sábado, 19 de novembro de 2011

QUEM ERA O DISCÍPULO A QUEM JESUS AMAVA? JOÃO? NÃO!


Sempre me intriguei com a história de João se intitular " o discípulo a quem Jesus amava", pois por que alguém iria se auto-revelar assim? Acho que não era isto que ficou para ser entendido!

A BÍBLIA diz no Capítulo 12 do quarto Evangelho que Jesus assentou-se à mesa com os doze, mas silencia a respeito de quem mais estaria com ele. Será que os discípulos e irmãs que acompanhavam Jesus,  inclusive ajudando o seu ministério com seus próprios bens,deixariam de ser convidados para tão importante acontecimento? No relato desse evento, lemos:

 "Ora um de seus discípulos, AQUELE A QUEM JESUS AMAVA, estava reclinado no seio de Jesus.”

 "Observamos que o evangelista não falou "apóstolo", mas "discípulo".É claro que, pelo contexto e por todas as evidências internas era Lázaro o discípulo a quem Jesus amava de uma forma especial. Tenho certeza que foi ele que se reclinou junto a Jesus e,sendo um confidente do Senhor, perguntou:

 "Senhor, quem há de te trair?"

No quarto Evangelho 18:15 lemos:

 "E Simão Pedro e outro discípulo seguiam a Jesus. E este discípulo era conhecido do sumo sacerdote, e entrou com Jesus na sala do sumo sacerdote."

 João era um simples pescador do Mar da Galiléia, enquanto Lázaro era aparentemente um homem de grande importância, respeitado pelos judeus, conforme o quarto Evangelho 11:19,31,33,36,45:

"E muitos dos judeus tinham ido consolar a Marta e a Maria,acerca do seu irmão."Vendo pois os judeus, que estavam com ela em casa e a consolavam, que Maria apressadamente se levantara e saíra, seguiram-na, dizendo:Vai ao sepulcro para chorar ali."Disseram pois os judeus: VEDE COMO O AMAVA!"Muitos pois dentre os judeus, que tinham vindo a Maria, e que tinham visto o que Jesus fizera, creram nele."

Será que era João o amigo do sumo sacerdote que permitiu
a entrada de Pedro na própria casa daquele, ficando no pátio? Um simples pescador seguidor de Jesus tinha assim tal amizade com a suprema autoridade do povo judeu? Não é muito mais lógico inferir que o amigo do sumo sacerdote era alguém da sua classe, alguém que, ao morrer, teve a visita deles, porque pertencia à alta sociedade dos judeus?

Veja o que diz a BÍBLIA sobre o conceito de que ele gozava:

"Muitos dentre os judeus tinham vindo ter com Marta e Maria, para as consolar a respeito de seu irmão." (IV Evangelho11: 19)

É claro que alguns dos principais sacerdotes posteriormente pensaram até em matar Lázaro, mas só não o fizeram por  causado seu grande prestígio e amizade que tinha com o sumo sacerdote. (IV Evangelho 12:10).

Quando Jesus estava na cruz, encontramos outro relato que se refere ao discípulo "A QUEM ELE AMAVA". Leiamo-lo:

"Ora Jesus, vendo ali sua mãe e que O DISCÍPULO A QUEM ELE AMAVA estava presente, disse a sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho. Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa." (QuartoEvangelho 19 :26,27).

A quem Jesus confiaria o cuidado de sua mãe? Confiaria a um apóstolo que recebeu a incumbência de ir por todo o mundo,ou de ir a todas as nações, conforme os relatos de Marcos e de Mateus, ou a um homem de vida sedentária como era Lázaro, o qual tinha uma casa estabelecida em Betânia. A quem Jesus confiaria sua mãe? A João, que seria deportado para a ilha chamada Patmos onde ficaria em situação instável, ou a Lázaro que tinha uma situação financeira estável? Se a BÍBLIA diz claramente que os discípulos mais chegados de Jesus, os apóstolos, fugiram, como João estaria ali perto da cruz? Não é muito mais evidente que quem estava perto da cruz era aquele que devia a vida a Jesus duas vezes?

 No relato da ressurreição, no Capítulo 20 do quarto  
Evangelho, novamente encontramos a referência ao "outro discípulo A QUEM JESUS AMAVA".

(v.2).Pedro entrou primeiro no sepulcro e ficou observando os lençóis e o lenço que tinha estado sobre a cabeça de Jesus.Quando o outro discípulo entrou, ele VIU E CREU (v.8). 

Porque? Quem mais estava tão familiarizado com aquele portentoso milagre de ressurreição, a não ser o próprio Lázaro, que fora ressuscitado também?

No final do quarto Evangelho, descobrimos algo que traz mais provas a respeito de Lázaro ser o "discípulo amado" e não João: Vejamos:

"E Pedro, voltando-se, viu que o seguia AQUELE DISCÍPULOA QUEM JESUS AMAVA e que na ceia se recostara também sobre o seu peito, e que dissera: Senhor, quem é o traidor? Vendo-o, pois, Pedro perguntou a Jesus: E quanto a este? Disse-lhe Jesus:Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti? Segue-me tu."Divulgou-se pois entre os irmãos este dito, que aquele discípulo NÃO HAVIA DE MORRER..." (Quarto Evangelho 21:20-23).

A respeito de quem poderia ser divulgado tal dito de que não haveria de morrer? A respeito de João, sem qualquer conotação especial para isto, ou a respeito de Lázaro que havia morrido e que tinha sido RESSUSCITADO?!


 Não poderia e não existe toda a possibilidade de ter sido Lázaro o discípulo a quem Jesus amava? É claro que sim. E que importância teria tal descoberta? Simples e unicamente o desejo de conhecer cada vez mais e melhor o texto sagrado, nossa única regra de fé e de prática. 

Detalhes da nossa interesSantíssima Palavra de Deus! 

É isso aí!

28 comentários:

  1. Concordo contigo.
    Se o discípulo amado fosse o próprio João, ele não se referiria como a uma 3ª pessoa, mas sim a si mesmo diretamente.
    Provavelmente esse discípulo tão amado do Salvador provocava ciúmes ao outros discípulos, por essa proximidade e intimidade que ele tinha e os outros não.
    João era considerado apóstolo e não discipulo, que é um seguidor simples de Jesus.
    Apóstolos eram aqueles que estavam sempre com Jesus e conviviam com Ele, diferente de Lázaro que não estava sempre com o Mestre, mas somente nos momentos cruciais de Sua vida e morte.
    Por isso, concluo também mediante as evidências bíblicas dos Evangelhos que o discípulo mais amado de Jesus era Lázaro e não João, como a maioria acredita.

    ResponderExcluir
  2. "E disse: Onde o pusestes? Disseram-lhe: Senhor, vem, e vê.

    Jesus chorou.

    Disseram, pois, os judeus: Vede como o amava."
    João 11:34-36

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Leandro. Seus comentários enriqueceram e completaram a postagem! O grande problema da maioria, como dissestes, é que não querem estudar e se aprofundar na Palavra, daí o fato de só acreditarem no convencional. Obrigado, abraços e volte sempre!

      Excluir
  3. eu sempre achei que fosse João, mas com base nesse estudo pude perceber que existe uma maior possibilidade de ter sido Lazaro mesmo, muito bom e edificante esse estudo, parabéns!

    ResponderExcluir
  4. E por que não Matias?
    A Bíblia diz que ele passou a ser Apostolo de Jesus em Atos, depois da morte de Jesus, quando os Apóstolos estava reunidos para escolher um novo Apóstolo ( para ficar no lugar de Judas ), e eles escolheriam alguém que esteve com Jesus desde o seu batismo: Matias.
    Atos 1 - 12.26

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, porém, Matias foi escolhido ao se lançar sorte, uma vez que concorria com José, chamado Barsabás, que também andou com Jesus desde o seu batismo. Creio que o perfil de " o discípulo a quem Jesus amava" se encaixa melhor em Lázaro mesmo!

      Excluir
  5. Segundo as escrituras está escrito.

    Disse-lhe Jesus: Se eu quero que ele fique até que
    eu venha, que te importa a ti? Segue-me tu.
    João 21:22

    Este de quem é falado, ficaria pois na terra até à volta de JESUS.

    Depois em Apocalipse.

    E, quando os sete trovões acabaram de emitir
    as suas vozes, eu ia escrever; mas ouvi uma
    voz do céu, que me dizia: Sela o que os sete
    trovões emitiram, e não o escrevas.
    Apocalipse 10:4

    É falado para João não escrever o que os sete trovões emitiram.

    E tomei o livrinho da mão do anjo, e comi-o;
    e na minha boca era doce como mel; e,
    havendo-o comido, o meu ventre ficou amargo.
    Apocalipse 10:10

    E ele disse-me: Importa que profetizes outra
    vez a muitos povos, e nações, e línguas e reis.
    Apocalipse 10:11

    Se a esse discipulo foi dito que ficaria até ao
    retorno, e a João é falado para não revelar o
    que tinha ouvido, e que ele (João) ainda iria
    profetizar a muitos povos e nações, então o
    discípulo amado só poderá ser João.


    Vosso irmão: Tzaruch

    ResponderExcluir
  6. Esse último comentário ficou sem resposta e eu estou curioso pra saber a resposta do Wellington Fernandes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O último comentário não exige nenhuma resposta, é a opinião do leitor. A minha opinião é a que está na postagem, mas, ainda sim, no referido comentário, não há, nos textos bíblicos e apocalípticos citados, nenhuma alusão de que João era, de fato e de verdade, o discípulo a quem Jesus amava.

      Excluir
    2. Então, como não tem resposta Wellington ?

      Está tudo escrito nos textos.

      Foi falado para João selar o que os sete
      trovões tinham emitido.

      Está escrito que João comeu o livro e que
      era doce como mel na sua boca, e que
      importa que João profetize OUTRA VEZ a
      muitos povos, e nações, e línguas e reis.


      Qual é então a opinião do autor dessa resposta? (leitor é só quem lê)

      O que foi que ele falou e não está escrito,
      para se tornar a sua própria opinião ?

      Tem mais alguém que tenha ficado escrito
      que teria de profetizar a muitos povos e
      nações além de João?


      A quantos disse JESUS que ficariam até
      Ele voltar ?

      É assim tão difícil fazer a relação entre
      o que JESUS falou e aquilo que está
      em Apocalipse ?


      Ler a bíblia é fácil, difícil é entender e aceitar
      o que está lá escrito.

      Vosso irmão: Tzaruch

      Excluir
    3. Bom, vou repetir: no 1º comentário, não me foi feito nenhuma pergunta, daí o fato de não haver respostas e eu costumo respeitar a opiniões dos leitores. Neste comentário acima, agora, sim, temos algumas interrogações. Vamos a elas:

      Todas as suas colocações apocalípticas a cerca de João, não têm nada a ver com o discípulo João ser aquele a quem Jesus amava, ainda que este e aquele da Ilha de Patmos, sejam a mesma pessoa.. Nada! Nenhuma colocação sua, corrobora a informação de João como o discípulo a quem Jesus Amava.

      Eu já coloquei isso na postagem acima, mas, como você não leu a postagem, vou colocar aqui de novo:


      Ora Jesus, vendo ali sua mãe e que O DISCÍPULO A QUEM ELE AMAVA estava presente, disse a sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho. Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa." (QuartoEvangelho 19 :26,27).

      A quem Jesus confiaria o cuidado de sua mãe? Confiaria a um apóstolo que recebeu a incumbência de ir por todo o mundo,ou de ir a todas as nações, conforme os relatos de Marcos e de Mateus, ou a um homem de vida sedentária como era Lázaro, o qual tinha uma casa estabelecida em Betânia. A quem Jesus confiaria sua mãe? A João, que seria deportado para a ilha chamada Patmos onde ficaria em situação instável, ou a Lázaro que tinha uma situação financeira estável? Se a BÍBLIA diz claramente que os discípulos mais chegados de Jesus, os apóstolos, fugiram, como João estaria ali perto da cruz? Não é muito mais evidente que quem estava perto da cruz era aquele que devia a vida a Jesus duas vezes?

      Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti? Segue-me tu."Divulgou-se pois entre os irmãos este dito, que aquele discípulo NÃO HAVIA DE MORRER..." (Quarto Evangelho 21:20-23).

      A respeito de quem poderia ser divulgado tal dito de que não haveria de morrer? A respeito de João, sem qualquer conotação especial para isto, ou a respeito de Lázaro que havia morrido e que tinha sido RESSUSCITADO?!

      Ler a Bíblia, é fácil e entender também. O problema, são as viseiras que alguns leitores usam que só os deixam enxergar apenas o convencional.

      Fique a vontade para perguntar, não tenho problema nenhum com perguntas desde, claro, que seja uma pergunta!


      Excluir
    4. .
      1/3


      Wellington Fernandes-
      Bom, vou repetir: no 1º comentário, não me foi feito nenhuma pergunta,
      daí o fato de não haver respostas

      Tzaruch________________________________
      Sim, não tinha perguntas, mas foi feita uma apresentação que
      mostra o contrário daquilo que havia escrito na sua opinião.





      Wellington Fernandes-
      e eu costumo respeitar a opiniões dos leitores.

      Tzaruch_______________________________
      Também a sua opinião é respeitada, mas desde o momento que
      deixa de ser só sua, e a expõe ao mundo inteiro, então já é uma
      partilha de opinião, e se não estiver de acordo com a Palavra, é
      normal que tenha respostas, uns a aceitar, e outros a contrariar.

      E desde que seja tudo com respeito, não existe nada de errado
      no que lhe for apresentado, mesmo negando a sua opinião.





      Wellington Fernandes-
      Neste comentário acima, agora, sim, temos algumas
      interrogações. Vamos a elas:


      Tzaruch_______________________________
      Entretanto você acabou por não responder a algumas perguntas.

      O que foi que ele falou e não está escrito, para se tornar a
      sua própria opinião ?

      A quantos disse JESUS que ficariam até Ele voltar ?

      É assim tão difícil fazer a relação entre o que JESUS falou e
      aquilo que está em Apocalipse ?






      Wellington Fernandes-
      Todas as suas colocações apocalípticas a cerca de João, não têm
      nada a ver com o discípulo João ser aquele a quem Jesus amava,

      Tzaruch_______________________________
      Os textos de Apocalipse falam de que João ainda irá profetizar
      a muitos povos nações etc, se estamos a falar de alguém a quem
      JESUS falou e estava vivo no momento que ficaria até ele voltar,
      fica então a relação feita.

      Pois não está escrito sobre outro que voltará a profetizar sem ser
      João, e segundo sabemos JESUS ainda não veio, e João ainda
      não profetizou, depois de profetizar e quando vier JESUS então
      João irá com Ele.





      Wellington Fernandes-
      ainda que este e aquele da Ilha de Patmos, sejam a mesma pessoa..
      Nada! Nenhuma colocação sua, corrobora a informação de João
      como o discípulo a quem Jesus Amava.

      Tzaruch_________________________________
      Irmão, repare que não foi feita nenhuma colocação além do que
      se pode entender pela leitura e contexto dos textos apresentados.

      Veja, João estava vivo no tempo de JESUS, logo ai o coloca em
      posição de ser um "candidato" a ser esse discípulo amado, do
      que está escrito em Apocalipse, é que foi falado a João que ainda
      teria de profetizar (futuro), e estas palavras colocam João em um
      futuro distante, e de novo vivo aqui na terra a profetizar sobre o
      que está no livrinho que ele comeu, e sobre o que os trovões
      tinham emitido.

      Assim temos alguém do tempo de JESUS, que virá profetizar, e
      sabemos que para alguém naquele tempo foi falado que ficaria
      até que JESUS volte, e que era um discípulo.




      Wellington Fernandes-
      Eu já coloquei isso na postagem acima, mas, como você não leu
      a postagem, vou colocar aqui de novo:


      Tzaruch____________________________
      Tinha lido sim irmão, e por não concordar com a sua opinião,
      então apresentei os textos certos com o entendimento certo.

      O que lhe apresentei não é uma opinião, mas sim o que se
      pode ler na Palavra.

      A sua opinião sim, ela fala da existência da possibilidade de
      ter sido Lázaro, mas sem provas.





      Wellington Fernandes
      Ora Jesus, vendo ali sua mãe e que O DISCÍPULO A QUEM ELE
      AMAVA estava presente, disse a sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho.
      Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E desde aquela hora o
      discípulo a recebeu em sua casa." (QuartoEvangelho 19 :26,27).

      A quem Jesus confiaria o cuidado de sua mãe?

      Tzaruch_________________________________
      Antes de tudo, o texto diz que é a mãe de JESUS, mas Ele não
      se dirigiu a ela como mãe, mas sim a chamou de mulher.


      1/3

      Excluir
    5. 2/3





      Wellington Fernandes-
      Confiaria a um apóstolo que recebeu a incumbência de ir por todo
      o mundo,ou de ir a todas as nações, conforme os relatos de Marcos
      e de Mateus, ou a um homem de vida sedentária como era Lázaro,
      o qual tinha uma casa estabelecida em Betânia.

      Tzaruch____________________________________
      E o que entende por confiar a sua mãe ?,,, dar dinheiro ou afeto ?

      JESUS andava a anunciar o Reino de DEUS pelas diversas cidades,
      não estava a sustentar a casa nem a sua mãe com dinheiro.

      JESUS se dirigiu a Maria falando mulher, e não de mãe, mas para
      o discípulo apontou Maria de mãe, e a ele de filho para essa mãe .




      Wellington Fernandes-
      A quem Jesus confiaria sua mãe?
      A João, que seria deportado para a ilha chamada Patmos onde
      ficaria em situação instável, ou a Lázaro que tinha uma situação
      financeira estável?

      Tzaruch___________________________________
      E o que lhe faz entender que esta confiança seria para dar
      "suporte" financeiro ?.......tem alguma base convencional ?

      JESUS nunca se preocupou com o dinheiro, mas sim com sentimentos.

      Maria tinha marido e família, nada indica que esse confiar seria
      em temos monetários, mas sim uma "relação" de mãe e filho,
      porque JESUS sabia que iria morrer, e Ele não sustentava Maria.







      Wellington Fernandes-
      Se a BÍBLIA diz claramente que os discípulos mais chegados de
      Jesus, os apóstolos, fugiram, como João estaria ali perto da cruz?


      Tzaruch___________________________________
      Simples irmão, João ao ser o único em sua escrita a falar deste
      detalhe, ele mesmo tem de estar presente, de outra forma como
      poderia deixar escrito o que não sabia nem tinha presenciado ?

      Este detalhe ainda coloca mais João junto à cruz, ainda que ele
      tenha falado sobre si mesmo na terceira pessoa.


      E os principais dos sacerdotes tomaram
      deliberação para matar também a Lázaro;
      João 12:10

      Quanto a Lázaro, deveria estar escondido ou longe,
      pois também o queriam matar, porque foi motivo de
      muitos terem acreditado em JESUS.





      Wellington Fernandes-
      Não é muito mais evidente que quem estava perto
      da cruz era aquele que devia a vida a Jesus duas vezes?


      Tzaruch_______________________________
      Não, porque não está escrito em lado nenhum que Lázaro
      estava presente na ceia em que o discípulo perguntou a JESUS
      quem o iria trair, e os sacerdotes queriam também matar Lázaro,
      é evidente que se estivesse lá poderia ser apanhado e morto.

      Veja ainda o seguinte.

      Depois disto, disse aos seus discípulos:
      Vamos outra vez para a Judéia.
      João 11:7
      ...
      ....

      Assim falou; e depois disse-lhes: Lázaro, o nosso amigo,
      dorme, mas vou despertá-lo do sono.
      João 11:11

      JESUS estava com os seus discípulos, e chama a Lázaro de
      amigo, se Lázaro fosse um discípulo de certo que estaria
      junto de JESUS, ou então seria indicado em algum texto como
      sendo também discípulo.


      2/3

      Excluir
    6. 3/3






      Wellington Fernandes-
      Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti?
      Segue-me tu."Divulgou-se pois entre os irmãos este dito, que aquele
      discípulo NÃO HAVIA DE MORRER..." (Quarto Evangelho 21:20-23).

      A respeito de quem poderia ser divulgado tal dito de que não
      haveria de morrer? A respeito de João, sem qualquer conotação
      especial para isto,

      Tzaruch________________________________
      Tem sim, está escrito em Apocalipse que João ainda irá profetizar.

      Meu irmão, se você conseguir colocar Lázaro na ceia com os
      restantes discípulos, se tiver textos que indicam Lázaro como
      um discípulo, e se estiver apontado em algum texto que é
      Lázaro que aparecerá mais tarde até que JESUS volte, então
      você ainda poderá ter algum crédito.

      De outra forma, não tem suporte nos textos para a sua opinião
      pessoal e que deixou escrita.



      Wellington Fernandes-
      ou a respeito de Lázaro que havia morrido e que
      tinha sido RESSUSCITADO?!

      Tzaruch__________________________________
      Diga-me você, será Lázaro de quem ficou escrito que comeu
      o livrinho, e que importava que ainda profetiza-se a muitos
      povos nações e reis ?

      Tem alguma indicação que Lázaro era um discípulo ?

      Que estava presente na ceia ?

      Ou que estava presente junto à cruz ?






      Wellington Fernandes
      Ler a Bíblia, é fácil e entender também.

      Tzaruch________________________________
      Não irmão, se fosse fácil entender não teria vindo aqui
      alguém dizer e apresentar textos que mostram a sua opinião
      como estando errada.

      E não teria sido apresentado outros textos que fazem
      todo o sentido.

      Outra prova que não é fácil entender a Bíblia, é o fato de
      actualmente existirem tantas denominações, e cada uma
      com a sua própria opinião e interpretação da Bíblia.




      Wellington Fernandes
      O problema, são as viseiras que alguns leitores usam que
      só os deixam enxergar apenas o convencional.

      Tzaruch__________________________________
      Pois, mas os leitores só estão a ler, nem se sabe a sua
      opinião, quanto a quem aqui tem escrito, são escritores,
      e estes sim, escreveram.

      Quanto ao convencional, você fala de Lázaro presente junto
      à cruz, nenhum texto faz tal indicação, nem Marta ou Maria
      suas irmãs estavam presentes, aponta Lázaro como um
      discípulo, isso não está escrito, de igual forma Lázaro não
      está presente na ceia como sendo aquele que pergunta sobre
      quem iria trair JESUS.

      Como então poderão os leitores ficarem convencidos daquilo
      que postou como sendo a sua opinião ?

      Irmão, você no seu estudo não considerou, que a quem você
      aponta-se, teria de estar de acordo com tudo o restante que
      está escrito na bíblia, somente se baseou no convencional,
      e naquilo que no seu entender é o mais certo, ou então se
      fosse você procederia dessa forma ao escolher um "filho"
      para a sua mãe.





      Wellington Fernandes
      Fique a vontade para perguntar,

      Tzaruch____________________________
      Embora tenham ficado algumas perguntas, não será fácil
      você responder a elas, pois terá de apresentar os textos,
      e eles não colaboram com a sua opinião.





      Wellington Fernandes
      não tenho problema nenhum com
      perguntas desde, claro, que seja uma pergunta!


      Tzaruch____________________________
      É verdade irmão, ninguém tem problemas com as perguntas,
      o problema mesmo é saber dar as respostas, e o fazer segundo
      a apresentação dos textos que estão nas escrituras.

      Também, com relação a perguntas, a sua opinião não tinha
      perguntas, mas levantou muitas questões, e isso significa que
      até uma afirmação poderá ser respondida, quando não se está
      a enquadrar no contexto do que está escrito da Palavra de DEUS.


      Peço-lhe que não se ofenda com o que ficou escrito, nem com
      as perguntas feitas, tudo está de acordo com o bom senso e a
      boa educação, em um tema debatido sobre a Palavra de DEUS entre
      dois irmãos.


      Um abraço, fiquem todos em Paz.

      Vosso irmão: Tzaruch



      3/3
      .

      Excluir
    7. Bom, eu não estou aqui para mudar a opinião de ninguém e a minha está na postagem! Suas colocações não exigem de mim nenhuma resposta, visto que, pela 3ª vez, digo que os textos apocalípticos colocados não tem nada a ver com João ser o discípulo a quem Jesus amava.

      João cumpriu seu ministério, inclusive o apocalíptico, muito bem. A postagem não denigre em nada a imagem deste bom apóstolo.

      Se quiser continuar conversando, lembro-te, os textos de Apocalípse e João sendo o discípulo a quem Jesus amava, não se relacionam. Uma coisa é uma coisa, outra coisa ....Não falarei mais sobre isso!

      Gosto de dialogar com meus leitores de forma pormenorizada e não generalizada como você está fazendo, pois, assim, ficam muitas coisas no ar e, também, meu tempo é escasso e não consigo refutar linha por linha como você faz, a não ser que demore muito! Vamos, tipo, um questionamento por vez, aí, quando resolvermos um, pulamos para o outro.

      Continuo achando que a Bíblia é muito fácil de entender, basta ter interesse e querer!

      Abraços para você também!

      Excluir
  7. Wellington-
    Bom, eu não estou aqui para mudar a opinião de ninguém e a minha está
    na postagem!

    Tzaruch________
    Certo irmão, mas ao partilhar as suas opiniões, deverá confirmar
    se estão de acordo com a verdade, porque é fácil opinar, mas só
    a verdade escrita importa.



    Wellington-
    Suas colocações não exigem de mim nenhuma resposta,
    visto que, pela 3ª vez, digo que os textos apocalípticos colocados
    não tem nada a ver com João ser o discípulo a quem Jesus amava.


    Tzaruch_________
    Você diz que não exigem respostas, então qual o motivo de dizer
    que os textos de Apocalipse não tem nada a ver com João ser o
    discípulo amado ?

    Você ainda não compreendeu, que Lázaro não tem indicação de
    ficar até à volta de JESUS, João ao ter escrito o que aconteceu
    junto da cruz é a prova que ele mesmo estava lá, quantas provas
    mais quer ?



    Wellington-
    João cumpriu seu ministério, inclusive o apocalíptico, muito bem.

    Tzaruch________
    Foi só isso ?

    E tomei o livrinho da mão do anjo, e comi-o;
    e na minha boca era doce como mel; e,
    havendo-o comido, o meu ventre ficou amargo.
    Apocalipse 10:10

    E ele disse-me: Importa que profetizes outra
    vez a muitos povos, e nações, e línguas e reis.
    Apocalipse 10:11

    E o que está escrito em Apocalipse ?.... não conta irmão ?

    Está escrito que João ainda irá profetizar outra vez, a muitos
    povos, nações, e línguas e reis.

    E isso quer dizer que João voltará à vida, aqui na terra, e então
    irá profetizar, e falar tudo aquilo que está no livrinho que ele comeu,
    e que era doce na sua boca.



    Wellington-
    A postagem não denigre em nada a imagem deste bom apóstolo.


    Tzaruch_________
    Porque faz então uma afirmação na qual é apenas a sua opinião,
    e que não reflete a verdade ?

    Você quer dar os "créditos" a Lázaro, ou a João que é dele que
    se fala ?




    Wellington-
    Se quiser continuar conversando, lembro-te, os textos de Apocalípse e
    João sendo o discípulo a quem Jesus amava, não se relacionam.


    Tzaruch_________
    Se não se relacionassem, você já teria apresentado a prova,
    e é isso que lhe é pedido, prove e mostre pelas palavras da
    bíblia que não existe relação.

    Mas lembre-se, foi falado que o discípulo amado não morreria, e
    aquele que vemos daquele tempo e ainda a profetizar antes da
    vinda de JESUS chama-se João.


    Wellington-
    Uma coisa é uma coisa, outra coisa ....Não falarei mais sobre isso!


    Tzaruch________
    Não irmão, você tem de ter em conta que o autor é o mesmo, tanto
    de uma coisa como da outra.

    Aquilo que foi dito para João não foi falado para mais ninguém.

    Você fala de Lázaro como estando presente na ceia, faz dele um
    discípulo e isso não está escrito, quanto a João que descreve o que
    aconteceu junto da cruz, você não faz referencia.



    Wellington-
    Gosto de dialogar com meus leitores de forma pormenorizada e não
    generalizada como você está fazendo,

    Tzaruch________
    Generalizada irmão Wellington ?... foram apresentados os textos
    referentes, com explicação sobre os mesmos, e você diz que é
    dialogar de forma generalizada ?

    Isso é o que está escrito na sua opinião, pois tudo aquilo que fala
    sobre Lázaro é generalizado, e a maior parte sem apoio bíblico.

    Você falou de JESUS ter escolhido Lázaro para "filho" de Maria,
    pela condição monetária, mas JESUS nunca se preocupou com
    dinheiro.



    Wellington-
    Continuo achando que a Bíblia é muito fácil de entender,
    basta ter interesse e querer!

    Tzaruch_______
    Continuo a discordar de você, embora a sua resposta esteja a
    melhorar, ainda não vai de encontro com a realidade que se vive.

    Pois se fosse assim tão fácil como você afirma, de um só livro
    não sairiam tantas opiniões, crenças e denominações diferentes
    como se vê hoje em dia.

    E cada uma diz que só eles é que tem a verdade, e que os outros
    andam perdidos, todos pensam o mesmo dos outros, assim afinal
    não é assim tão fácil de entender a Bíblia.


    Wellington-
    Abraços para você também!


    Tzaruch______
    Um abraço irmão, fique em paz, e responda então só à questão Nº1.

    ResponderExcluir
  8. Wellington-
    pois, assim, ficam muitas coisas no ar e, também, meu tempo é
    escasso e não consigo refutar linha por linha como você faz, a não
    ser que demore muito! Vamos, tipo, um questionamento por vez, aí,
    quando resolvermos um, pulamos para o outro.


    Tzaruch________
    Certo irmão, então serão feitas as perguntas, e você irá responder
    uma a uma, sobre a opinião e afirmações que postou.


    Questão Nº1:--

    Onde você leu que Lázaro foi um discípulo ?

    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu confesso que, desse seu último comentário, só li a pergunta que me fez:

      Questão Nº1:--

      Onde você leu que Lázaro foi um discípulo ?


      "E Simão Pedro e outro discípulo seguiam a Jesus. E este discípulo era conhecido do sumo sacerdote, e entrou com Jesus na sala do sumo sacerdote."

      João era um simples pescador do Mar da Galiléia, enquanto Lázaro era aparentemente um homem de grande importância, respeitado pelos judeus, conforme o quarto Evangelho 11:19,31,33,36,45:

      "E muitos dos judeus tinham ido consolar a Marta e a Maria,acerca do seu irmão."Vendo pois os judeus, que estavam com ela em casa e a consolavam, que Maria apressadamente se levantara e saíra, seguiram-na, dizendo:Vai ao sepulcro para chorar ali."Disseram pois os judeus: VEDE COMO O AMAVA!"Muitos pois dentre os judeus, que tinham vindo a Maria, e que tinham visto o que Jesus fizera, creram nele."

      Será que era João o amigo do sumo sacerdote que permitiu
      a entrada de Pedro na própria casa daquele, ficando no pátio? Um simples pescador seguidor de Jesus tinha assim tal amizade com a suprema autoridade do povo judeu? Não é muito mais lógico inferir que o amigo do sumo sacerdote era alguém da sua classe, alguém que, ao morrer, teve a visita deles, porque pertencia à alta sociedade dos judeus?

      Veja o que diz a BÍBLIA sobre o conceito de que ele gozava:

      "Muitos dentre os judeus tinham vindo ter com Marta e Maria, para as consolar a respeito de seu irmão." (IV Evangelho11: 19)

      É claro que alguns dos principais sacerdotes posteriormente pensaram até em matar Lázaro, mas só não o fizeram por causado seu grande prestígio e amizade que tinha com o sumo sacerdote. (IV Evangelho 12:10).

      Posso te fazer uma pergunta também? Você acha que Jesus, sendo Quem É, seria capaz de amar um apóstolo ( não discípulo ) mais que um outro?

      Excluir
  9. .

    Tzaruch escreveu----------------------
    Questão Nº1:--
    Onde você leu que Lázaro foi um discípulo ?



    Irmão Wellington, de tudo quanto falou, além de ter falado coisas que não
    estão certas, você não respondeu à pergunta feita.


    Não lhe foi perguntado se Lázaro foi mais ou menos importante na
    sociedade que João, não lhe foi colocado a questão se João tinha
    estatuto para ser conhecido de Anás (um dos sumo sacerdotes),
    e repare, o texto diz conhecido, E NÃO AMIGO como você apresenta
    no seu texto e explicação.


    Você no final tenta ainda colocar Lázaro com um grande conceito entre os
    judeus, e isto usando as palavras da bíblia, mas nem isso lhe daria o
    estatuto de ser um dos discípulos de JESUS.

    A não ser que para você, ser um discípulo represente uma pessoa da alta
    sociedade, alguém que goze de alto estatuto e muito importante, o que na
    verdade não se encaixa EM NADA no perfil dos discípulos de JESUS.


    Será que o irmão pode apresentar com as palavras da Bíblia, ONDE
    realmente leu e está escrito que Lázaro foi um discípulo de JESUS ?


    É somente a isso que deve responder.




    Um abraço irmão, fique em paz, e responda então só à questão Nº1.




    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Questão Nº1:--

      Onde você leu que Lázaro foi um discípulo ?


      "E Simão Pedro e outro discípulo seguiam a Jesus. E este discípulo era conhecido do sumo sacerdote, e entrou com Jesus na sala do sumo sacerdote."

      João era um simples pescador do Mar da Galiléia, enquanto Lázaro era aparentemente um homem de grande importância, respeitado pelos judeus, conforme o quarto Evangelho 11:19,31,33,36,45:

      "E muitos dos judeus tinham ido consolar a Marta e a Maria,acerca do seu irmão."Vendo pois os judeus, que estavam com ela em casa e a consolavam, que Maria apressadamente se levantara e saíra, seguiram-na, dizendo:Vai ao sepulcro para chorar ali."Disseram pois os judeus: VEDE COMO O AMAVA!"Muitos pois dentre os judeus, que tinham vindo a Maria, e que tinham visto o que Jesus fizera, creram nele."

      Será que era João o amigo do sumo sacerdote que permitiu
      a entrada de Pedro na própria casa daquele, ficando no pátio? Um simples pescador seguidor de Jesus tinha assim tal amizade com a suprema autoridade do povo judeu? Não é muito mais lógico inferir que o amigo do sumo sacerdote era alguém da sua classe, alguém que, ao morrer, teve a visita deles, porque pertencia à alta sociedade dos judeus?

      Veja o que diz a BÍBLIA sobre o conceito de que ele gozava:

      "Muitos dentre os judeus tinham vindo ter com Marta e Maria, para as consolar a respeito de seu irmão." (IV Evangelho11: 19)

      É claro que alguns dos principais sacerdotes posteriormente pensaram até em matar Lázaro, mas só não o fizeram por causado seu grande prestígio e amizade que tinha com o sumo sacerdote. (IV Evangelho 12:10).

      Posso te fazer uma pergunta também? Você acha que Jesus, sendo Quem É, seria capaz de amar um apóstolo ( não discípulo ) mais que um outro??

      Excluir

  10. Tzaruch escreveu----------------------
    Questão Nº1:--
    Onde você leu que Lázaro foi um discípulo ?

    Irmão, a pergunta é onde você leu na bíblia.


    Wellington escreveu-
    "E Simão Pedro e outro discípulo seguiam a Jesus.
    E este discípulo era CONHECIDO do sumo sacerdote,
    e entrou com Jesus na sala do sumo sacerdote."

    Tzaruch escreveu----------------------
    Sim isto está escrito na Bíblia, João 18:15, e não aparece o
    nome de Lázaro, nem referencia a ele, só fala de alguém que
    era CONHECIDO do sumo sacerdote.



    Wellington escreveu-
    João era um simples pescador do Mar da Galiléia, enquanto Lázaro era aparentemente um homem de grande importância, respeitado pelos judeus, conforme o quarto Evangelho 11:19,31,33,36,45:

    Tzaruch escreveu----------------------
    Aqui já são palavras de homem, e fazem referencia a textos que não
    são aqui apresentados, se lá estiver escrito que Lázaro foi um discípulo,
    então copie e cole aqui para todos lerem.

    A importância e o respeito dos judeus não é atributo para ter sido um
    discípulo de JESUS.




    Wellington escreveu-
    "E muitos dos judeus tinham ido consolar a Marta e a Maria,acerca do seu irmão."Vendo pois os judeus, que estavam com ela em casa e a consolavam, que Maria apressadamente se levantara e saíra, seguiram-na, dizendo:Vai ao sepulcro para chorar ali."Disseram pois os judeus: VEDE COMO O AMAVA!"Muitos pois dentre os judeus, que tinham vindo a Maria, e que tinham visto o que Jesus fizera, creram nele."


    Tzaruch escreveu----------------------
    Estes textos também estão na bíblia, João 11:19, 31, 36, etc, mas
    não tem escrito que Lázaro foi um discípulo de JESUS.




    Wellington escreveu-
    Será que era João o amigo do sumo sacerdote que permitiu
    a entrada de Pedro na própria casa daquele, ficando no pátio? Um simples pescador seguidor de Jesus tinha assim tal amizade com a suprema autoridade do povo judeu? Não é muito mais lógico inferir que o amigo do sumo sacerdote era alguém da sua classe, alguém que, ao morrer, teve a visita deles, porque pertencia à alta sociedade dos judeus?


    Tzaruch escreveu----------------------
    Isso não está escrito na bíblia irmão, são palavras de homem,
    que fazem referencia a um texto que diz CONHECIDO, mas aqui
    já é apresentado como AMIGO.


    A não ser que JESUS tivesse feito acepção de Lázaro pelo seu alto
    estatuto dentre os judeus, mas sabemos que JESUS não faz acepção
    de pessoas, assim como DEUS também não o faz.



    Wellington escreveu-
    Veja o que diz a BÍBLIA sobre o conceito de que ele gozava:

    Tzaruch escreveu----------------------
    Então, para mostrar a importância de Lázaro já é apresentado os
    textos, mas onde está escrito que ele foi um discípulo, NÃO SE VÊ ?

    Será essa alta posição de Lázaro que o leva a pensar que ele foi um
    discípulo de JESUS ?




    Wellington escreveu-
    "Muitos dentre os judeus tinham vindo ter com Marta e Maria, para as consolar a respeito de seu irmão." (IV Evangelho11: 19)

    Tzaruch escreveu----------------------
    Sim, isso está escrito na bíblia, mas não faz referencia a que sejam
    pessoas importantes do judeus, nem aponta Lázaro como um discípulo.




    Wellington escreveu-
    É claro que alguns dos principais sacerdotes posteriormente pensaram até em matar Lázaro, mas só não o fizeram por causado seu grande prestígio e amizade que tinha com o sumo sacerdote. (IV Evangelho 12:10).

    Tzaruch escreveu----------------------
    É CLARO que isso não é o que está escrito, mas sim são palavras
    faladas à parte da bíblia, e não servem de prova para alguém ser
    intitulado de discípulo de JESUS.




    Wellington escreveu-
    Posso te fazer uma pergunta também?


    Tzaruch escreveu----------------------
    Sim, já perguntou se podia perguntar, mas o irmão deve primeiro
    responder à questão Nº1, para depois então lhe ser respondido.

    Se não tiver como responder com os textos da Palavra, passaremos
    à questão Nº2, pois você se disponibilizou a responder questão por
    questão.



    Tzaruch escreveu--------------------
    Um abraço irmão, fique em paz.






    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Questão Nº1:--

      Onde você leu que Lázaro foi um discípulo ?


      "E Simão Pedro e outro discípulo seguiam a Jesus. E este discípulo era conhecido do sumo sacerdote, e entrou com Jesus na sala do sumo sacerdote."

      João era um simples pescador do Mar da Galiléia, enquanto Lázaro era aparentemente um homem de grande importância, respeitado pelos judeus, conforme o quarto Evangelho 11:19,31,33,36,45:

      "E muitos dos judeus tinham ido consolar a Marta e a Maria,acerca do seu irmão."Vendo pois os judeus, que estavam com ela em casa e a consolavam, que Maria apressadamente se levantara e saíra, seguiram-na, dizendo:Vai ao sepulcro para chorar ali."Disseram pois os judeus: VEDE COMO O AMAVA!"Muitos pois dentre os judeus, que tinham vindo a Maria, e que tinham visto o que Jesus fizera, creram nele."

      Será que era João o amigo do sumo sacerdote que permitiu
      a entrada de Pedro na própria casa daquele, ficando no pátio? Um simples pescador seguidor de Jesus tinha assim tal amizade com a suprema autoridade do povo judeu? Não é muito mais lógico inferir que o amigo do sumo sacerdote era alguém da sua classe, alguém que, ao morrer, teve a visita deles, porque pertencia à alta sociedade dos judeus?

      Veja o que diz a BÍBLIA sobre o conceito de que ele gozava:

      "Muitos dentre os judeus tinham vindo ter com Marta e Maria, para as consolar a respeito de seu irmão." (IV Evangelho11: 19)

      É claro que alguns dos principais sacerdotes posteriormente pensaram até em matar Lázaro, mas só não o fizeram por causado seu grande prestígio e amizade que tinha com o sumo sacerdote. (IV Evangelho 12:10).

      Excluir
  11. Questão 1 respondida. Aguardando questão 2!

    ResponderExcluir
  12. .


    Tzaruch escreveu--------------------
    Questão Nº1:--

    Onde você leu que Lázaro foi um discípulo ?


    Wellington Fernandes--
    Questão 1 respondida.
    ????????????????????

    Certo irmão, já entendemos que NÃO ESTÁ ESCRITO em nenhum
    texto da Bíblia que Lázaro era um discípulo, você com esse texto é
    que está a querer dar a entender que assim seja, mas Lázaro
    NÃO É um discípulo e muito menos dos dos 12.




    Wellington Fernandes--
    Aguardando questão 2!





    Tzaruch escreveu--------------------
    Questão Nº2-----


    Quais os textos, que colocam Lázaro na ceia, junto à cruz, e na praia
    enquanto pescavam quando JESUS manifestou-se outra vez aos
    discípulos junto ao mar ?

    Na ceia João 13
    Junto à cruz João 19
    Junto ao mar João 21
    (e outros textos)

    Mostre então, quais destes, ou outros textos, fazem prova na bíblia em
    que Lázaro estava nestes três lugares, e com indicação clara que seja
    Lázaro, por nome, ou referencia a ele, suas palavras sozinhas não
    servem de prova para nada.

    ----------------------------------



    Tzaruch escreveu--------------------
    Um abraço irmão, fique em paz.

    Na resposta à questão Nº2 pelo menos tente, em vez de ficar
    a copiar o que já está escrito e não prova nada.

    .



    .

    ResponderExcluir
  13. Sempre me intriguei com a história de João se intitular " o discípulo a quem Jesus amava", pois por que alguém iria se auto-revelar assim? Acho que não era isto que ficou para ser entendido!

    A BÍBLIA diz no Capítulo 12 do quarto Evangelho que Jesus assentou-se à mesa com os doze, mas silencia a respeito de quem mais estaria com ele. Será que os discípulos e irmãs que acompanhavam Jesus, inclusive ajudando o seu ministério com seus próprios bens,deixariam de ser convidados para tão importante acontecimento? No relato desse evento, lemos:

    "Ora um de seus discípulos, AQUELE A QUEM JESUS AMAVA, estava reclinado no seio de Jesus.”

    "Observamos que o evangelista não falou "apóstolo", mas "discípulo".É claro que, pelo contexto e por todas as evidências internas era Lázaro o discípulo a quem Jesus amava de uma forma especial. Tenho certeza que foi ele que se reclinou junto a Jesus e,sendo um confidente do Senhor, perguntou:

    "Senhor, quem há de te trair?"

    No quarto Evangelho 18:15 lemos:

    "E Simão Pedro e outro discípulo seguiam a Jesus. E este discípulo era conhecido do sumo sacerdote, e entrou com Jesus na sala do sumo sacerdote."

    João era um simples pescador do Mar da Galiléia, enquanto Lázaro era aparentemente um homem de grande importância, respeitado pelos judeus, conforme o quarto Evangelho 11:19,31,33,36,45:

    "E muitos dos judeus tinham ido consolar a Marta e a Maria,acerca do seu irmão."Vendo pois os judeus, que estavam com ela em casa e a consolavam, que Maria apressadamente se levantara e saíra, seguiram-na, dizendo:Vai ao sepulcro para chorar ali."Disseram pois os judeus: VEDE COMO O AMAVA!"Muitos pois dentre os judeus, que tinham vindo a Maria, e que tinham visto o que Jesus fizera, creram nele."

    Será que era João o amigo do sumo sacerdote que permitiu
    a entrada de Pedro na própria casa daquele, ficando no pátio? Um simples pescador seguidor de Jesus tinha assim tal amizade com a suprema autoridade do povo judeu? Não é muito mais lógico inferir que o amigo do sumo sacerdote era alguém da sua classe, alguém que, ao morrer, teve a visita deles, porque pertencia à alta sociedade dos judeus?

    Veja o que diz a BÍBLIA sobre o conceito de que ele gozava:

    "Muitos dentre os judeus tinham vindo ter com Marta e Maria, para as consolar a respeito de seu irmão." (IV Evangelho11: 19)

    É claro que alguns dos principais sacerdotes posteriormente pensaram até em matar Lázaro, mas só não o fizeram por causado seu grande prestígio e amizade que tinha com o sumo sacerdote. (IV Evangelho 12:10).


    Quando Jesus estava na cruz, encontramos outro relato que se refere ao discípulo "A QUEM ELE AMAVA". Leiamo-lo:

    "Ora Jesus, vendo ali sua mãe e que O DISCÍPULO A QUEM ELE AMAVA estava presente, disse a sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho. Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa." (QuartoEvangelho 19 :26,27).

    A quem Jesus confiaria o cuidado de sua mãe? Confiaria a um apóstolo que recebeu a incumbência de ir por todo o mundo,ou de ir a todas as nações, conforme os relatos de Marcos e de Mateus, ou a um homem de vida sedentária como era Lázaro, o qual tinha uma casa estabelecida em Betânia. A quem Jesus confiaria sua mãe? A João, que seria deportado para a ilha chamada Patmos onde ficaria em situação instável, ou a Lázaro que tinha uma situação financeira estável? Se a BÍBLIA diz claramente que os discípulos mais chegados de Jesus, os apóstolos, fugiram, como João estaria ali perto da cruz? Não é muito mais evidente que quem estava perto da cruz era aquele que devia a vida a Jesus duas vezes?

    ResponderExcluir
  14. No relato da ressurreição, no Capítulo 20 do quarto
    Evangelho, novamente encontramos a referência ao "outro discípulo A QUEM JESUS AMAVA".

    (v.2).Pedro entrou primeiro no sepulcro e ficou observando os lençóis e o lenço que tinha estado sobre a cabeça de Jesus.Quando o outro discípulo entrou, ele VIU E CREU (v.8).

    Porque? Quem mais estava tão familiarizado com aquele portentoso milagre de ressurreição, a não ser o próprio Lázaro, que fora ressuscitado também?

    No final do quarto Evangelho, descobrimos algo que traz mais provas a respeito de Lázaro ser o "discípulo amado" e não João: Vejamos:

    "E Pedro, voltando-se, viu que o seguia AQUELE DISCÍPULOA QUEM JESUS AMAVA e que na ceia se recostara também sobre o seu peito, e que dissera: Senhor, quem é o traidor? Vendo-o, pois, Pedro perguntou a Jesus: E quanto a este? Disse-lhe Jesus:Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti? Segue-me tu."Divulgou-se pois entre os irmãos este dito, que aquele discípulo NÃO HAVIA DE MORRER..." (Quarto Evangelho 21:20-23).

    A respeito de quem poderia ser divulgado tal dito de que não haveria de morrer? A respeito de João, sem qualquer conotação especial para isto, ou a respeito de Lázaro que havia morrido e que tinha sido RESSUSCITADO?!


    Não poderia e não existe toda a possibilidade de ter sido Lázaro o discípulo a quem Jesus amava? É claro que sim. E que importância teria tal descoberta? Simples e unicamente o desejo de conhecer cada vez mais e melhor o texto sagrado, nossa única regra de fé e de prática.

    Detalhes da nossa interesSantíssima Palavra de Deus!

    É isso aí!


    Aguardando questão 3

    ResponderExcluir
  15. .

    Wellington Fernandes--
    Aguardando questão 3-----

    Tzaruch escreveu--------------------
    Agora que já citou o seu texto todo, e não respondeu ás questões,
    fica aqui então a Nº3.


    Você diz-


    Wellington Fernandes--
    João era um simples pescador do Mar da Galiléia, enquanto Lázaro era aparentemente um homem de grande importância, respeitado pelos judeus

    Questão Nº3--


    Responda nas suas palavras, sem citar a Palavra.

    (pois não está a citar a bíblia, apenas a repetir o texto inicial
    que levantou as questões).



    Você diz que Lázaro era um homem de vida sedentária, com casa
    estabelecida em Betânia (atual al-Eizariya), cheio de prestigio, com
    condição financeira estável, mas depois pode-se ler em João 21,
    que os discípulos estavam a cerca de 20km de distância a pescar no mar.

    O que fazia Lázaro, um homem amigo do sumo sacerdote e da
    sua classe, e pertencente à alta classe dos judeus, a pescar junto
    ao mar de Tiberíades ?

    Vários discípulos eram pescadores, e como você bem diz, João
    era um simples pescador, logo estava ali, porque testemunhou e
    escreveu, e sabemos que o seu testemunho é verdadeiro.

    E Lázaro ?... o que estava ele ali a fazer ?

    Se é que Lázaro estava ali, pois o seu nome além de não ser citado
    como estando nesse local, ele tinha um estatuto "demasiado" alto
    para ter de andar a pescar longe de casa.

    Que justificação você dá nas suas palavras, que consiga colocar Lázaro
    um homem sedentário e de condição financeira a pescar, quando essa
    nem era a sua profissão ?

    Wellington Fernandes--
    João era um simples pescador do Mar da Galiléia, enquanto Lázaro era aparentemente um homem de grande importância, respeitado pelos judeus






    Tzaruch escreveu--------------------
    Um abraço irmão, fique na paz, que só o Amor trás.




    .

    ResponderExcluir
  16. Mas lázaro não era discípulo. lázaro era amigo de Jesus. João sim era discípulo.

    ResponderExcluir