GERAÇÃO PRÉ-ADÂMICA

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

SOMOS À IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS?



Não importa o que consideremos “imagem e semelhança de Deus” como pode ter aprendido da tradição ou pelos ensinamentos do padre, pastor ou bispo, á maneira de cada qual PORQUE NINGUÉM É E NEM JAMAIS FOI A IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS, nem mesmo o Jesus - homem.




Esta afirmação é categórica e é dita assim com o propósito de chocá-lo, uma vez que o objetivo, nesse particular, é mostrar á luz da Palavra de Deus o que os homens são por ainda não serem, e o que muitos ignoram por ainda não saberem.



Primeiramente julgamos necessário que nos entendamos sobre o que é que Deus designa homem (e/ou deuses) (Salmo 82-6: "Eu disse: Vós sois deuses, e todos vós filhos do Altíssimo.") em relação a Ele, único SER ilimitado e verdadeiramente inteligente em face dos Seus próprios, grandes e absolutos atributos: Eternidade, Onipotência, Onisciência e Onipresença, e que nos é intuitivo ser outras inteligências, evidentemente, limitadas pela privação dos mesmos atributos. Nesse sentido não discutiremos a forma externa com a qual o homem se apresenta pois satanás também é homem (Ezequiel 28-9: " Acaso dirás ainda diante daquele que te matar: Eu sou Deus? mas tu és homem, e não Deus, na mão do que te traspassa.") e pode se apresentar até como anjo de luz (II Coríntios 11-14:" E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz."), enquanto que, muitas vezes, foram vistos anjos em forma de varões humanos quase sempre só identificados como desta espécie por declaração própria e quando inquiridos(Josué 5-13 e 14:"E sucedeu que, estando Josué perto de Jericó, levantou os seus olhos e olhou; e eis que se pós em pé diante dele um homem que tinha na mão uma espada nua; e chegou-se Josué a ele, e disse-lhe: És tu dos nossos, ou dos nossos inimigos?  E disse ele: Não, mas venho agora como príncipe do exército do SENHOR. Então Josué se prostrou com o seu rosto em terra e o adorou, e disse-lhe: Que diz meu senhor ao seu servo? " , Lucas 1-19:"E, respondendo o anjo, disse-lhe: Eu sou Gabriel, que assisto diante de Deus, e fui enviado a falar-te e dar-te estas alegres novas").

Talvez tenha-se dificuldade de entender o acabamos de afirmar por termos aprendido que o homem é a imagem e semelhança de Deus, mas a Bíblia não diz que o homem foi feito sendo a imagem de Deus, mas “à imagem”, que se deve entender “para a imagem”, porque Deus sendo Espírito não tem imagem, e nem diz tão pouco ele ter sido feito semelhança de Deus, porque deste mesmo Deus do qual seria semelhança, fala inquirindo, o profeta Isaías: “A quem, pois, fareis semelhante a Deus, ou com que o comparareis? (Isaías 40-18); e noutra parte o salmista exclama: “Pois quem no céu se pode igualar ao SENHOR? Quem entre os filhos dos poderosos pode ser semelhante ao SENHOR?” ( Salmo 89-6 ). De resto o próprio Deus exclama: “A quem me assemelhareis, e com quem me igualareis, e me comparareis, para que sejamos semelhantes?”, deixando explícito o entendimento da inexistência de qualquer semelhante. Logo a semelhança do homem é apenas potencial, ainda...




Por outro lado poderíamos está firmando nossas bases nos léxicos que informam imagem e semelhança com o significado de uma mesma coisa. Mas desejamos esclarecer que estamos aqui tratando do homem não como nós possamos pensar que ele é, nem ainda como o padre, pastor ou bispo, ás suas maneiras, possam estar ensinando ser ele, mas sim como ele se apresenta sendo biblicamente.



Desde logo queremos explicar que, nas Escrituras, entendemos “imagem” inteiramente distinta de “semelhança”. Nelas o sentindo de imagem é aquilo que você pode refletir num espelho, e que ninguém tem para refletir igual, nesta geração, nem na que foi e nem na geração que virá, é exclusivamente a sua imagem;....


 ....e semelhança é o que você vê olhando para o seu pai, mãe e irmãos. Nesse sentido, então, só Um poderia ser a “imagem” de Deus; o Próprio Deus. E Este é o Senhor Jesus Cristo, o Filho Unigênito do Pai. ( Hebreus 1-2 e 3" A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo. O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas; ; Colossensses1-15:" O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;" )



Ora, se o Deus invisível ( sem imagem ) escolheu e designou a Jesus para a Sua Imagem, e não podendo existir duplicidade dela, já estamos em condições de entender para saber que o homem só chegará á imagem de Deus, à medida em que se tornar semelhante a Jesus. Assim, sendo Jesus, como de fato é: “a imagem” expressa de Deus, quando NAQUELE GRANDE DIA (já as portas) recuperar “a semelhança’ perdida em favor do homem ( Filipenses 2-7: Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; I Coríntios 15-51 e 52; Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados;Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.), que por sua vez será transformado á semelhança dEle, virá a ser a expressa “semelhança” de Deus, já tendo a imagem.

Ou seja ainda: O Homem ideado por Deus em Genesis 1,26 ( E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; ) ainda não existe. Somente existirá quando formos um em Cristo, num tempo que está próximo.

É isso aí!

Clique abaixo e leia todas as postagens desta série:

( http://odetalhedapalavra.blogspot.com/search/label/Ad%C3%A3o )

10 comentários:

  1. Bom dia ,então o versiculo de genises 1:27 esta fora de contesto,não é uma palavra afirmativa de que eu sou imagem de Deus? nisso a Bíblia se torna mentrirosa.
    ]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, amigo, da maneira que voce escreve fica difícil entender a postagem mesmo, como vou explicar a questão da cráse, a colocação da pontuação pra quem escreve contexto com "s", "genises" ao invés de Gênesis?? Vamos nos entender em português primeiro para depois entrarmos no mérito da questão. Só um detalhe: a Bíblia não é mentirosa, apenas é cheia de detalhes interesSantíssimos que muitas vezes passam despercebidos para muitos que só crêem no convencional!

      Excluir
  2. creio que quando se fala em imagem e semelhança, Deus se refere a sermos feitos espirito como Ele é. Deus não tem aparência é Espirito e nós fomos feitos Espíritos(invisível, contato direto com o Pai) com uma alma(emoções), habitando num corpo(carcaça).

    ResponderExcluir
  3. Sim e não. É aceitável a sua explicação como uma conjectura paralela ao texto de Gênesis, porém, friamente, não é isso que a bíblia está afirmando, como explicado acima na postagem.

    ResponderExcluir
  4. Abençoado seja este conforto para os santos do CRISTO AMADO!!!Seja Paulo ou Apolo, a verdade é o que DEUS NOS DEIXOU COMO SUAS PRIMÍCIAS!!!Então vamos AMÁ-LO e ADORÁ-LO em sinceridade de coração e honestidade como O CRIADOR manda...DEUS mandou...é prá já...A exegética gosta de complicar oque o espírito de uma criança de cinco anos compreende e aceita humildemente!!!!Amém!!

    ResponderExcluir
  5. Gente , queria apenas ficar um dia conversando com vc pra poder entender tuuuuudo Kk obrigado

    ResponderExcluir
  6. Estou em um debate sobre a geração pré-adâmica que acredito ter existido. Esta postagem me ajudou bastante. Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  7. Estou em um debate sobre a geração pré-adâmica que acredito ter existido. Esta postagem me ajudou bastante. Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  8. Sr Wellington, bom? Estava tão feliz com o assunto a respeito de uma geração pré-adâmica. Ai no final, já muda para o assunto acima citado. Sua linha d raciocínio é próxima do q eu já ouviu respeito d um Sr q agora é judeu-messiânico. Ele aborda isso mas já traz à luz outras novidades sobre o assunto. E segundo ele, tudo provado dentro dos manuscritos judaicos. Mas, o meu foco é saber se foi possível ser criado, não sem em q era, outras subespécies, chamadas "reptilianas" q parecem conviver com a raça humana há muito tempo. Se por acaso vc tiver alguma info a respeito, gostaria muito d saber. A paz do Sr Yeshua haMashia. Abs.

    ResponderExcluir
  9. Só uma pessoa totalmente leiga não entende.. pois eu entendi tudo..
    E isso com a bíblia de lado para conferir..
    Vocês tem que ler tudo atentamente..
    E na parte que Deus fala lá em Gn:01,26
    É disse-lhe Deus: façamos o homem à nossa imagem confrome à nossa semelhança..
    Eu entendi mto bem oque o moço falou..
    Que o (à) significa( para a)
    Então Deus estava falando em outras palavras : Façamos o homem "PARA A" nossa imagem conforme "PARA A" Nossa semelhança .
    Desculpa ai.. mas até um burro animal entende.

    ResponderExcluir