam para facilitar os movimentos do corpo e eram feitos de couro, linhos crus ou finos, 2 Rs 1.8; Jr 13.1; Ez 16.10, muitas vezes bem elaborados com decorações artísticas, Ex 18.39; 39.29; Dn 2.5; Ap 1.13. A espada era levada à cinta e o dinheiro também, Jz 3.16; 1Sm 25.13; Mt 10.9. Fora de casa traziam sandálias, sapato rudimentar, feitas com uma sola de madeira ou de couro, Ex 16.10, apertadas aos pés nus por meio de correias, passando pelo peito do pé e à roda dos artelhos, Gn 14.23; Is 5.27; At 12.8. O povo comum andava com a cabeça descoberta. Às vezes traziam turbantes, Jó 29.14; Is 3.20; Ez 23.20. O véu era usado pelas mulheres em presença de pessoas estranhas, Gn 24.65; Ct 5.7, se bem que muitas vezes elas saíam com as faces descobertas, Gn 24.16; 26.8.






Os santos são sensíveis à voz do Espírito Santo e antes de usar determinadas vestes, procuram conhecer a vontade de Deus. Não é conveniente ao homem usar roupas sabidamente femininas.


As mulheres devem vestir-se com sabedoria visando apenas a edificação do próximo, jamais, despertar a sensualidade ou desejos lascivos. Vestes transparentes, decotes profundos, saias e blusas curtas, calças apertadas (justas) e toda a espécie de roupas que mostram ou marcam o corpo despertando a sensualidade devem ser rejeitadas. É preciso cuidado com os extremos, o uso de vestidos e saias cobrindo os tornozelos, blusas com mangas até os pulsos e golas à altura do pescoço; não é sinal de santidade, geralmente desperta a rejeição no próximo impedindo que exalemos o bom perfume de Cristo.






O uso de roupas de "marca" ou "etiqueta" de modo geral é um canal aberto para o devorador (são caríssimas) e que desperta no coração a vaidade. Basicamente, quem usa uma roupa de griffe o faz para que o próximo veja. A moda não é feita para o povo de Deus, que devem optar pela simplicidade de aços, a exemplo de nosso Senhor.


"Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos,

Mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras." 1 Tm 2:9,10


Jóias e Maquiagem






O uso de jóias e bijuterias não é errado, no entanto, é preciso que sejam sensatos. As servas de Deus não devem assemelharem-se à uma "perua". A ostentação é um pecado.






O uso de maquiagem não é condenado por Deus, no entanto, as mulheres precisam ser sensíveis ao Espírito e não optar por nada demasiadamente pesado. O equilibro se aplica também a esta área.


"O enfeite delas não seja o exterior, no frisado dos cabelos, no uso de jóias de ouro, na compostura dos vestidos." 1Pe 3.3


Finalizando, medite:


"Todas as coisas são lícitas, mas nem todas convêm; todas são lícitas, mas nem todas edificam. Ninguém busque o seu próprio interesse, e sim o é de outrem." 1Co 10.23,24.


É isso aí.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

DEUS ME DEU UM VERSÍCULO HOJE......


Um dos curiosos fenômenos da atualidade é como os cristãos têm usado a Bíblia. Ao invés de reconhecer que ela é um livro feito de sessenta e seis livros, cada um escrito para um povo especifico, por uma razão especifica, tendemos a arrancar versículos fora dos seus contextos, porque as palavras concordam com o que já acreditamos. Às vezes crentes dizem coisas ingênuas como: “Deus me deu um versículo hoje”. O que há de errado com isto? Duas coisas: primeiro esta abordagem das Escrituras não honra a autoria divina das Escrituras. Deus deu o versículo há pelo menos 1.900 anos atrás. Talvez você só tenha descoberto o versículo hoje, mas ele estava lá o tempo todo. Dizer que Deus deu um versículo hoje é realmente uma afirmação existencial, como se a Bíblia não se tornasse viva até nós a lermos de um determinado jeito. Mas a revelação cessou. Está tudo lá no livro. Esta forma de falar soa quase como se a revelação continuasse. Mas, o trabalho do Espírito hoje, decididamente não é a nível cognitivo; ele não nos está trazendo uma nova revelação. Seu trabalho em relação à Bíblia é primariamente no âmbito da convicção; ele ajuda a convencer da mensagem da Bíblia, uma vez que ela seja devidamente compreendida. Segundo, esta abordagem (i.e., o dito método “Deus me deu um versículo hoje”) das Escrituras não honra a autoria humana da Bíblia. Quando Paulo escreveu aos Gálatas, ele escreveu uma mensagem coerente, holística. Ele nunca teve a intenção de que alguém, dois milênios mais tarde, roubasse versículos do seu contexto e os utilizasse como melhor achasse! É certo que temos o direito de citar versículos, mas não temos o direito de ignorar o contexto, ou fazer com que os versículos digam o que a língua não pode dizer.





Do contrário, alguém pode vir e dizer: “Judas foi enforcar-se”; “ Vá e faça o mesmo! Conseqüentemente, uma razão do abuso das Escrituras é a devida falta de respeito pela Bíblia como uma obra divina e humana. A abordagem acima a torna um livro de mágico de encantamento – quase que um livro de provérbios de biscoitos da sorte sem nexo!

É isso aí!

sexta-feira, 17 de junho de 2011

O TRIBUNAL DE CRISTO


Enquanto o mundo passa pela Tribulação, a igreja estará comparecendo perante o Tribunal de Cristo.”Porque importa que todos nós compareçamos perante o Tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo.” (II Cor. 5:10)

1. Quando Será?

Apesar de não encontrarmos nenhuma data precisa para este acontecimento na Bíblia, podemos saber que ele ocorrerá logo depois do Arrebatamento, porque:

a) O julgamento das obras do cristão e o seu galardão estão associados com o Arrebatamento (veja I Cor. 4:5, II Tim. 4:8 e Apoc. 22:12);

b) Quando Cristo voltar em glória para a terra no final da Tribulação, “os exércitos que há no céu, … com vestiduras de linho finíssimo, branco e puro”, irão seguí-lo (Apoc. 19:14). Mas, como “o linho finíssimo são os atos de justiça dos santos” (Apoc. 19:8), percebemos que, no final da Tribulação, os santos já estarão vestidos com este linho finíssimo, isto é, já terão sido julgados e recompensados.

Portanto, depois do Arrebatamento, enquanto o mundo passa pela Tribulação, a igreja estará comparecendo perante o Tribunal de Cristo, conforme veremos abaixo:

2. Como Será?

a) Individual — “Manifesta se tornará a obra de cada um” (I Cor. 3:13); “Cada um de nós dará contas de si mesmo a Deus” (Rom. 14:12); veja também I Cor. 4:5 e II Cor. 5:10.

b) Total — “Importa que todos nós compareçamos perante o Tribunal de Cristo” (II Cor. 5:10). Todo cristão, independente de como está sua vida espiritual, se é ou não batizado, todos seremos julgados.

c) Espiritual — Sentimentos carnais como inveja e descontentamento não estragarão este julgamento; nós já teremos sido transformados (I Cor. 15:51-52), e iremos reconhecer a justiça daquilo que recebermos.

3. O Que Será Julgado?

a) Os Motivos — I Cor. 4:1-5 — Deus, naquele dia, “manifestará os desígnios do coração” (v.5). Não basta servir; é preciso servir por amor. Você trabalha porque ama ao Senhor, ou porque quer se engrandecer?.

b) Os Materiais — I Cor. 3:12-15 — O Senhor também irá testar se aquilo que você construiu está de acordo com a Palavra de Deus (é ouro, prata, pedras preciosas), ou se é invenção humana (madeira, feno, palha). Você procura, no seu serviço cristão, fazer o que Deus manda, ou você está se esforçando (em vão) para promover teorias humanas?

c) Os Métodos — II Cor. 5:10 — Cada um receberá segundo o bem ou o mal que tiver feito. Mesmo que seus motivos sejam sinceros, e mesmo que aquilo que está sendo feito seja correto, os seus métodos tem a aprovação divina? Por exemplo, você se contenta em “pregar a Cristo, e este crucificado”, ou acha necessário utilizar métodos humanos mais “modernos”?

”Cada um veja como edifica” (I Cor. 3:10). Trabalhe por motivos sinceros, construa algo que Deus aprovará, e somente utilize meios que Ele recomenda. Do contrário, a sua obra será queimada.


4. Qual o Motivo do Julgamento?

É importante frisar que este julgamento não é para decidir o destino eterno do cristão. Todo aquele que crê no Senhor Jesus Cristo tem a vida eterna, e não entra em juízo (João 5:24), e mesmo aqueles cujo serviço for queimado perante o Tribunal de Cristo serão salvos (I Cor. 3:15). Nossa salvação não depende de obras, e já está garantida. Mas nem todos os salvos terão a mesma posição no céu, e este julgamento tem a finalidade de recompensar o serviço dos servos de Deus.

Alguns terão recompensas:

• Receberão louvor da parte de Deus (I Cor. 4:5);

• Receberão coroas:

Coroa Incorruptível (I Cor. 9:25-27) — para quem vence a carne;

Coroa de Justiça (II Tim. 4:8) — para aqueles que amam a Sua vinda;

Coroa da Vida (Tiago 1:12) — para aqueles que suportam as provações por amor do Senhor;

Coroa da Glória (I Ped. 5:4) — para aqueles que cuidarem fielmente do rebanho (vs. 1-3)

Estas coroas não são coroas literais que usaremos sobre nossas cabeças. Apesar de não sabermos exatamente o que são, a Bíblia nos mostra que serão algo que poderemos oferecer em adoração ao Senhor (Apoc. 4:10). Pode ser que sejam uma capacidade melhor de apreciar as maravilhas do nosso Deus, o que resultaria numa capacidade maior de adorá-lo.


Alguns sofrerão dano:

• Não receberão completo galardão (II João v.8);

• Terão a tristeza de ver sua obra queimada (I Cor. 3:15);

• Ficarão envergonhados (I João 2:28)



5. Conclusão

Um dia, você terá que comparecer perante o Tribunal de Cristo; naquele dia, quando Deus analisar todo o teu serviço, você ficará envergonhado? Ou Ele irá dizer: “Muito bem, servo bom e fiel”, e te entregará uma coroa? Meu irmão, minha irmã, não basta se esforçar para edificar algo para Deus; é necessário que, agora, “cada um veja como edifica”, para não dizer, depois, “me esforcei inutilmente” (Fil. 2:16).

Não devemos confundir o TRIBUNAL DE CRISTO  com o JULGAMENTO DO GRANDE TRONO BRANCO. O primeiro é para os salvos e o segundo para os inconversos.

É isso aí!

A ETERNIDADE COM DEUS



 O (S) CÉU (S)



Pode-se questionar agora a razão do plural empregado, vemos isso na primeira menção da Palavra de Deus sobre o Céu, alias foi registrado a existência de mais de um dele.



Gênesis 1:1 – “No princípio criou Deus os céus e a terra.”



O que nos diz esse registro da Bíblia é o fato de haver mais de um céu! Sim, mas onde e como seriam esses outros céus ? Primeiro precisamos entender que No princípio Deus não criou o inferno, a Palavra dEle claramente menciona que foram criados os céus no inicio, portanto inferno é algo mais recente que os céus, muito embora essa referência possa ser apenas dos céus inferior e intermediário e o inferno já estar preparado anteriormente já que o Senhor habitava no céu superior.



A palavra original em hebraico usada no livro de Gênesis por Moisés para descrever os céus foi “shamayim” , essa palavra em hebraico tem o plural na terminação “im”, portanto indica claramente que há mais de um céu. Os céus são: inferior, intermediário e superior. Então vejamos quais sãos os céus existentes com maiores detalhes.



- Céu inferior ou “AURONOS”: esse céu é o local onde podemos claramente ver as nuvens, o ar atmosférico sendo o céu que envolve a terra e o ar, inclusive o azul celeste está aparente no céu “auronos”.



- Céu intermediário ou “MESORANIOS”: já esse céu é o local imenso onde estão localizadas as estrelas e planetas, já não é azul, pois vemos que ao sair da atmosfera terrestre o espaço é escuro e preto, sendo um vácuo onde estão as estrelas. Conhecido por céu astronômico, onde estão os planetas.




- Céu superior ou “EPORANIOS”: esse céu e chamado de o céu dos céus, o lugar onde está o Senhor e os santos, onde os anjos circulam.



Portanto, agora podemos verificar que os céus foram criados ao mesmo tempo, conforme diz a Palavra do Senhor. Pela Sua Palavra foram criados os céus e a terra.



 O SEIO DE ABRAÃO E O PARAÍSO



Quando Jesus disse ao ladrão sobre a cruz que naquele dia ele estaria com ele no paraíso, por paraíso é preciso entender o seio de Abraão que antes da ressurreição de Cristo era o lugar para onde iam os justos (cfr. Lucas 16:22). Este lugar não se encontrava no céu, mas debaixo da terra longe do lugar de tormento para onde iam os ímpios, tanto é verdade que na história do rico e de Lázaro, o rico que se encontrava no Hades podia ver Lázaro e Abraão que se encontravam no seio de Abraão (cfr. Lucas 16:23), e não só, o rico pôde também falar com Abraão, dialogar com ele. Se pois Jesus disse àquele homem sobre a cruz que naquele próprio dia ele estaria com ele no seio de Abraão, não há nada de surpreendente ao ler que Jesus depois de ter ressuscitado disse a Madalena que ainda não tinha subido para o seu Pai, porque o seu Pai tinha o seu trono nos céus e não debaixo da terra no paraíso chamado 'seio de Abraão' para onde Jesus foi logo após a sua morte, também porque Jesus devia ir ao Hades pregar o Evangelho aos mortos (mas não para conceder-lhes uma ocasião de arrependimento). As coisas são claras.

Desde a ressurreição de Cristo em diante porém o seio de Abraão foi tirado e aqueles que nele se encontravam, foram feitos subir ao céu conforme está escrito: "Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens. Ora, isto—ele subiu—que é, senão que também antes tinha descido às partes mais baixas da terra? Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas" (Ef. 4:8-10). Desde a ressurreição de Cristo quem morre no Senhor vai com o Senhor para o céu (cfr. Fil. 1:23; 2 Cor. 5:8; Apoc. 6:9), ou seja, para o paraíso (celestial) porque assim é chamada a morada celestial para onde vão as almas dos santos à espera da ressurreição (cfr. 2 Cor. 12:2-4; Apoc. 2:7).
É isso aí!

terça-feira, 14 de junho de 2011

ANTES EU TE CONHECIA DE OUVIR FALAR....

Aproveitando pra deixar meu TWITTER: @wellpb

Você ora no monte?!


Orar no monte atualmente virou uma febre entre os evangélicos pentecostais e não pentecostais (a diferença é que os não pentecostais vão escondidos). Baseados em passagens bíblicas que referem os montes como lugares de oração e onde o poder de Deus se manifestava, o povo tem subido durante as madrugadas nos montes para orar, pensando estar mais próximos do Senhor.



É interessante lembrar que no antigo testamento o monte realmente é citado como local dos holocautos do Senhor para expiação dos pecados. São inúmeras as passagens que fazem essa referência. Existem casos como Elias que subiu ao monte para orar pela volta da chuva sobre Israel e o próprio Jesus que subiu ao monte das Oliveiras para suas últimas orações.



Porém hoje o que vemos nos montes é bem diferente. Ouvimos inúmeras histórias de pessoas vendo o chão pegar fogo, bolas de fogo, inúmeras profetadas, meninices e muita, muita pirotecnia. As pessoas sobem no monte para buscar um “poder divino” que poderia – e deveria – ser buscado na sua própria casa, em secreto com Deus. Jesus nos ensina a buscar a Deus da maneira correta:



Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará. Mateus 6:6

Ou seja, você não precisa subir em montes para buscar a face do Senhor. Busque em secreto, longe das meninices, onde ninguém vai medir se você é espiritual ou não só porque você grita e pula. Que a sua oração seja uma conversa íntima com Deus, longe de qualquer histeria que possa atrapalhar esse relacionamento. Se quiser subir ao monte, suba. Mas não suba procurando por “movimentos do espírito” e pentecostalices; não suba buscando profetas que dizem ser mais usados nos montes. Suba conciente que você encontrará o mesmo Deus, da mesma forma, que encontraria em seu quarto, sem ninguém te vendo ou pulando do seu lado.

É isso aí!

Enquanto isso, dois fariseus comentam sobre um herege…


- Lior, já viste o homem que está a nos acusar, nos chamando de hipócritas?



- Vi Liron, como pode tal herege apontar a nós, homens escolhidos por Deus, que trazemos a lei ao povo?



- Um absurdo! A todo momento que encontramos com ele, está lá a nos apontar, nos chamando de sepulcros caiados, desdenhando a lei de Moisés, que praticamos com tanto esplendor e ardor?!



- Praticamos a lei e a ensinamos ao povo como um baloarte divino na terra. Quem esse homem acha que é, se dizendo Filho de Deus para nos acusar, adentrar no templo derrubando mesas de mercadores que estão ali apenas procurando o próprio sustento? Quem é ele para ir contra a sua própria religião?



- Herege! Infame! Que diz seguir a lei, mas blasfema contra nós, homens incumbidos pelo próprio Deus para guardar Sua Palavra!



- Terá o fim como o de João Batista, que nos chamava de raça de víboras em frente à multidão!



- Sim! Quais são as obras que ele tem a mostrar? Homem que come com publicanos, prostitutas e pescadores enquanto nós, homens puros, jejuamos! Expulsa demônios por ser o maioral dos demônios!



- Tratemos nós de calar esse homem que nos acusa de ser hipócritas! Acusemo-no de invejoso! Acusemo-no de herege! Pois suas palavras podem influenciar aos que não se contentam com nossa sabedoria e postura pura!



- Sim, calemo-no! Aquele que é contra homens de Deus como nós é contra o próprio Deus! Ai desses que levantam a voz contra nós! Quem acham que são? Nós somos homens da lei, usados por Deus, enquanto esse homem que nos acusa é apenas um marceneiro nazareno, invejoso, intrigueiro, acusador e insolente!



Lior e Liron são fariseus fictícios assim como o diálogo entre eles. Porém, qualquer semelhança com o cristianismo de hoje em dia será mera coincidência...



É isso aí!