GERAÇÃO PRÉ-ADÂMICA

quinta-feira, 9 de julho de 2009

TOMÉ ERA UM INCRÉDULO?



Um dos personagens bíblicos mais criticados é exatamente um dos discípulos de Jesus chamado Tomé. Muitos pregadores se referem a ele como um exemplo do que não devemos ser e fazer. Mas, observando alguns detalhes da Bíblia em relação a Tomé, entendo que ele não era tão má pessoa assim!
Um dos versículos mais importantes, lindos e lidos da Bíblia é João 14,6 e existe por causa de uma dúvida de Tomé: No finalzinho do cap.13, Pedro pergunta pra Jesus: para onde vais? Ao que Jesus lhe respondeu: Para onde vou não podeis ir agora e Ele entra no Cap 14 falando sobre a casa do pai e termina no versículo 4 dizendo: "Para onde vou, vós conheceis o caminho." Não se sabe se todos os discípulos entenderam o que Jesus disse, mas Tomé não entendeu e, por causa disto perguntou: "JO 14,5: "Senhor. Não sabemos para onde vais, como podemos saber o Caminho? Nisto Jesus respondeu: JO 14,6 " Eu sou o caminho, a verdade e a vida e ninguém vem ao pai senão por mim. " Por causa de uma dúvida de Tomé, este versículo consta na Bíblia!


Uma outra situação interessante foi uma atitude de Tomé ao oferecer sua própria vida para seguir a Jesus. Será mesmo? Quando Jesus "fica sabendo" da morte de Lázaro, Ele a anuncia aos discípulos e lhes diz da necessidade de ir até Betãnia. Porém, Ele juntamente com seus discípulos tinham acabado de sair de lá sob risco de apedrejamento. Os discípulos, claro, temeram em voltar lá e tentaram desanimar Jesus e, quem foi o único corajoso que quis ir? JO 11,16: " Disse, pois, Tomé aos seus condiscípulos. VAMOS NÓS TAMBÉM PARA MORRERMOS COM ELE." Quanta coragem, hein?! É importante notar que não existe interrogação no final da fala de Tomé, como alguns pregadores insistem em colocar, insinuando um deboche de Tomé, querendo afirmar que ele estava com medo. Será que a igreja de hoje não estaria precisando de pessoas como Tomé, que não olham circunstâncias para servirem a Jesus?


O texto áureo em que muitos denigrem, menos Jesus, a imagem deste bom rapaz é JO 20,19 em diante e é interessante observar mais alguns detalhes que este texto nos revela:


1 - Quando Jesus aparece aos discípulos, Tomé não estava lá!
2 - Todos os discípulos estavam trancados, com medo e Tomé foi o único a saír e encarar a situação pós morte de Jesus.
3 - Os demais discípulos creram porque viram a Jesus. Será que se mais algum discípulo também não estivesse lá creria sem vê-lo?
4 - Quando Tomé aparece, os discípulos lhe dão a boa nova mas como confiar neles visto que já tinham pisado muito na bola. ( Um traiu e morreu, outro negou 3 vezes... todos estavam com medo...) Tomé desconfiou, creio.
5 - Uma semana depois Jesus volta e se submete á dúvida de Tomé. Não é Tomé agora quem pede para tocá-lo.


Quando Jesus lhe diz no vers. 27 "não sejas incrédulo, mas crente...", Ele não o está condenando por duvidar de alguma coisa, mas sim o orientando a crer mesmo que as circunstancias não estejam favoráveis e, qual de nós na nossa trajetória com Jesus em algum momento já não duvidou de alguma coisa? Com a dúvida sanada, Tomé só teve uma coisa a dizer: "Senhor meu e Deus meu". Pra Jesus não há problema nenhum se Ele tiver que provar que é Deus, e se alguém tiver dúvidas Ele se submete a elas e prova a sua Deidade, pois há dúvidas que vem para o bem, como as dúvidas de Tomé, ou seja, Tomé duvidou um dia para que hoje pudéssemos crer!


É isso aí!

9 comentários:

  1. olá Presbitero... é um prazer muito grande estar aqui, deixando um comentário no seu blog...
    pelas informações que ele trás, ele parece ser muito bom... Ele trás um forte conhecimento na palavra... parabéns, continue assim que o senhor vai loooooooonnge, que Jesus te abençoe, cada dia ++....

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Stefani, Jesus te abençoe também!

    ResponderExcluir
  3. por favor Pb.Gostaria que o senhor comentasse sobre congregar ou não congregar.Um abraço do seu admirador, Pr.Amarildo.

    ResponderExcluir
  4. Ok! Coincidentemente já estou com uma postagem quase pronta sobre o assunto, em alguns dias estará aqui.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  5. Palavra que nos sustenta.

    ResponderExcluir
  6. Olá gostei muito do blog, e da palavra, mas gostaria de saber se esse seminário tem no Espírito Santo.
    Obrigado e a paz do Senhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do Blog, sobre o seminário, ele é feito a distância e póde ser feito de qualquer lugar do Brasil. Maiores informações, mande um e-mail para wellfernandes4@hotmail.com e será respondido, ok? A Paz!

      Excluir
  7. Jesus após se apresentar no meio deles e saúda-los com a Paz...Fala as palavras de Tomé... que havia dito aos discípulos...para em seguida convida-lo a ser crente. No quê Tomé imediatamente, reconhece a Divindade de Jesus...Estava assim atingido o objetivo...Tomé era de fato um Crente em Jesus...verso 28...É o quê o Senhor Jesus quer que cada crente confesse!João Passos

    ResponderExcluir
  8. Jesus após se apresentar no meio deles e saúda-los com a Paz...Fala as palavras de Tomé... que havia dito aos discípulos...para em seguida convida-lo a ser crente. No quê Tomé imediatamente, reconhece a Divindade de Jesus...Estava assim atingido o objetivo...Tomé era de fato um Crente em Jesus...verso 28...É o quê o Senhor Jesus quer que cada crente confesse!João Passos

    ResponderExcluir