GERAÇÃO PRÉ-ADÂMICA

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

DEUS DISSE: N Ã O! E AGORA?



As Escrituras Sagradas ensinam que devemos levar nossos pedidos a Deus, em fé, com a convicção de que Ele é plenamente capaz de realizar aquilo que estamos pedindo. Contudo, devemos também estar cientes de que às vezes podemos ouvir um não da parte do Senhor.

Pensando em termos de exemplos bíblicos, podemos nos lembrar de quando Moisés pediu ao Senhor permissão para entrar na Terra Prometida, e Ele não a concedeu (Dt. 3:25-28), ou quando o apóstolo Paulo pediu a retirada do seu "espinho na carne", o que também lhe foi negado (2 Co. 12:7-9), mas acho que o melhor exemplo de todos vem do próprio Cristo Jesus que, em um momento de extrema tristeza e angústia pouco antes de Sua tortura e morte na Cruz, chegou a pedir ao Pai para que afastasse Dele o cálice da ira divina que deveria suportar. Contudo, em demonstração de Sua perfeita obediência, o Senhor Jesus estabeleceu o padrão que devemos seguir em nossas petições junto ao Pai, quando completou o seu pedido dizendo:

Todavia, não seja como eu quero, e sim como tu queres. (Mt. 26:39)

Isso mostra como o crente deve ter consciência de que algumas vezes o nosso querer pode não estar em sintonia com o querer de Deus. Não há nada de errado em se fazer planos, mas algumas vezes eles podem não se cumprir simplesmente porque Deus assim o deseja:

O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do SENHOR. (Pv. 16:1)

Ele não é chamado de Senhor à toa, e no final a Sua Vontade sempre prevalece, mesmo que não gostemos disso:

Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado. (Jó 42:2)

Porque o SENHOR dos Exércitos o determinou; quem, pois, o invalidará? A sua mão está estendida; quem, pois, a fará voltar atrás? (Is. 14:27)

Planos frustrados sempre nos chateiam, causando incômodo e algum embaraço, nos levando a questionar os motivos pelos quais Deus não permitiu que eles se realizassem. Independente se Deus quer trabalhar em nossas vidas a fim de que nos aperfeiçoemos, ou se Ele está nos livrando de alguma situação que desconhecemos, o crente em Deus não pode nunca perder de vista a seguinte verdade bíblica: sua vida não está sujeita às ondas do Acaso, que tomam a forma de momentos de Sorte ou Azar, mas está nas mãos do Pai, sob a Vontade do seu Bom e Soberano Senhor.

Sendo assim, penso que à partir do momento em que alguém deixa esta verdade de lado e decide apelar para tentativas místicas de se manipular o destino ao seu favor, o que acontece na prática é a quebra do primeiro (Ex. 20:3) dos Dez Mandamentos: não há outro deus senão o Senhor Deus, e Sua Glória não é dividida com nada e com ninguém, incluindo os nossos "achismos" e "vãs filosofias".

O cristão verdadeiro deve ter esta perspectiva correta e bíblica sempre em mente, não se deixando levar pelos "outros deuses" que muitas vezes nos são oferecidos, em diversas formas (mesmo as mais sutis), e submeter-se sempre à Vontade do Senhor. E neste sentido, nos momentos em que Ele nos diz um "não", devemos manter as palavras de Cristo em nosso coração, quando Ele afirmou:

A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. (2 Co. 12:9)

Em minha pequenez e imperfeição, admito que proceder assim nem sempre é fácil, mas reconheço que é o caminho correto, e nele quero seguir, com a ajuda do Pai.

É isso aí!

Nenhum comentário:

Postar um comentário