GERAÇÃO PRÉ-ADÂMICA

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

A LETRA MATA, MAS O ESPÍRITO VIVIFICA. MAS, COMO ASSIM?

Esta frase é parte de um versículo bíblico, a saber, 2 Coríntios 3,6, e é fonte de muita autoridade, pelo menos para alguns pregadores, para se afirmar que quanto mais nos aprofundamos no conhecimento, menos somos vivificados pelo Espírito.

É bem verdade que alguns dos que se intelectualizam, o que de maneira nenhuma não seja remomendável ( aliás, muito pelo contrário ),  acabam se esquecendo e se apartando da simplicidade que há em ser cheio do Espírito. Talvez por isso, Jesus tenha dito em Mateus 11:25 o seguinte:

" Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos. "


Mas isto não é regra, pois é perfeitamente possível conciliar as duas coisas. Do contrário, a Bíblia não citaria versículos como:

 “Errais em não conhecer as escrituras e nem o poder de Deus”. (Mateus 22:29).



“O meu povo é destruído por lhe faltar conhecimento” (Oséias4:6).


“Bem aventurado o homem que adquire conhecimento” (Provérbios 3:13).

 
É plenamente aceitável qualquer exegese que se propõe a falar deste assunto, ou seja, não há problema algum em orientar ouvintes de uma mensagem acerca de não se deixar levar só pelo conhecimento e se apartar da sabedoria vitalícia do Espírito.
 
PORÉM, ( agora vem o detalhe da palavra ) o que não pode é usar a frase supra citada para tal, pois o Apóstolo Paulo não está falando absolutamente nada sobre isto.
 
Para tanto, basta se observar o contexto: 2 Coríntios 3,6 ao 9.
 
"6 O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica.



7 E, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, veio em glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam fitar os olhos na face de Moisés, por causa da glória do seu rosto, a qual era transitória,


8 Como não será de maior glória o ministério do Espírito?


9 Porque, se o ministério da condenação foi glorioso, muito mais excederá em glória o ministério da justiça."

Bom, como texto sem contexto...... já sabe, né?

O que o Apóstolo Paulo está se referindo é sobre a lei e a graça.

Entendamos:

O contexto explica claramente que a LETRA são os mandamentos que Moisés deixou, que acarretaria na morte daqueles que não a cumprissem, ou que não seguissem tudo que nela estava escrito. Com certeza eles iriam morrer, mas o Espírito veio pra trazer vida. Paulo diz que Deus o capacitou para ser ministro não da letra,como foi Moisés, mas do ESPÍRITO que é responsável pelo avivamento e pela nova vida como um cristão.

Portanto vamos adquirir muito conhecimento, pois o Espírito Santo se agradará disso e sem condenação, mas em abundante graça de Deus, ainda que ás vezes imerecida por nós.

É isso aí!

2 comentários:

  1. muito bom seu estudo, vc está de parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Que vc possa sempre abordar sobre temas da palavra do senhor para evangelizar. Deus te abençoe sempre , amém.

    ResponderExcluir