GERAÇÃO PRÉ-ADÂMICA

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

” Pobrezinnnho nasceu em Belém…” CONVERSA FIADA!!!!!!!!!!!

E AI? JESUS ERA POBREZINHO OU NÃO?






Me lembrei de uma discussão entre dois camaradas em um blog desativado chamado Papo de Teologo ( http://blogs.gospelmais.com.br/papodeteologo/voce-tambem-esta-acima-da-crise-financeira-mundial/ ) sobre o assunto supra e resolvi compartilha-lo aqui. Leiam e opinem sobre quem está com a razão: ( eu sou mais o Gaspar )


Gaspar disse: 

Esse Marcelo é complicado Hein!
Chamou até Jesus de “pobre” pra defender sua tese ridícula. Estude mais a Bíblia e vai ver que Ele é o dono do ouro e da prata, quando nasceu ganhou ouro icenso e mirra. nasceu na manjedoura pois fugiam da perseguição e nao tinham vagas nas hospedarias da cidade, tinha casa pra morar, beira da praia em Cafarnaum, tinha um tesoureiro em sua equipe e também tinha todo dinheiro que precisava em sua carteira ( boca do peixe )Ele nao se fez pobre, se fez humilde e se despiu de toda a sua glória para vir a este lugar e sofrer todo o nosso sofrimento para nos dar uma vida de abundãcia em todas as áreas.Isto é muito diferente de pobreza e miséria .Só faltou vc cantar ” Pobrezinnnnnnnnho nasceu em Belém…” Me ajuda aí, né.

Marcelo Medeiros disse: 

Gaspar,
1) De acordo com alguns teólogos, o ouro, incenso e mirra, bem como os demais presentes q Jesus ganhou foram empregados em sua fuga para o Egito. Ainda que não esteja registrado na Bíblia, a tese possui plausibilidade em função da vida nada abastada q Jesus levou.
2) O único textono qual se afirma q alguém é dono do ouro e da prata é o de Ag 2. 8, que segundo a versão da Bíblia de Jerusalém versa: A mim pertence a prata! A mim pertence o ouro!Oráculo de Iahweh dos exércitos. E de acordo com o contexto da passagem supracitada, a profecia aqui se refere ao poder de Deus em mover as nações a fim de que as Riquezas das mesmas sirvam aos seus propósitos de restaurar a casa de Deus.
3) E vc me manda estudar mais a Bíblia, meu caro?! A Bíblia fala de que nos dias em que Jesus estava para nascer foi feito em recenceamento em todo o império romano, incluindo a Judéia, que estava sob os domínios d Roma. Este foi o pretexto para que na cidade de Belém nascesse o Cristo e assim a profecia se cumprisse (Mq 5. 2).
4) Jesus tinha casa para morar?! Me explique então meu “caro estudioso da Bíblia” a afirmação: “as raposas tem tocas e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça” (Mt 8. 20; Lc 9. 58). Me explique com base clara em algum texto da Bíblia qual é a descrição desta maravilhosa casa de praia q vc diz ter sido propriedade de Jesus.
5) Ele não se fez pobre? me explique então: “com efeito, conheceis a generosidade de nosso Senhor Jesus Cristo, que por causa de vós se fez pobre, embora fosse rico, para vos enriquecer com a sua pobreza” (II Co 8. 9). Tiago explica que esta riqueza, é a riqueza na fé e no Reino de Deus a nós prometido, e que os pobres deste mundo foram escolhidos para isto (Tg 2. 5).
6) a mudança q Jesus promete é a de caráter. A ascensão social, é promessa do capitalismo e destoa do convite ao discipulado feito por Cristo (Mt 16. 24 – 27).
desde já agradeço os teus “sábios conselhos de leitura e estudo da Bíblia” e esperando que sejas tão sabio quanto mostraste, aguardo tuas resposta às questões colocadas.
Quanto ao ser complicado, até que nem tanto exotérico assim, se eu sou algo incompreensível…..
Deus t abençoe, meu caro. Abrcs. Marcelo Medeiros.

Gaspar disse: 

Marcelo:
Eu te respondi todas as perguntas, postei aqui e alguém fez o favor de apagar. Vamos lá de novo: ( espero que ninguém apague de novo)
1 ) (Apenas se lembrem que os comentários da Bíblia que serve de fonte às informações acima não são inspirados como o texto bíblico em si.) Como vc escreve isto pro Pastor Wagner e depois escreve a mim: ” De acordo com alguns teólogos… Vc muda de opinião muito rápido…. Duas caras…chapéu de dois bicos…..
2 ) ( Ag 2. 8, que segundo a versão da Bíblia de Jerusalém versa: A mim pertence a prata! A mim pertence o ouro!Oráculo de Iahweh dos exércitos.) Veja esta equação: [A mim pertence a prata! A mim pertence o ouro = Oráculo de Iahweh dos exércitos.][Iahweh dos exércitos= Senhor dos exercitos] [ Senhor dos exercitos= Deus ] [ Deus = Jesus ], logo temos então: [ Jesus = Dono do ouro e da prata ] Simples, não?Precisa de mais alguma coisa?
3 ) Por um acaso eu disse acima que Ele não nasceu em Belém? Não entendi vc. Ele realmente nasceu em Belém, só não era pobrezinho!
4 )(Jesus tinha casa para morar?! )(Me explique com base clara em algum texto da Bíblia qual é a descrição desta maravilhosa casa de praia q vc diz ter sido propriedade de Jesus.) É pra já:
Mateus 13: 1 e 2:” No mesmo dia, tendo Jesus saído de CASA, sentou-se à BEIRA DO MAR,e reuniram-se a ele grandes multidões, de modo que entrou num barco, e se sentou; e todo o povo estava em pé na PRAIA”….. Será que a casa era Dele ou Ele alugou para uma temporada de férias???????


Eu naõ quis mostrar aqui que Jesus era um milionário com casa na praia, só quis dizer que Ele tinha residencia. Os versículos abaixo comprovam a existencia desta mesma casa:
Mt 17,25
Mc 2,1;7,17;9,28 e 32;10,10
Não seja herege: Não ter onde reclinar a cabeça não tem nada a ver com “sem-teto”
5) e 6) Te respondo com outras perguntas: O que vc tem contra às pessoas buscarem uma melhor qualidade de vida?(Tiago explica que esta riqueza, é a riqueza na fé e no Reino de Deus a nós prometido, e que os pobres deste mundo foram escolhidos para isto… ) Cara! vc é muito confuso!!! Se a riqueza que voce está falando é esta, de qual pobreza vc está falando? Vc acha então que os bem sucedidos desta terra nunca alcançaram a salvação? Jesus só veio p/ os pobres ? Os bem sucedidos vão todos pro inferno?
(Quanto ao ser complicado, até que nem tanto exotérico assim, se eu sou algo incompreensível…..)
A sua doutrina é inédita, inaceitável e irritante!
Sinceramente, agora posso dizer: Já vi de quase tudo nesta vida.
Se caso vc for me responder ( não faço questão nenhuma ), por favor, seja menos original, único.

Marcelo Medeiros disse: 

Gaspar,
1) De fato nem os comentários bíblicos das Bíblias de Estudo são inspirados, muito menos os teólogos que leio, é claro que sei qual é a diferença. Mas sabemos quando uma teologia tem base e fundamentação bíblica, ou não, não é? Mas por que uma pessoa tão sábia como vc precisa de ofender?
2) Vc gastou muito espaço para afirmar que Jesus é o mesmo Iahweh do antigo testamento e portanto dono do ouro e da prata. O problema, é que em tua cabeça havia tanta preocupação em me contestar, que vc se esqueceu que a minha citação ao texto foi feita para afirmar o que é dito no contexto.
Assim o texto ao qual vc fez uma simples alusão – considerando a probabilidade de sequer saber onde o mesmo se situva – na verdade se refere ao poder de Deus em abalar os céus e a terra para que as nações trouxessem suas riquezas a fim de reconstruírem o novo Templo. Nada tem a ver com o enriquecimento individual de cada pessoa do povo eleito.
3) Gaspar confesso que ofensas á parte ainda não vi você explicar como um menino “rico” como Jesus poderia nascer em uma cidade desprezível como Belém, e na idade adulta morar em Nazaré (Mt 2. 23).
4) A tua citação de Mt 13. 1, 2 é bem interessante! Apenas dois versículos falam dele saindo de uma casa, que sequer sabemos se era dele, ou alugada. sabe por quê? Porque o interesse do Evangelista éfocar o ensino de Cristo, aliás voltado exatamente para esta teologia que vc vai classificar como irritante.
4. a) No contexto do texto ao qual vc citou aparece uma fala bem interessante. Jesus afirma que as riquezas e os cuidados deste mundo sufocam a semente e a Palavra fica infrutífera (Mt 13. 22).
4. b) Jesus propõe duas parabolas sobre a renúncia. Em ambas ele mostra que o Reino de Deus é um investimento superior ao feito por qualquer homem em qualquer bem que seja (Mt 13. 44, 45).
4. c) Este é o foco do Evangelista, o ensino de Cristo ás multidões, e não a descrição da casa que sequer especificam ser, ou não de Cristo.
4. d) Mc 2. 1 tem como paralelo Mt 9. 1, que foca a cura de um paralítico. Mt 9. 1 versa: “E entrando em um barco ele atravessou e foi para a cidade. Aí lhe trouxeram uma paralítico deitado numa cama [...]“. O foco dos evangelistas é o sinal de Cristo.
4. e) então depois de tanta pesquisa bíblica vc diz: “Eu naõ quis mostrar aqui que Jesus era um milionário com casa na praia, só quis dizer que Ele tinha residencia”. E mais: “Os versículos abaixo comprovam a existencia desta mesma casa: Mt 17,25; Mc 2,1;7,17;9,28 e 32;10,10″.
CURIOSO ONDE OS TEXTOS DIZEM QUE A CASA ERA DE POBRE OU DE RICO. ONDE ESTÁ ESCRITO QUE ERA DE PRAIA, COMO VC INSINUOU? TEM CERTEZA QUE O HEREGE SOU EU?
5) Não tenho nada contra quem busca melhor qualidade de vida. em postagem alguma me coloquei assim. Apenas indico que:
5. a) melhoria de qualidade de vida nada tem a ver com riqueza, esta é uma percepção humana, e não possui respaldo bíblico.
5. b) Aos que insistem em associar melhoria de vida com enriquecimento, coisa que a Bíblia não apoia (Ec 5. 8 – 20), indico que esta não está associada ao fato de frequentar esta ou aquela Igreja, visto que há IMPIOS QUE PROSPERAM, e JUSTOS, que não são tão prósperos quanto os ímpios (Sl 37; 73; Ec 7. 7, 15).
5. c) Não sou confuso meu caro e inteligentíssimo irmão em Cristo. Apenas citei dois textos bíblicos que mostram que sempre haverão irmãos pobres, e que estes não podem ser desprezados – como o são por teólogos da prosperidade – visto que há uma promessa na fé para eles.
5. d) Os bem sucedidos da terra nunca alcançarão a salvação? Esta pergunta exige reflexão sugiro ao irmão a leitura de (Mt 19. 23 – 26). duas coisas para não parecer confuso: a) é difícil um rico se salvar; b) para Deus tudo é possível.
Uma pergunta por que o jovem rico se entristeceu quando jesus lhe disse o que deveria fazer para ser salvo? (Mt 19. 16 – 22). CONSEGUIU ENTENDER?
5. e) Jesus só veio para os pobres? claro que não! veio para cobradores de imposto como Lázaro que desejosos pela salvação – a despeito dos meios ilícitos com os quais enriqueceram – descem do pé de figueira brava, ou de seu pedestal para rebeberem Jesus com alegria (Lc 19. 1 – 10). E o mais interessante neste processo, é que são inteiramente livres do quaisquer amarras aos bens materiais (Lc 19. 8 – 10).
6) a minha doutrina é a Bíblia, pura, simples e sem gêlo. Não sei se vc quer que eu seja original, ou não. A minha reposta está dada se vc não quiser ler, ao menos os demais leitores dos posts lerão e quem sabe as palavras aqui postadas sejam devidamente consideradas por algum coraçaõ verdadeiramente sábio.

Caso não queira ler, sinto muito, caso queira continuar a discussão por favor, ao menos seja tão educado quanto o foram o Pr Wagner e o Pb Welington. Já enviei, inclusive dois e-mails para o Pr Wagner em ambas ocasiões o mesmo reconheceu a minha educação e me repondeu à altura.
Se vc deseja tanto crescer de vida, ao menos comece o teu crescimento por dentro, lendo, se educando, aprendendo expor as suas idéias, a falar com as pessoas e a ser contradito (I Pe 3. 15). Eu poderia me dar ao trabalho de postar as tuas grosserias, mas estão aqui para todos lerem e verem, logo não preciso de tal.
Desde já um abraço na paz de nosso Senhor Jesus Cristo, meu irmão.

Gaspar disse: 
 


Marcelo.
Sua fala ( escrita ) mansa não me comove. Perdeste seu tempo em postar a mim aqui. Não preciso de seus conselhos vãos. Eu até tava preparando algumas coisas pra te falar, mas não compensa dialogar com alguém do teu tipo. Só quero lembrar aos leitores aqui que JAMAIS falei em desprezar os pobres. Muito pelo contrário, minha proposta aqui foi exatamente em benefícios deles, pois Jesus tem vitórias para todos. Basta buscar. Se voce quiser saber se a casa era mesmo de Jesus, procure então saber nos registros de IPTU antigos da cidade de Cafarnaum, quem sabe vc descubra quem era o proprietário na época… Vc gosta muito de pesquisar, pesquise. Só não garanto que esses registros existam e talvez também não são inspirados, ou será que são?
Vou te dizer a mesma coisa que o Wellington te disse acima, só que com as minhas palavras:
Não quero mais papo contigo, to fora!
Não posso mais conversar com vc, se não vc vai acabar dizendo que pra ser salvo, precisamos de autoflagelação e atestado de pobreza.
Tenha dó!


Esta discussão durou meses, este foi só o primeiro Round, depois posto mais um pouco...

É isso aí!

4 comentários:

  1. Jesusssss...venha logo meu Senhor!!!!
    A palavra de Deus ao invés de ser vivida, esta virando teminha para discussões bobas!!!!!

    ResponderExcluir
  2. E pior......com pessoas conhecedoras da palavra,que deveriam estar dividindo conhecimentos, e não mostrando quem sabe mais...

    ResponderExcluir
  3. essa discussão me foi útil.

    ResponderExcluir