GERAÇÃO PRÉ-ADÂMICA

sábado, 23 de julho de 2011

PORQUE O PRIMEIRO MILAGRE DE JESUS FOI EM UM CASAMENTO?



Se alguém colocar essa pergunta em algum lugar para as pessoas opinarem, teríamos respostas, ainda que com algumas pequenas diferenças, na sua maioria voltadas para os termos matrimônio e família.

Mas o sentido da minha pergunta é o porquê em um casamento, Jesus fez seu primeiro milagre? Ele não poderia ter, de cara, ressuscitado alguém...chamaria mais a atenção....ou, quem sabe, aguardasse ou ordenasse uma tempestade e depois a fizesse cessar...Poxa, seria um fato de extrema divulgação, já que era pra começar o Seu ministério!

Mas, enfim, Ele transforma a água em vinho numa festa de casamento e, na maioria das opiniões, fez para servir de exemplo, principalmente em cerimônias religiosas deste evento, como Ele pode transformar a vida dos casais, não só os casando bem como todos os presentes.

Pois bem!

Apesar de, neste caso, eu não discordar da maioria, gostaria de compartilhar com os leitores do blog "O Detalhe da Palavra" uma opinião acerca do assunto:

Diz o texto bíblico, abaixo resumido:

"E, ao terceiro dia, fizeram-se umas bodas em Canaã da Galileia; e estava ali a mãe de Jesus. E foram convidados também Jesus e os seus discípulos para as bodas. E, faltando o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho. Disse-lhes Jesus: Enchei de água essas talhas. E encheram-nas até em cima. E disse-lhes: Tirai agora e levai ao mestre-sala. E, logo que o mestre-sala provou a água feita vinho (não sabendo de onde viera, se bem que o sabiam os empregados que tinham tirado a água), chamou o mestre-sala ao esposo. E disse-lhe: Todo homem põe primeiro o vinho bom, e quando já têm bebido bem, então, o inferior; mas tu guardaste até agora o bom vinho."
João 2:1-3/7-10



Se alguém hoje resolve se casar, e tem condições de fazer uma grande festa, por maior que ela seja, vai se preocupar com pelo menos dois aspectos relevantes dentre tantos outros:

1 - Um número aproximado de convidados.
2 - A duração da festa: geralmente depois da cerimônia, e, quando demora muito, vai até amanhecer o dia    (isto é o mais comum e dentro de uma lógica)

Agora, vamos à realidade da tradição judaica na época de Jesus:

1 - Toda a comunidade tinha que ser convidada
2 - As festas duravam 7 Dias

Perceberam alguma diferença?

E, pior, no meio da festa em Caná, o que acontece? Acaba o vinho.

Se Jesus não estivesse lá e não houvesse o milagre, aquele casal, uma família que estava nascendo, sofreria a maldição, pro resto de suas vidas, de serem conhecidos como a família que, na festa de seu casamento, deixou faltar o vinho, uma ofensa inaceitável para os judeus.

Portanto, Jesus livrou aquele casal dessa maldição, inclusive.

É isso aí!





2 comentários:

  1. segundo alguns livros que lí pude chegar tambem a essa conclusão, mais se levarmos em conta que Jesus esta acima de qualquer "costume" de um povo, podemos perceber que Ele quis passar para nós com esse acontecimento, o poder da "transformação" que foi para isso que Ele foi enviado, para que sua vida e principalmente a morte passasse da condição de pecador, para servo, filho... Sim porque não há relatos biblicos que apresente essa maldição como afirmação vinda de Deus.

    ResponderExcluir
  2. Creio que a água representava a Lei , até poque JESUS pediu que enchessem as talhas da purificação ..já o vinho representava o seu sangue do cordeiro o qual promoveria a graça ! A água foi um símbolo muito usado no A.T , veja que o próprio moises ( lei ) tira a água da rocha ..mas o sangue ( vinho ) era a nova ALIANCA que teríamos Apartir de então . Alexandre DC

    ResponderExcluir