GERAÇÃO PRÉ-ADÂMICA

sábado, 25 de junho de 2011

CASAMENTO E DIVÓRCIO, AFINAL, O HOMEM OU A MULHER PODEM OU NÃO CASAR DE NOVO?



Na Bíblia Sagrada vamos encontrar as passagens que sustentam as convicções doutrinárias divergentes sobre o tema Divórcio e Novo Casamento.






Irei transcrevê-las:


1 Coríntios 7:39, diz: " A mulher casada está ligada pela lei todo o tempo que o seu marido vive;


mas, se falecer o marido fica livre para casar com quem quiser, contanto que seja no Senhor. "






Evangelho de Mateus 5:31 e 32, diz: " Também foi dito: Qualquer que deixar sua mulher, dê-lhe carta de desquite (divórcio).


Eu, porém, vos digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de prostituição, faz que ela cometa adultério, e qualquer que casar com a repudiada comete adultério. "






Evangelho de Mateus 19:9, diz: " Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de prostituição, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério. "






Antes de entrar nas considerações, farei uso do dicionário:


Entender os significados básicos das expressões auxilia na compreensão.






. Adultério: Infidelidade conjugal. Relação sexual de pessoa casada com outra que não seja seu cônjuge.


. Adúltero: Que pratica adultério.


. Fornicação: Relação sexual de pessoa não casada, com pessoa casada ou não.


O adultério é o pecado de pessoas casadas com outras que não são seus próprios cônjuges.


. Prostituição: Entregar à devassidão por dinheiro, comércio habitual ou profissional do amor sexual; corromper, desmoralizar; deixar-se corromper por suborno de favores.


Degradar, aviltar, desonrar. Entregar-se sexualmente por dinheiro ou por vantagens materiais.


. Devassidão: Qualidade de quem ou do que é devasso. Depravação dos costumes. Libertinagem, desregramento da conduta.


Liberdade excessiva contrária a decência, ao pudor. Dissoluto. Vulgarizar.


. Degradar: Destituir de grau, dignidade ou cargo, de maneira infamante.


. Envilecer: Tornar vil, desprezível, aviltar, desonrar; vender por importância vil; baratear; Perder o valor.


 Corromper: Perverter física e moralmente; alterar, adulterar; subornar, peitar; apodrecer, deteriorar, perverter, depravar.


. Adulterar: Alterar, falsificar, corromper.


 Profanar: Desrespeitar o caráter sagrado; tornar impuro, ofender, macular, transgredir, violar.


Devemos meditar com atenção quando estamos considerando as coisas da Bíblia, porque há a interpretação pelo Espírito Santo, conforme o que Deus quer trazer ao entendimento pela Sua Palavra inspirada e, a "outra interpretação", natural, científica.






Vejamos a passagem da carta do Apóstolo Paulo aos Romanos, todo o capítulo 7, mas neste momento destacarei os versículos 1, 2, 3 e 4 - já me antecipo que não estarei tirando texto de contexto, estarei SIM, confirmando o contexto.


Os versículos 1, 2, 3 e 4:


" Não sabeis vós, irmãos (pois que falo aos que sabem a lei), que a lei tem domínio sobre o homem por todo o tempo que vive?


Porque a mulher que está sujeita ao marido, enquanto ele viver, está-lhe ligada pela lei; mas, morto o marido, está livre da lei do marido.


De sorte que, vivendo o marido, será chamada adúltera, se for doutro marido; mas, morto o marido, livre está da lei, e assim não será adúltera, se for doutro marido.


Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo para que sejais doutro, daquele que ressuscitou de entre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus. "


Agora, repito 1 Coríntios 7:39, diz: " A mulher casada está ligada pela lei todo o tempo que o seu marido vive; mas, se falecer o marido fica livre para casar com quem quiser, contanto que seja no Senhor. "


A Palavra de Deus sempre traz o paralelo:


JESUS CRISTO - IGREJA « - » MARIDO - ESPOSA.


Essa base sustenta qualquer meditação nas coisas ligadas ao assunto relacionamento marido - esposa.


Quando o Apóstolo Paulo considerou em Romanos 7:1,2,3 e 4, entrou diretamente em 1Co 7:39.






Quando Jesus veio para a sua esposa, Israel que vivia pela Lei, ela recusou.


Jesus estabeleceu a nova Lei, a Nova Aliança, o Novo Testamento, mas sua esposa, Israel, rejeitou-o.






A partir do momento que Israel / Igreja / Esposa do Cordeiro, rejeita seu legítimo esposo, passa a ser adúltera, ou seja, vive com outro homem que é a Lei do Velho Testamento.


Israel continua vivendo pela Lei do Velho Testamento e não pela Graça.


Como uma esposa adúltera. Que se prostitui com outro homem, A LEI.






Assim, começa a nascer a verdadeira Igreja, a Noiva do Cordeiro, pela fé pelo Espírito de Deus.


Por isso Paulo diz que, morto o marido, está livre da lei do marido (v.2) e, no versículo 4 acrescenta:


Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo para que sejais doutro, daquele que ressuscitou de entre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus.






No livro do profeta Isaías, capítulo 1, versículo 21, diz:


" Como se fez prostituta a cidade fiel! ela que estava cheia de retidão! A justiça habitava nela, mas agora homicidas. "


No livro do profeta Jeremias, capítulo 3, versículo 8, diz:


" E vi, quando por causa de tudo isto, por ter cometido adultério a rebelde Israel, a despedi, e lhe dei o seu libelo de divórcio, que a aleivosa Judá, sua irmã, não temeu; mas foi-se e também ela mesma se prostituiu. "


No livro do profeta Miquéias, capítulo 1, versículo 7, diz:


" E todas as suas imagens de escultura serão despedaçadas, e todos os seus salários serão queimados pelo fogo, e de todos os seus ídolos eu farei uma assolação, porque do preço da sua prostituição os ajuntou, e em recompensa de prostituta se volverão. "




Agora, podemos ligar a expressão prostituição, de que falam os textos no Evangelho de Mateus 5:31 e 32 e 19:9, escritos acima.


Jesus divorciou-se da Velha Israel da Lei e casou-se com a Nova Israel da Graça.


A Velha Israel da Lei tornou-se prostituta, pertencendo a outro marido, A LEI.


Nos dias de hoje, se uma congregação, ministério ou individualmente, estiver se prostituindo espiritualmente com o mundo, andando conforme o mundo, fazendo abominações em negócios, políticas, conforme os moradores da terra (expressão muito usada por Deus); se estiverem debaixo do jugo da Lei do Velho Testamento, é um povo espiritualmente prostituído e, se não arrependerem do caminho errado, receberão carta de divórcio do Senhor.


Há aqueles que já se perderam e os que estão perdidos que podem voltar.


Quando um líder ministerial usa a Igreja de Jesus Cristo para barganhar troca de favores em negócios, política etc, ele está submetendo o Corpo - Igreja à prostituição.






Por isso a Igreja não deve se submeter em política, servindo de palanque, mesmo se o candidato é crente.


Aquele que se une a uma igreja que o Esposo deu carta de divórcio por causa da sua prostituição, faz com ela um só corpo.






Nessa igreja, aparentemente, tudo está normal, mas a graça de Cristo, já perdeu.


Esse entendimento você lê na primeira carta do Apóstolo Paulo aos Coríntios, capítulo 6, versículos 12 a 20.


Destaco os versículos 15 e 16: " Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei pois os membros de Cristo, e fá-los-ei membros de uma meretriz? Não por certo.


Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz faz-se um corpo com ela? Porque serão, disse, dois numa só carne. "






Mais uma vez digo, não é texto fora de contexto, isso é a interpretação de coisas espirituais pela Palavra de Deus inspirada.






O texto de 1 Coríntios 7:39, apesar de omitir a circunstância de ocorrência da prostituição, não quer dizer que desautoriza, simplesmente não abrangeu expressamente. Senão, Jesus seria mentiroso.






Entretanto, a expressão prostituição está embutida no texto! ONDE?


Repetindo 1 Coríntios 7:39, diz: " A mulher casada está ligada pela lei todo o tempo que o seu marido vive;


mas, se falecer o marido fica livre para casar com quem quiser, contanto que seja no Senhor. "


Sim, A LEI.






Quer ver um outro texto que mesmo não citando a prostituição, autoriza a separação?


Vejamos 1 Coríntios 7:15 que diz: " Mas, se o descrente se apartar, aparte-se; porque neste caso o irmão, ou irmã, não está sujeito à servidão: mas Deus chamou para a paz. "






Mas, você identificou onde está incluída a prostituição no versículo acima? Sim, O DESCRENTE.






Mas, também, e, necessário, que o cônjuge descrente seja santificado pelo cônjuge crente. (1 Coríntios 7:12 - 16)






Certamente, não há como torcer os textos e a real interpretação das coisas espirituais.






Trazendo isso para o relacionamento marido - mulher, é o mesmo entendimento.






Divórcio e novo casamento são permitidos, conforme a Palavra de Deus.


MAS, SOMENTE, quando ocorre a prostituição.






Prostituição, do corpo carnal, e do corpo espiritual.






Para finalizar, atente para essa Palavra.


Havendo prostituição ( traição ) e, somente neste caso ( ou, claro, a viuvês ) dá autorização, ao traído, pela Palavra de Deus, ao divórcio e o novo casamento.


É isso aí!

Nenhum comentário:

Postar um comentário