GERAÇÃO PRÉ-ADÂMICA

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

TRÊS PROFETAS, TRÊS REIS E UM DEUS JUSTO.



Lendo e observando os detalhes de 2 Reis 20, 1 ao 6, que mostra a história do Rei Ezequias, resolvi compará-la com outras duas histórias bíblicas, a do Rei de Nínive e a do Rei Saul:

2 Reis 20,1 ao 6:

" 1 Naqueles dias adoeceu Ezequias mortalmente; e o profeta Isaías, filho de Amós, veio a ele e lhe disse: Assim diz o SENHOR: Pöe em ordem a tua casa, porque morrerás, e não viverás.



2 Então virou o rosto para a parede, e orou ao SENHOR, dizendo:


3 Ah, SENHOR! Suplico-te lembrar de que andei diante de ti em verdade, com o coração perfeito, e fiz o que era bom aos teus olhos. E chorou Ezequias muitíssimo.


4 Sucedeu, pois, que, não havendo Isaías ainda saído do meio do pátio, veio a ele a palavra do SENHOR dizendo:


5 Volta, e dize a Ezequias, capitão do meu povo: Assim diz o SENHOR, o Deus de Davi, teu pai: Ouvi a tua oração, e vi as tuas lágrimas; eis que eu te sararei; ao terceiro dia subirás à casa do SENHOR.


6 E acrescentarei aos teus dias quinze anos, e das mãos do rei da Assíria te livrarei, a ti e a esta cidade; e ampararei esta cidade por amor de mim, e por amor de Davi, meu servo. "



Vamos aos detalhes desta comparação:



1 – ATITUDES DOS PROFETAS




A obediência de Isaías: O profeta teve uma dificílima missão de levar um recado a alguém, nada mais, nada menos que um rei, Ezequias, que ele iria morrer. Ele, Isaias, não retrucou e foi.



Podemos compará-lo com Samuel que também recebeu a missão de, em outras palavras, dizer ao Rei Saul que ele não servia mais para Deus, pois o Senhor já havia escolhido alguém segundo o Seu coração. Samuel foi e falou.



Podemos compará-lo também a Jonas, que recebeu a missão de alertar toda uma cidade da destruição e, num primeiro momento, não foi. Fugiu e sofreu as conseqüências da desobediência e acabou indo.





2 – ATITUDES DOS REIS



Diante da má notícia que recebeu,  o Rei Ezequias apresentou seus argumentos para Deus:

* Virou o rosto para parede ( o mesmo que colocar a cara no pó )

* Pediu à Deus que se lembrasse de como viveu diante Dele: Andou em Verdade, com o coração perfeito e retidão.

* Chorou na presença de Deus.



Podemos compará-lo com o Rei de Nínive que, apesar de não ter os argumentos de Ezequias, quando recebeu sua má notícia, se humilhou diante de Deus juntamente com o seu povo.



O rei Saul, ao contrário, apesar dá má notícia, permaneceu indiferente.





3 – ATITUDES DE DEUS



Diante dos argumentos do rei Ezequias, Deus muda a má notícia, o cura e lhe concede mais 15 anos.



Diante das atitudes do rei de Nínive, Deus age com misericórdia e poupa a vida daquele povo.



Diante da indiferença e atrevimento do Rei Saul, Deus confirmou sua rejeição e, completamente fracassado, Saul suicidou.





4 – ATITUDES DOS PROFETAS, DEPOIS DAS ATITUDES DE DEUS:



Depois de ser obediente e levar a má notícia ao rei Ezequias que ele iria morrer, Isaías recebe uma nova ordem de Deus, dizer que ele agora não vai morrer! E não há nenhum questionamento de Isaías e novamente obedeceu a Deus.



Jonas se revoltou com o “arrependimento” de Deus em relação ao povo de Nínive em não destruir aquele lugar.



E Samuel, apesar de obedecer á Deus, no fundo não concordou com a punição sobre o Rei Saul, e ficou lamentando e pedindo misericórdia, ao ponto de irritar a Deus que lhe repreendeu dizendo “até quando terás pena de Saul?”

Nosso Deus é misericordioso e até muda sentenças, mas não deixa de ser Justo.
 
É isso aí!

2 comentários:

  1. eu estava comentando com uma amiga no msn sobre a questão de Deus "mudar de idéia". Sabia que estava entre cronicas, reis ou samuel...Daí graças a este blog pude falar para ela exatamente onde estava a referência bíblica e inclusive mandei o link para que ela pudesse ler esse estudo super bem escrito! parabéns, Deus abençoe
    andreiapassos@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Que bom que este lhe foi útil. Aliás, mais sobre este assunto , leia também este outro post: (http://odetalhedapalavra.blogspot.com/2010/12/serie-onde-esta-contradicao-iii.html).

    Um Abraço.

    ResponderExcluir