GERAÇÃO PRÉ-ADÂMICA

sábado, 6 de agosto de 2011

EXISTE DIFERENÇA NOS CARGOS DE PASTOR, BISPO E PRESBÍTERO?


No Novo Testamento, as palavras pastor, bispo e presbítero descrevem os mesmos homens (Atos 20:17,28; 1 Pedro 5:1-3; Tito 1:5-7). Eles servem em congregações locais, cuidando do rebanho de Deus.

As várias palavras identificam os mesmos servos, mas cada palavra tem seu próprio significado. Essas variações de sentido ajudam para mostrar aspectos diferentes do trabalho dos homens que cuidam de uma congregação.

Pastor é uma palavra comum na Bíblia. Freqüentemente se refere aos pastores de ovelhas, pessoas responsáveis pelos rebanhos. Tais homens protegiam, guiavam e alimentavam as ovelhas. O Espírito Santo usou esta palavra várias vezes no Antigo Testamento num sentido figurativo, descrevendo guias espirituais. Deus é chamado de Pastor desde a época dos patriarcas (veja Gênesis 49:24-25). Salmo 23 descreve o Senhor como pastor do seu servo fiel. O autor, um pastor de ovelhas na sua juventude, descreve o carinho e a proteção de Deus para com seus seguidores. Moisés descreveu o homem escolhido para guiar o povo como pastor (Números 27:17). Infelizmente, nem todos os pastores são bons. Deus condenou fortemente os pastores egoístas que devoravam o rebanho de Israel (Ezequiel 34:1-10). No Novo Testamento, homens qualificados devem pastorear o rebanho, a congregação do Senhor (1 Timóteo 3:1-7; Atos 20:28-35; 1 Pedro 5:1-3).

Bispo  Em 1 Pedro 2:25, se refere ao Senhor. Várias outras passagens usam essa palavra para descrever a responsabilidade de homens escolhidos para guiar os discípulos de Cristo no seu trabalho na igreja (veja Atos 20:28; Filipenses 1:1; 1 Timóteo 3:2; Tito 1:7).

Presbítero A palavra é usada na Bíblia para identificar alguns dos líderes entre os judeus. No livro de Atos e nas epístolas, os homens que pastoreavam e supervisionavam as igrejas locais foram freqüentemente chamados de presbíteros (veja Atos 11:30; 14:23; 15:2,4,6,22,23; 16:4; 20:17; 21:18; 1 Timóteo 5:17,19; Tito 1:5; Tiago 5:14; 1 Pedro 5:1; 2 João 1; 3 João 1). São homens de idade suficiente que tenham filhos crentes. Necessariamente são alguns dos mais maduros dos cristãos na congregação. Usam seu conhecimento e experiência para servir como modelos e ensinar o povo de Deus.

Pastores, bispos e presbíteros não são três ofícios diferentes, e sim três palavras que descrevem aspectos diferentes dos mesmos homens. Igrejas que procuram manter distinções entre pastores, bispos e presbíteros não somente fogem do padrão bíblico como também perdem a riqueza das palavras que o Espírito Santo usou para descrever os guias do povo de Deus.

Portanto, não deve existir hierarquia entre os ofícios de Pastor, Bispo e Presbítero. O mais recomendável e bíblico é que, para efeito de organização da igreja, haja somente pastores ou, somente bispos ou, ainda, somente presbíteros e, aí sim, podendo haver hierarquias somente do tipo: Pastor-presidente, Pastor vice-presidente, Pastor adjunto, Pastor supervisor, Pastor de congregação....e nos mesmo sentido com presbíteros ( é assim na Igreja Presbiteriana ) e bispos.

Lembrando que a palavra bispo, que no grego quer dizer supervisor ou superintendente, não faz alusão na Bíblia, à quem tinha este título, como sendo Pastor de pastores. Isto foi feito inicialmente pela igreja católica e depois copiado por algumas igrejas evangélicas.







Para fechar a questão, basta atentarmos para Efésios 4,11:


" E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas ( ou missionários ) , e outros para pastores ( ou presbítero, ou bispo ) e doutores ( ou mestres )"




É isso aí!

Nenhum comentário:

Postar um comentário